Ilhéus formalizou, nesta segunda-feira (23), um acordo institucional para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher. A assinatura do Pacto Municipal Contra o Feminicídio ocorreu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes de diferentes órgãos públicos e entidades.
O prefeito Valderico Junior (UB) afirmou que a adesão ao pacto vai além de uma medida formal. “Não é discurso, é compromisso com a vida”, declarou. Ele defendeu o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à construção de um ambiente mais seguro no município.
Durante o evento, a vice-prefeita Wanessa Gedeon, que também responde pela Secretaria de Políticas para Mulheres, afirmou que o município inicia uma nova etapa no enfrentamento à violência de gênero. Segundo ela, a efetividade das ações depende da articulação entre instituições e da mobilização contínua da rede de proteção.
A iniciativa estabelece uma atuação integrada entre Prefeitura, sistema de Justiça e forças de segurança. Participaram do ato integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e polícias Militar e Civil.



















