Tempo de leitura: 2 minutos

Pedro Bernardo
Não se muda uma cidade de fora pra dentro ou da boca pra fora. Uma cidade se muda a partir da mudança das pessoas, dos sentimentos, das aspirações. É preciso corrigir ambições, suprimir individualismos, elevar a valoração do coletivo e do bem comum.
O que complica a mudança é exatamente a necessidade de reprogramar o “software” interno de cada um, governante e governado; mexer nas relações pessoais com a cidade, reposicionar prioridades. Somente depois disso é possível desenvolver ações concretas e efetivas que alterem a realidade de modo efetivo.
Mudar da guerra urbana para a paz, do caos social para a harmonia, da irresponsabilidade ambiental para a utilização racional dos recursos naturais… São necessidades urgentes, mas nada disso se tornará realidade sem um plano que entre no coração dos cidadãos e cidadãs.
Enquanto cada um pensar apenas no seu próprio quintal, nada muda. Se a política continuar a servir à mera disputa pelas fatias do poder e os governos gastarem quase todo seu tempo e energia fazendo equações relacionadas à ocupação/loteamento de cargos, fica tudo na mesma… Aliás, piora.
A mudança depende muito de educação, mas não somente a que prepara o indivíduo para se dar bem na vida. É fundamental aquela que o capacite a ser verdadeiramente um cidadão útil à coletividade, sem importar a função que exerça. Alguém que entenda o fato inquestionável de que o sucesso individual, desatrelado do bem-estar da comunidade, não faz o menor sentido.

0 resposta

  1. Sabias palavras de demostração do que é a verdadeira democracia, pois diferentemente do que as pessoas pensam, o governo governa para todos e não só para um individualmente, a maioria pensa em ser bom para si próprio não pensam no coletivo, não pensam em pegar um cargo para desenvolver um bom trabalho e fazer história, mas sim em ganhar dinheiro como o próprio colega destacou “Olham apenas para o seu próprio umbigo”.

  2. enquanto cada um pensar apenas no seu próprio quintal, nada muda. Se a política continuar a servir à mera disputa pelas fatias do poder e os governos gastarem quase todo seu tempo e energia fazendo equações relacionadas à ocupação/loteamento de cargos, fica tudo na mesma… Aliás, piora.Mas o que vimos nos últimos dias foi exatamente isso,qdo o Prefeito autorizou a abertura de uma página na rede para denegrir a imagem de pessoas de bem,profissionais que levaram 4 a 5 anos para se tornarem responsavei pela mudança.No entanto olhe qual foi a preocupação do mesmo?Deixo então meu recado para os gestores:O RESULTADO DA GESTÃO ESTÁ NA CAPACIDADE DO GESTOR QUE ESTA NO COMANDO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *