Grupo armado cerca indígenas em Porto Seguro, segundo a Apib || Foto Apib
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) afirma que a Força Nacional de Segurança Pública se recusou a atuar na contenção de conflito entre indígenas e milicianos, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. De acordo com a entidade, no sábado (4), pistoleiros invadiram a Aldeia Nova, na Terra Indígena de Barra Velha do Monte Pascoal, e atacaram a comunidade com tiros.

“A Força Nacional foi acionada, porém não atuou no conflito, apenas informou às comunidades que não poderia agir diante da situação”, denunciou a Apib, em nota. O ataque teria sido ordenado por um fazendeiro, com apoio de um ex-cacique, conforme a denúncia.

Ainda de acordo com a Articulação dos Povos Indígenas, o grupo armado permaneceu na área invadida, impedindo que as famílias pataxós pudessem retornar em segurança às suas casas.

“Exigimos que as autoridades ajam imediatamente e prendam esses milicianos que insistem em propagar o terror no extremo-sul baiano. A demarcação e a proteção dos Territórios Pataxó é urgente”, concluiu a Apib.

O PIMENTA entrou em contato com a Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e aguarda retorno. Caso o órgão se manifeste, as informações serão acrescentadas a esta publicação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.