Deputado foi vítima de infarto || Foto Alba
Tempo de leitura: 2 minutos

Políticos de diferentes partidos lamentaram, por meio de notas, a morte do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. O parlamentar de 58 anos faleceu neste sábado (17), em Salvador, em decorrência de uma parada cardíaca. Ele deixou quatro filhos.

O governador Jerônimo Rodrigues, por meio de nota, lamentou a morte do deputado estadual e disse que, mesmo em campos políticos opostos, sempre manteve com Alan uma relação muito respeitosa, marcada pelo “diálogo e espírito democrático”.

Jerônimo Rodrigues informou que ele e a professora Tatiana Velloso, primeira dama do estado, se solidarizaram com familiares, amigos e com todas as pessoas que conviveram com o parlamentar, e pediu: “Que Deus conforte a todos”. O pronunciamento foi feito na manhã deste sábado (17), durante agenda de entregas em Formosa do Rio Preto.

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, afirmou que a morte de Alan Sanches “é uma grande perda para a política baiana e brasileira, já que ele se preparava para disputar uma cadeira na Câmara Federal, disse Ivana, que declarou luto oficial de três dias.

Ela acrescentou ainda que “hoje meu coração está em silêncio e em dor. Alan sempre foi um companheiro de longas datas, parte da minha caminhada e da minha história. Chegamos juntos ao PSD, dividimos o dia a dia no parlamento sempre com muito carinho, respeito, diálogo e consideração mútua”.

PREFEITO DE ITABUNA

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, afirmou que, como toda a Bahia, foi surpreendido pela triste notícia do falecimento do deputado estadual Alan. “Fomos contemporâneos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), quando exerci o cargo de deputado estadual”, disse.

O prefeito de Itabuna destacou que, mesmo em campos opostos, sempre mantiveram vínculos de amizade e respeito. Augusto encerra a nota afirmando que “peço a Deus, que em sua Santa Misericórdia receba sua boa alma em glória e luz. Também que conforte os corações de familiares, amigos e de seus eleitores”.

Alan Eduardo Sanches dos Santos nasceu em Salvador, no dia 13 de janeiro de 1968. Formado em Medicina pela Escola Baiana, especializou-se em Ortopedia. Iniciou a trajetória política em 2005, como vereador em Salvador. Em 2011 foi eleito deputado estadual e estava no terceiro mandato.

Na Assembleia Legislativa da Bahia foi vice-líder partidário e líder da oposição, secretário da Mesa Diretora e titular das Comissões de Saúde, de Constituição e Justiça, de Finanças e de Meio Ambiente, dentre outras.

Itão sorteia carro zero quilômetro|| Foto Lane Fonseca
Tempo de leitura: 2 minutos

Maria Clara Almeida Moretti, moradora de Itabuna, começou o ano com muita sorte.  Ela foi a ganhadora do prêmio principal da promoção “65 Anos né Brinquedo não. É o Mega Aniversário do Itão”. Maria Clara faturou um Hyundai Creta Platinum zero quilômetro, sorteado na tarde de sexta-feira (16), no Itão do Centro Comercial.

O sorteio do prêmio mais esperado e desejado da campanha da rede de hipermercados mais antiga do sul da Bahia foi acompanhado com grande expectativa por clientes que estavam na loja. Dezenas de consumidores torceram para ter o cupom premiado, mas a sorte queria sorrir mesmo para a itabunense Maria Clara Almeida, no último sorteio de prêmios da campanha de 2025.

Além do carro zero quilômetro, a campanha também sorteou R$ 60 mil em vales-compra, distribuídos ao longo do ano de 2025 entre clientes das lojas de Itabuna e Ilhéus. Os sortudos foram moradores de municípios do sul e outras regiões da Bahia.

A campanha promocional do Itão foi um grande sucesso, conforme avalia Rodinei Marikson, gerente da loja do Centro Comercial. Ele destacou que, mais uma vez, o Itão promoveu uma campanha pautada pela transparência e compromisso com seus clientes. “É sempre uma emoção enorme participar da elaboração de uma campanha que premia com responsabilidade e respeito”, avaliou.

Para o gerente do Hortifruti, Iran Lima, a rede de hipermercados Itão se sente muito feliz ao entregar um prêmio de alto padrão para o consumidor. “Temos um respeito muito grande pelos nossos clientes. O Itão mantém essa tradição de sortear grandes prêmios há muitos anos. Sorrimos e nos emocionamos com cada ganhador que passa por aqui”, destacou.

ÚNICO CNPJ HÁ 65 ANOS

Iran também lembrou que o trabalho contínuo com seriedade, transparência e cuidado mantêm o Itão como referência em qualidade e confiabilidade. A rede de hipermercados, lembra, é a única empresa do ramo na Bahia que preserva o mesmo CNPJ há 65 anos, desde sua inauguração.

A rede de Hipermercados Itão promete novidades neste ano. A campanha promocional de 2026 começa nos próximos meses e, mais uma vez, com grandes prêmios. Para concorrer, basta comprar em qualquer loja da rede Itão, tanto em Itabuna quanto em Ilhéus. A cada R$ 50 em compras, o cliente recebe um cupom para participar dos sorteios ao longo do ano e da grande premiação no encerramento da campanha.

Homem é preso depois de tentar matar companheira || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policias da Delegacia Territorial de Eunápolis prenderam em flagrante, na sexta-feira (16), um homem, de 28 anos, acusado de crime de lesão corporal praticado contra a companheira, de 21 anos, no bairro Santa Rita. A ação ocorreu após a vítima comparecer à unidade policial e relatar que havia sido agredida e ameaçada pelo companheiro.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito chegou à residência sob efeito de drogas e iniciado uma discussão motivada por ciúmes e controle comportamental. O homem teria tentado utilizar uma arma branca para ameaçar a mulher de morte e, em seguida, tentou enforcá-la junto ao portão do imóvel.

O acusado foi localizado e conduzido à unidade policial, onde confirmou exercer controle sobre as comunicações da companheira como “forma de disciplina”, mas negou as agressões físicas. No entanto, diante dos vestígios de lesão constatados e do relato detalhado da vítima, a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante.

O suspeito já é investigado por roubo qualificado com o uso de arma de fogo no município de Governador Valadares, em Minas Gerais. Ele foi submetido a exame de lesões corporais e permanece à disposição do Poder Judiciário para a realização da audiência de custódia.