Tempo de leitura: 2 minutos

Elton Oliveira | srelton@hotmail.com

Com relação aos recursos para o Projeto Colmeia (Unidade para Menores), poderíamos inovar buscando novas fontes de financiamentos que já estão disponíveis.

O município de Itabuna figura entre as cidades mais violentas do Brasil no “Mapa da Violência”, um levantamento do Instituto Sangari e Ministério da Justiça. De acordo com o mesmo estudo, Itabuna ficou em 8º lugar no ranking nacional da violência e 3º no estadual para jovens de até 19 anos.

Itabuna tem registrado mais de 200 homicídios por ano, o que, para alguns especialistas no assunto, é índice de cenário de guerra, superiores inclusive aos registrados, atualmente, na Síria.

Além dos homicídios, é crescente o número de registros de atos infracionais em nosso município e não existe aqui instalada uma estrutura adequada para tratar desses casos. Consequentemente, os jovens (menores) infratores têm de ser liberados sem cumprir suas medidas socioeducativas, o que tem causado na população local e nesses delinquentes uma sensação de impunidade.

As causas da violência no município de Itabuna são inúmeras. Mas podemos apontar como principais as seguintes: a) falta de emprego e oportunidade para os mais jovens; b) falta de qualificação e capacitação profissional entre os jovens; c) o consumo e tráfico de drogas, sobretudo do “crack”; d) o consumo de bebidas alcoólicas precocemente; e) desagregação familiar; f) crescimento e ocupação urbana desordenada, a “favelização”; g) falta de políticas públicas, com foco na socialização dos jovens por meio da cultura, esporte, lazer e recreação; e h) infrações e delitos cometidos por menores, sem a devida punição por parte das autoridades competentes. Esta última vem causando muita intranquilidade junto aos comerciantes e moradores, tanto da periferia quanto das áreas centrais da nossa na cidade.

Diante de tal cenário, se faz necessário a criação urgente, por iniciativa do Legislativo Municipal, de um projeto para a instalação de uma Unidade para Menores o qual poderíamos batizá-la de Projeto Colmeia, para os que cometem atos infracionais e que cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.

Esta unidade poderia ser construída na zona rural e lá os menores infratores poderiam trabalhar em atividades dos seguintes tipos: I) produção de alimentos para merenda escolar e doação às famílias carentes; II) marcenaria através da fabricação e do conserto de cadeiras e mesas das escolas municipais; III) jardinagem na conservação, manutenção das praças e jardins municipais; IV) limpeza pública urbana; V) pintura de escolas e parques esportivos da cidade; VI) reciclagem do lixo; VII) produção de mudas e plantas ornamentais; e VIII) produção de artesanato para venda e custeio do projeto etc. Estes menores infratores teriam acompanhamento médico, psicológico e pedagógico, além de acesso a programas de capacitação profissional e reinserção escolar com acompanhamento.

Com relação aos recursos para o Projeto Colmeia (Unidade para Menores), poderíamos inovar buscando novas fontes de financiamentos que já estão disponíveis, a saber: Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundo de Prevenção, Recuperação e do Combate ao Abuso de Drogas e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, conforme a Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que foi instituída pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Elton Oliveira é economista e candidato a vereador pelo PDT.

19 respostas

  1. Visão romântica, os jovens se envolvem em violência na maioria por causa do trafico de drogas, o crack entrou nas pequenas e medias cidades pela leniência do estado que cabe coibir a entrada de drogas e armas. A luta pelos pontos de venda resultam em disputas onde a morte é parte do processo de consolidação dos pontos de venda.
    O problema está longe de ser municipal, ele está nas cercanias de Brasilia e de Salvador onde o governo federal e estadual não consegue resolver. Não foi só Itabuna que viu o crime explodir, a Bahia governada pelo PT também não tem politica para ajudar Itabuna, precisamos resolver os gargalos da infraestrutura da cidade, se tivéssemos água empresas poderiam se interessar por Itabuna, mas a promessa de JW ficou no papel, fora a duplicação da estrada pela margem direita do rio Cachoeira que seria um novo vetor de crescimento da cidade.
    Época de eleição é período de descobertas magicas, como num conto de fadas com uma varinha magica todos os males serão resolvidas, isto que ouvimos a cada quatro anos, seja na eleição de governador, prefeito e presidente.

  2. Vejam bem, violência não só tem na Bahia, tem em estados governados pelos partidos PSDB, PMDB, PSB E DEMOCRATAS, se olhar por paixão politica, o estado de São Paulo, na ficção se parece com os paises com elevados IDH como Noruega, Filândia, Dinamarca e Holanda, mas lá é violento, enquanto tiver usuários de drogas e receptadores de furtos e roubos, vai existir violência e se um dia voltar ao poder o ex presidente que apoia legalização das drogas, ai vai ser caos, um fumante de cigarro incomoda, imagine uma barrunfa de maconha ao seu lado, pode FHC do PSDB.

  3. Seu Pimenta.
    As leis que foram criadas o o joven tem todos os direitos e deveres nenhum.
    vejamos em 1984 no então governo do Sr. Ubaldo dantas foi criado em itabuna o SITIO DO MENOR TRABALHADOR onde os jovens entravam no sitio pela manha e saia a tarde, tinha tr~es alimentação, estudavam, aprediam uma profissão: cuidavam das ortas, criação de coelhos,galinhas e outros alem de aprender a fazer pão e outras coisas mas, e ainda ganhavam meio salário minimo por criança, ainda tinha em cada sitio um grupo de ESCOTEIRO.Pois bem veio as leis que o menor não podia ser trabalhador, mas eles podem MORRER PELOS TRAFICO DE DROGAS. LEIS CRIADSA POR PISICOLOGOS E PEDAGOGOS QUE E DEPUTADOS QUE NÃO TEM SEUS FILHOS HOJE MORTOS PELAS DROGAS.
    Precisamos parar para refletir.
    Emanoel Alves (um sonhador)

  4. -SÓ QUE OS VEREADORES ATUAIS E OS FUTUROS, ESTÃO MAIS PREOCUPADOS EM SE LOCUPLETAR COM O DINHEIRO PÚBLICO DO QUE TRABALHAR EM PRO DA POPULAÇÃO.
    -DISCORDO DA TESE DE QUE OS JOVENS ENTRAM NO MUNDO DO CRIME POR FALTA DE OPORTUNIDADE DE TRABALHO, POIS SE PREVALECER ESTA TESE TODOS QUE ESTÃO NESSA SITUAÇÃO SERIAM BANDIDOS E USUÁRIO DE DROGAS, E TODOS JOVENS ABASTADOS QUE FREQUENTAM BOAS ESCOLAS SERIAM CIDADÕES EXEMPLAR, E NÃO É ISSO QUE ACONTENCE NAS ULTIMAS DECADAS. O MAIOR FATOR DESSA CRESCENTE VIOLÊNCIA É A DESAGREGAÇÃO DA FAMÍLIA ONDE OS PAIS PERDERAM O PODER HIERARQUICO SOBRE OS FILHOS DANDO-LHES EXCESSO DE LIBERDADE SEM RESPONSABILIDADES E DISCIPLINA.
    -QUANTO AO PROJETO PROPOSTO PELO PRETENSO VEREADOR ELTON, SERIA MUITO BOM SE ELE PUDESSE SER IMPLANTADO, MAIS AS LEIS QUE PROTEJE O MENOR (BANDIDO) INFRATOR, NÃO PERMITE QUE ELES TRABALHEM É UMA OFENSA MORAL PARA ESSES DELINQUENTES QUE, PODEM ROUBAR, MATAR, TRAFICAR E USAR DROGAS, MAIS TRABALHAR NÃO.
    -AQUI EM ITABUNA UM PROJETO SEMELHANTE FOI CRIADO PELO EX-PREFEITO UBALDO DANTAS COM O NOME DE SITIO DO MENOR TRABALHADOR, QUE DAVA ESTUDOS E OPORTUNIDADE DE APRENDER UMA PROFISSÃO AS CRIANÇAS DE FAMILIAS CARENTES, MAS FOI OBRIGADO A MUDAR DE NOME POIS A PALAVRA TRABALHADOR TIPIFICAVA EXPLORAÇÃO DO MENOR QUE ALI FRENQUENTAVA PARA TER UM FUTURO MELHOR, ORDEM DE UM PROMOTOR QUE SE DIZ GUARDIÃO DAS LEIS.

  5. A ideia e o projeto são bons, mas espero que não tenha nenhuma vinculação política com qualquer partido que seja. Tudo bem que não será a cura para todos os males, nem a solução definitiva; que a violência e o tráfico tem origens diversas, mas é uma tentativa, se salvar 2 jovens, são menos 2 perdidos para o tráfico, e 2 famílias preservadas. O importante é manter a instituição com seu objetivo inicial, não desvirtuar por interesses políticos, chamar a sociedade para ser corresponsável etc.

  6. Caro Elton:

    Mais uma vez, uma idéia brilhante da tua parte, mas é preciso dizer mais algumas coisas, a saber:

    1 – Boa parte dos problemas sociais aqui na nossa região – não apenas Itabuna – é proveniente da chegada da vassoura de bruxa, que eu acredito que tenha sido criminosa, mas nada foi apurado com a vontade, a seriedade e o rigor necessários, …!!!

    2 – Juntamente com a tua idéia, é necessário, também, salvar quem ainda não se envolveu com as drogas e com o crime, com a criação de um Centro Vocacional, ou coisa que o valha, criando cursos e oportunidades para quem ainda não entrou no mundo das deogas e do crime, …!!!

    Aí, sim, estará perfeito, …!!!

  7. Parabens pelo projeto!So falta lembrar que dentro de uma colmeia (com exeçao da Rainha)todas as abelhas trabalham e muito . sao verdadeoiras operarias que apesarem de estarem no Brasil nao SE UTILIZAM a lei trabalhista E MELHOR, NAO SAO DINDICALIZADAS !´Meu caro, desculpando a brincadeira , seu projeto é válido e so falta boa vontade dos governantes! com isso que esta aí, é muito dificil de ser concretizado mas ,assim que entar o(a) proximo prefeito é bom vc fazer sua apresentaça elaborando bem . Parabéns.

  8. O candidato a vereador está certo. Não tenho visto ou ouvido dos candidatos a prefeito ou a vereador, um debate mais agudo sobre a questão mais preocupante do municipio atualmente – a violência. De fato, são vários fatores que levaram e levam Itabuna a esta triste realidade,algumas citadas no post, outras pelos comentaristas, mas, não basta apenas a ação do município, seria insuficiente, é preciso que Estado e União entrem nessa, afinal eles tambem contribuem e muito para que a violência cresça em números tão alarmantes, faltam politicas específicas e efetivas, com relação à crimininalidade juvenil, contra o tráfico de drogas, de fronteiras, capacitação policial, valorização da educação e por ai vai, questões da alçada das estâncias superiores, mas, o município precisa correr atrás, ficar de braços cruzados esperando acontecer, como ocorre em Itabuna… é suicídio!

  9. Concordo plenamento com “O CIDADÂO”, a desorganização da familia é o principal motivo dos jovesn estarem sem rumo. As meninas de hoje só querem transar, sem se preocupar em evitar filhos. Então vemos aí, uma horda de crianças sem educação minima domestica, sem valores, sem nada.Querem tudo que a propaganda mostra, e vão pelo lado mais fácil que é roubar. Gente, a figura presente de um pai é primordial na criação dos filhos, hoje coisa rara nas familias.

  10. Só tenho uma pergunta a todos que se prontificaram a colocar seus pontos de vista sobre esta situação. “O que vocês tem feito pra mudar a situação da cidade de Itabuna, da Bahia e do Brasil?” Se não tiverem o que dizer, sinto muito. O problema é muito mais que os indicadores e causas aqui apontados, toda essa conversinha bonita, ludibriadora não conseguirá resolver nada do que nosso Brasil precisa. Jogar a culpa nos outros, só nos mostra o quão omisso somos com o que acontece em cada espaço. Uma reflexão para todos: O cidadão é fruto do meio em que vive.

  11. Caro,

    Amigo “To de olho”,

    Verdadeiramente, este problema da violência entre os Jovens,
    não é algo PRIVATIVO de Itabuna.

    Contudo, aqui em nossa ambiente existem variáveis,
    que podem afetar mais ou menos do que em outras
    localidades.

    Precisamos, com urgência desenvolver ações PRO-ATIVAS e
    RE-ATIVAS, no caso do PROJETO COLMEIA,
    trata-se de uma AÇÃO RE-ATIVA.

    Se faz necessário a UNIÃO DE FORÇAS,
    para o enfrentamento dessas
    QUESTÕES, o quanto antes MELHOR!

    Em tempo, quero lhe agradecer por
    suas observações.

    Forte abraço,

    Prof. Elton Oliveira.

  12. Caro

    Robertinho,

    Bom Dia!

    Queremos dizer que as cidades brasileiras com maior IDH,

    também apresentam altos índices de violência juvenil,

    contudo, temos como diferencial que essa violência

    é gerada pelos jovens dos extratos mais elevados da sociedade.

    Diferente da nossa violência, que encontra-se nas classes mais

    baixas situadas, na periferia.

    No Brasil, os melhores exemplos de combate a violência entre os

    jovens, tem vindo do Sudeste. E, mais precisamente do Interior

    do estado de São Paulo. Onde arranjos entre a Sociedade Civil

    Organizada mais a Justiça, tem criado experiências inéditas

    que tem dado certo. Porém, todas são de iniciativas Municipais,

    como é o caso de Fernandopólis (SP).

    Não é hora de ficarmos apontando os culpados, temos que

    identificarmos as causas e origens e combater a Raíz

    do Problema, e Não os Seus Frutos.

    Em tempo, gostaria de agradecer pelo seu ponto de vista,

    que acho válido. Esta sua análise política, vem em hora

    oportuna. Pois, a Sociedade deve refletir antes de dar

    o seu Voto a um Bom Prefeito e um Bom Vereador,

    nas Eleições de 2012! Pois, uma Boa Escola pode fazer

    toda a diferença. Lembre-se:

    “Todo um bom começo, tem sempre um bom professor!”

    Um forte abraço,

    Prof. Elton Oliveira.

  13. As medidas socioeducativas no município de Itabuna são executadas por uma equipe multidisciplinar capacitada que atende, atualmente, cerca de 70 adolescentes em conflito com a lei.
    Na Unidade de atendimento CREAS Grapiúna Cidadão, esses adolescentes possuem um atendimento psicossocial, estimulando a cidadania e fortalecendo os vínculos familiares.
    No CREAS Grapiúna Cidadão o adolescente tem atendimento Psicológico, Serviço social, Pedagógico e as oficinas de Curso profissionalizante( em parceria com o SENAI), Educação física, artesanato e Espiritualidade.
    Acredito que a execução das medidas em meio aberto, neste Município, estão sendo aplicadas em conformidade com o SINASE e tendo resultados positivos, visto que a incidência de jovens que retornam a prática do ato infracional é mínima.
    Antes de criticar é importante conhecer a realidade da aplicação das medidas em Itabuna, a instituição que excuta e seu trabalho, buscando assim uma visão mais justa e crítica quanto eficácia na execução das medidas em meio aberto desta Cidade.

  14. Caro amigo elton suas idéias são viáveis. Espero que os novos governantes apoiem essa iniciativa. Pq vc é um jovem competente e está preparado para assumir a camara de itabuna. Parabéns !

  15. Elton,
    Penso que realmente os candidatos a vereadores devem criar projetos inovadores para adolescencia e juventude. No entanto, para trabalhar com adolescente autor de ato infracional recomendo-lhe a leitura do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), assim terá propriedade para falar em medida socioeducativa, bem com,o criará projetos inovadores.

  16. Elton,
    Penso que realmente os candidatos a vereadores devem criar projetos inovadores para adolescencia e juventude. No entanto, para trabalhar com adolescente autor de ato infracional recomendo-lhe a leitura do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), assim terá propriedade para falar em medida socioeducativa, bem com, criará projetos inovadores.

  17. Caro

    Emanoel Alves,

    Boa Tarde!

    EU também sou um SONHADOR com VOCÊ.

    SONHO com dias em que iremos colocar a CIDADE

    de “ITABUNA em 1º LUGAR!”.

    VOCÊ, falou de um EXCELENTE PROJETO, a saber:

    “O SÍTIO DO MENOR TRABALHADOR”.

    Também, relembrou uma “BOA GESTÃO MUNICIPAL”,

    a do “DR. UBALDO DANTAS”.

    O PROBLEMA, hoje em dia é a QUALIDADE DE NOSSO POLÍTICOS.

    Na esfera FEDERAL os nossos DEPUTADOS FEDERAIS,

    estão ARRUINANDO A NAÇÃO COM ESSAS LEIS.

    No que diz respeito aos MENORES,

    eu COMECEI A TRABALHAR com 13 ANOS DE IDADE,

    EM MEIO PERÍODO NA J. S. PINHEIRO, como “OFF-BOY”.

    Apesar de FAMÍLIA HUMILDE,

    fiz o CURSO TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE na EMARC-IT,

    onde obtive o DIPLOMA DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA.

    Posteriormente, me GRADUEI em ECONOMIA pela UESC.

    Mais recentemente, concluí meu MESTRADO EM CULTURA &

    TURISMO (UESC/UFBA).

    E, estou com um PROJETO para o meu DOUTORADO EM MEIO

    AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, onde que desenvolver

    INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: AMBIENTAL, ECONÔMICA,

    POLÍTICA E SOCIAL, em INSTITUIÇÃO ainda NÃO DEFINIDA.

    Gostei de suas PALAVRAS, AMIGO SONHADOR!

    Precisamos, REVITALIZAR esse PROJETO “SÍTIO DO MENOR

    TRABALHADOR”, ou seja lá, qual o NOME QUE TEM ATUALMENTE!

    Temos que nos ADEQUAR A LEGISLAÇÃO VIGENTE, quando falo em

    TRABALHO me REFIRO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES.

    Creio que o “SÍTIO DO MENOR TRABALHADOR”, possa ser UTILIZADO

    para os JOVENS QUE TEM BOM COMPORTAMENTO. Assim, poderemos

    desenvolver O PROJETO COLMEIA, para PRÉ-ADOLESCENTES de forma

    PRO-ATIVA, com ESTRATÉGIAS voltadas para evitar que OS MENORES,

    vão para à CRIMINALIDADE, DROGAS, PROSTITUIÇÃO E ÓBITO, como

    acontece nos dias HODIERNOS.

    Emanuel, Junte-se a MIM nessa LUTA

    POR UMA “ITABUNA EM 1º LUGAR!”

    Desde de já, quero lhe agradecer pelas

    suas importantes intervenções.

    Um Forte Abraço do

    Prof. Elton Oliveira.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *