Hospital Manoel Novaes tem atendimento reduzido neste final de semana ||Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Itabuna anunciou, nesta sexta-feira (13), redução no atendimento médico no Hospital Manoel Novaes neste final de semana. A medida, conforme a instituição, ocorrerá devido ao número reduzido de médico obstetra para a cobertura dos plantões. De acordo com informações, mesmo com o pagamento dos honorários em dia, muitos profissionais não querem assumir a escala dos finais de semana.

O Hospital Manoel Novaes, conforme a Santa Casa informou, por meio de nota, manterá o atendimento às gestantes que procurarem o serviço, mas o tempo de espera será muito maior. Por isso, a recomendação é que as pacientes de menor risco busquem atendimento em unidades referenciadas em seus municípios. Moradores de Itabuna, por exemplo, devem, inicialmente, buscar os serviços da Maternidade Otaciana Pinto (antiga Maternidade da Mãe Pobre).

Moradoras dos municípios pactuados com Ilhéus devem dirigir-se ao Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, que possui 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva. A unidade tem capacidade para atender urgências e emergências. Mas reforçando que o atendimento inicial deve ser na unidade referência no município de origem da gestante.

A Santa Casa de Itabuna reforçou que continuará dando prioridade para as gestantes de alto risco e está trabalhando para normalizar a escala médica nos finais de semana. Com a redução da escala médica, a paciente em estado não grave terá que esperar, por exemplo, que o plantonista conclua o parto e assista as gestantes em situação delicada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.