Tempo de leitura: 2 minutos

Determinação da Settran proíbe o estacionamento de motos na Cinquentenário a partir de amanhã (Foto Gabriel Oliveira).
Determinação da Settran proíbe o estacionamento de motos na Cinquentenário a partir de amanhã (Foto Gabriel Oliveira).

Especialistas em segurança afirmam que a ideia da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) de proibir o estacionamento de motocicletas na Avenida do Cinquentenário pode levar a um aumento de furtos deste tipo de veículo na região central. A partir de amanhã, os motociclistas só poderão estacionar o veículo nos “bolsões” criados pela prefeitura na Avenida Amélia Amado (pista esquerda) e praças Camacã e Adami, além da Alameda da Juventude (Beira-Rio).
“Estacionamentos em locais mais afastados de grande movimentação de pessoas e sem fiscalização oferecem ainda mais facilidade para assaltantes, são mais atrativos”, afirma especialista em segurança ouvido pelo PIMENTA.
Outras vias onde o motociclista não poderá estacionar serão as ruas Sóstenes de Miranda, Francisco Silva Rocha, Almirante Barroso, Rua Quintino Bocaiuva, Mariá Ferreira, Professor Alício de Queiroz, Nilo Santana, Adolfo Maron, Osvaldo Cruz e Dom Pedro II e travessas Benigno de Azevedo e Adolfo Leite (Beco do Fuxico).
Quem é motociclista, além de temer o aumento de furtos, também reclama da exclusão. “Isolar motociclistas não é ordenar trânsito, na minha opinião.  Isso é exclusão para quem paga impostos, inclusive IPVA”, opina o motociclista Raimundo Santos. A Avenida do Cinquentenário já possuía vagas próprias para motos, lembra, e a prefeitura deveria ordenar o fluxo de todo tipo de veículo, de carros a motos. “Excluir os motociclistas deve ser mais fácil, né?”, ironiza.
Na Alameda da Juventude, a prefeitura acabará de vez com uma área reservada ao lazer e prática de patinação para torná-la estacionamento de motos. O secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, diz que o estacionamento desordenado de motos acabava por eliminar vagas para carros.
A mudança, no entanto, não garante fluidez ao trânsito devido ao aumento da frota no município. São mais de 50 mil veículos emplacados e poucas áreas para estacionamento, a maioria delas ocupada por lojistas que preferem deixar o carro em frente ao próprio estabelecimento.

0 resposta

  1. Amanhã? E quanto a organização de todo o trânsito? Assim fica difícil, será que existe algum especialista do tipo engenheiro de trânsito/tráfego na secretaria?
    Quanto aos motoqueiros, não todos, estes são os mesmos que andam igual malucos, que também querem a função de moto táxi na cidade, enfim.
    Melhor deixar a lei agir, já é uma providência, vamos ver se dará certo. E logicamente não dando certo vamos cobrar.

  2. “Especialistas dizem …”
    Quem são esses especialistas? Nenhum nome foi relacionado.
    Fiquei pasmado de saber que em Itabuna existem “especialistas” em trânsito. Por isso que está tudo correndo bem nessa área há decádas.
    Da Redação: Sr. Adervan o especialista, como está escrito na postagem, não é em trânsito, mas em segurança. Dois foram ouvidos, mas, por questões contratuais, não poderiam ter seus nomes revelados. Há lógica no que foi dito.

  3. Vane é 10!!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKK
    Logo logo Azevedo vai ta fazendo parte desse governo tb.
    Cadê as mudanças positivas pra cidade, os azevedistas estão todos na prefeitura ainda, e ainda dizem na cidade que é o prefeito de verdade é o vice, o Lalau.

  4. Mesmo sendo ruim, mesmo não sendo eficiente, eu ainda prefiro a Zona Azul, …!!!
    O problema do estacionamento está justamente na permanência – por longos períodos de tempo – dos automóveis, num só lugar, impedindo a dinâmica do fluxo do trânsito no centro da cidade, (baixa rotatividade), …!!!
    E olhem que a Prefeitura não é mais no Centro da cidade, a Câmara de Vereadores também não, o comércio tem outras opções, tais como o Shopping e o comércio do São Caetano, por exemplo. Alguns Centros Médico-Odontológicos também estão fora do Centro, o SAC também é fora do Centro, alguns cartórios também, e daqui a uns dias o novo Fórum também estará fora do centro. Imagina se não fosse assim, …?!?!?!
    Esse pessoal, que hoje está muito acomodado, tem que ler o livro “Quem mexeu no meu queijo”, e procurar entender – mediante analogia – a mensagem e a filosofia, …!!!

  5. Uma sociedade só alcança a riqueza via educação!
    Países como Holanda,Alemanha,França,japão e outros países desenvolvidos incentivam o uso de bicicletas. Há nestes países um sentimento e conscientização da sociedade de preservar o meio ambiente e reduzir a poluição não só de veículos e de motos, pois a mesma, é dez vezes maior a poluição e nociva ao homem e ao meio ambiente do que o carro.
    Entretanto,este veículo de motor e duas rodas,o mundo civilizados abandonara a mesma por ser nocivo ao homem e o meio ambiente,sua vendagem estagnou. Todavia,os “arautos” jogou este lixo para países primitivos,como Índia,e Brasil e outros e não obstante, com incentivo dos governantes,a exemplo,do Brasil,o governo petista alardeia que o pobre entrou na classe média por ter comprado uma moto,fato este usado na propagando do petismo e principalmente no sertão nordestino,que aquela sociedade entrou na classe média,o que antes só rico poderia ter uma moto,se auto elogiando o governo petista e estes nativos abandonara os jumentos e desfrutara o “conforto de moto”
    O que hoje acontece com a sociedade de Itabuna e do nordeste do sertão nordestino a mesma são pobres com extensão o Brasil!
    na educação.

  6. Filho de Mutuns, você ta de brincadeira né ? Comparar Japão, Alemanha, Holanda e França com itabuna, esses paises são frios, nesse calor em nós vivemos aqui, até parado transpiramos iumaginem se nos locomovecemos como o civilizado filho de Mutuns quer de bike, a cidade iria ficar mai fetida do que já está. rsr !

  7. A idéia do comentarista Filho de Mutuns tem sentido quando se faz igual ao que estão fazendo no Rio de Janeiro – tão quente quanto, ou até mais quente que aqui – incentivando ouso das bicicletas elétricas, nas quais as pessoas não se esforçam, pois basta se equilibrar, já que a tração é feita mediante torque do motor elétrico, …!!!
    O comentarista “São Caetano” precisa ler um oppouco mais, e se informar melhor a respeito das coisas, antes de criticar os outros, …!!!
    Financiar bicicletas elétricas é muito mais barato que financiar motocicletas, carros, e por aí vai, …!!! A energia elétrica é muito mais barata que o combustível fóssil, além de ser ecologicamente correta, pois não polui nem faz barulho, …!!!
    Quanto a ficar dizendo que nós sempre somos piores que os outros, este é o velho “COMPLEXO DE VIRA LATA”, …!!!
    Antes, porém, é necessário construir as ciclovias, …!!!

  8. Verdadeiramente Itabuna é uma cidade sem perspectivas de melhora.Meu Deus, onde será que está a luz no fim do túnel nessa cidade? Vane, devolva o delegado pra delegacia e contrate um engenheiro de trânsito urgente!!

  9. Um equivoco do governo Vane, uma medida excludente e desgastante politicamente…acho um ABSURDO! não precisa ser especialista para saber que ordenar trânsito é colocar moto na periferia da Cinquentenário.Com certeza seria regulamentar a local para estacionar as motos. Espero que volte atrás, nessa medida, boba que não contribue em nada.

  10. “facilitar furto de motos”!!!!! Então o cidadão não pode mais passar por aquelas áreas, pois pode “facilitar ser assaltado”!!!! ?:???
    Incrível!!!

  11. Posso chamar isso de privação de direito!!! o mesmo imposto que um carro paga e cobrado de uma motocicleta, fico tentando ver onde esta o perfil técnico desse secretario isso é um absurdo, isso são chamadas medidas truculentas, ate parece que isso vai resolver o problema, isso mostra total incompetência de quem não consegue resolver problemas ai começa a querer privar direitos do povo.

  12. Tem que analisar, quem não conhece as regras da cidade as leis impostas pelos ditadores vem estaciona a moto e sem saber a moto é rebocada olha Itabuna vem muita gente de fora e não é so Itabunense PREFEITO vai da panos pra manga pra você veja o que estou alertando, melhor a Zona Azul ou fazer estacionamento subterrâneo criar uma forma adequada sem risco e com tantos reboques que é o guincho que sera contratado? Ficarei de olho viu Prefeito.

  13. Toda mudança de inicio tem este impacto, quando o antigo prefeito resolveu tirar todos oscamelôs da Av. Cinquentenario, foi um Deus nos acuda, hoje agradece. A avenida do cinquenario foi teansforma em estacionamento de moto, fato de reclamaçoes de muitos anos atras, pois em razoes politicas e eleitoreiras nãos foi dado nenhuma iniciativa para resolver a situação. Na questão de segurança( furto de Moto)este fato acontece principalmente na avenida do cinquentenario, aí é uma questão policial. A proibição ou liberação de estacionamento é baseado no CTB no artigo 181 codigo 5541 e a sua execussão é de toda responsabilidade da Autoridade de Trânsito (Prefeito e o Secretário da Pasta.H´mais opção de estacionamento além da av. Cinquentenario, é só ter boa vontade e andar faz bem a saúde.

  14. Parabéns ao blogueiro pela matéria esses são meus pensamentos pela tal medida descabida do secretário de transporte,com certeza esta querendo agradar algum comerciante ou burgues.Assim é facil resolver os problemas dos ricos só punindo os pobres.

  15. Em várias cidades européias se paga caro para estacionar veículos nas ruas. Prática comum e usual em Londres e em Paris.
    Com essas taxas se estimula e muito o uso de bicicletas e de transporte público. Vale lembrar que as bicicletas podem ser alugadas por hora, existem vários pontos espalhados nas duas cidades. Isso é civilização, que por aqui pouca gente conhece.
    Pensar e planejar custa muito menos do que agir de forma desordenada, aliás, prática muito comum em Itabuna, razão do caos e da desordem que se instalaram em nossa cidade.
    A zona azul ainda é melhor opção para a cidade, se implantada com seriedade e sem os vícios da corrupção que a destruíram no passado ela colocaria ordem nos estacionamentos da cidade, tanto para carros como para motos.
    Enquanto a zona azul não vem, vamos assistindo as trapalhadas dos governantes despreparados para a função e dos secretários que nada entendem da função que ocupam.
    E o povo vai pagando a conta da incompetência, do despreparo, do descaso.
    Por enquanto o governo da mudança está parado na contra mão.

  16. -Que se precisa botar ordem nesse galhieiro chamado Itabuna concordo plenamente, mais não dessa forma atabalhoada, seria mais inteligente e sensato o Sr. secretário Clodovil, fazer primeiro as demarcações do espaço para os carros e deixar um espaço para dez motos em cada quarteirão, foi assim que o Geraldo Simões deixou o centro da cidade, todo organizado e no entanto foi muito criticado por isso, e agora depois que Fernando e Azevedo bagunçou a cidade o novo prefeito corre atrás do prejuízo para reorganiza-la.

  17. Não seria melhor reservar uma area na propria av cinquentenário para os motocilcistas? Se for para olhar o lado do comercio motociclistas tambem compram e inclusive tambem pagam o licenciamento, seguro obrigatorio e ipva como qualquer outro veículo. Cade a igualdade social que tanto se fala nos últimos tempos? Acorda senhores governantes, vamos deixar de radicalismo e planejar o bem estar de todos.

  18. PRINCÍPIO DA IGUALDADE*
    A Constituição Federal de 1988 adotou o princípio da igualdade de direitos, prevendo a igualdade de aptidão, uma igualdade de possibilidades virtuais, ou seja, todos os cidadãos têm o direito de tratamento idêntico pela lei, em consonância com os critérios albergados pelo ordenamento jurídico.
    Cade os vereadores de itabuna, que não estão vendo isso so preocupados com os cargos para colocar o seu pessoal.
    Seu PIMENTA
    Gostaria que publica-se do diario oficial deste municipio essa Lei que determinar que os usuarios de motocicletas, não pode estacionar. Sei que não é de competencia de voces mais sei que podemos contar com esse Blog. Venho desde de ja agradecer.
    O delegado nem parecer que antes ele era advogado.. esqueceu das lei cade o Ministerio Publico que esta para servi tambem o CIDADÂO.
    Obrigado

  19. Temos que se junta todos motociclista para fazer um Pedido ao Ministerio Publico. ja que a Camara de Vereradores esta omissa na questão ja devi ter votado a favor do EXECUTIVO para criar essa Lei que PROIBE o estacionamento de Motos os imposto, pago todo ano como qualquer cidadão

  20. O Dermerval agente de trânsito estar certo existe amparo na lei para a prefeitura proibir o estacionamento de motos na Cinquentenário. O grande problema é a segregação das motocicletas como fossem um câncer para a cidade. Caso as 22 mil motocicletas cadastradas em Itabuna e quase o dobro dos outros municípios fossem transformadas em carros a cidade pararia.
    O prefeito é um homem inteligente e já temos notícias que vão ser reservados espaços na Cinquentenário para as motocicletas.
    Quando chove na cidade o trânsito fica lento, pois assim como eu muitos condutores largam suas motos e vão de carro fazer suas atividades.
    Faltam vagas para bicicletas também. Em cidades como Paris as avenidas principais são para quem ocupa menos espaço, pedestres, bicicletas, ônibus e motocicletas. As políticas públicas tentam de toda a forma economizar espaço colocando os estacionamentos longe das áreas centrais.
    Como eleitor e cidadão acredito que o prefeito também acha que o ciclista e o motociclista, possuem o mesmo direito que as pessoas que tiveram a oportunidade de comprar um carro, pois a grande maioria da população não possui.

  21. Muitos quebraram a cara por aqui. Ontem vi os funcionários da prefeitura criando espaços para as motos na própria Cinquentenário.
    VANE É 10 MESMO, AINDA PREGOU UMA PEÇA NESSA CAMBADA DE VIÚVAS. RISOS!

  22. Infelizmente o cidadão que esta a frente deste ato ou decreto nos mostra ser uma pessoa desqualificada, despreparada,desinfor-mada e outras tantas desqualificações que nem vale apenas contin_
    nuar citando. Mas o fato é que este cidadão esta queimando o nome
    do prefeito e sua administração que ao meu ver deveria abrir o
    olho pois elementos assim não deveria ter autoridade para tomar
    decisões. Principalmente decisões como esta em que ele se quer
    tem noção de que os propietários de motos de Itabuna que não são
    poucos são eleitores e muitos votaram no atual prefeito.Agora se
    sentem apunhalados pelas costas.Vale apenas rever esta decisão.
    O problema de estacionamento de Itabuna não e causado por motos e sim por uma ma administração do setor de transito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *