Tempo de leitura: 2 minutos

ricardo artigosRicardo Ribeiro | ricardo_rb10@hotmail.com
 

Não obstante as evidentes e inegáveis diferenças no aspecto pessoal, a semelhança que vai se revelando entre Vane e Azevedo encontra-se no vácuo existente no gabinete do prefeito.

 
O eleitor itabunense optou pela moral ao escolher seu prefeito em outubro de 2012. Não preferiu o mais competente, se é que havia alguém com esse perfil no cardápio, mas sim o que era ou parecia ser mais correto, no sentido de probo, honesto, homem de família e princípios.
Vane do Renascer oferecia-se como o exato contraponto ao então prefeito e candidato à reeleição, José Nilton Azevedo. Hoje, porém, parecem surgir semelhanças indesejáveis no que pertine à gestão. Ou à falta desta.
Como símbolo, a espessa fumaça negra que subiu aos céus nesta quinta-feira, 4, em um incêndio no “canteiro de obras” da Prefeitura, falou por si. Um internauta brincou no Facebook: “ainda não habemus prefeito”.
O engraçado é que em nenhum momento, durante a campanha, Vane procurou evidenciar que seria um gestor eficiente. Sua propaganda destacou de maneira mais forte a defesa de bons valores e a construção de uma onírica “cidade de paz”. Falava a um eleitor que aprova os bons costumes, embora nem sempre os pratique, e que está cansado de viver em uma cidade dominada pela desordem e a violência. Sobre o “como fazer”, nada disse nem lhe foi perguntado.
Não obstante as evidentes e inegáveis diferenças no aspecto pessoal, a semelhança que vai se revelando entre Vane e Azevedo encontra-se no vácuo existente no gabinete do prefeito. Assim como o ex-gestor, o atual aparenta ser alguém que não tem efetivamente as rédeas do poder nas mãos. Há certa dispersão no campo das responsabilidades, mas o precipitado desgaste do eleito junto à opinião pública indica que o eleitor já decidiu a quem condenar.
Quem votou no certinho, hoje exige o competente e nem se preocupa se a imagem apresentada em campanha deixa de corresponder à realidade em algumas situações. Prova disso é a pequena repercussão do ato pelo qual o prefeito agraciou o próprio filho, servidor efetivo do município, com uma função gratificada.
Não é incomum o eleitor aquiescer a tais práticas, admitindo inclusive que “se estivesse lá, faria o mesmo”. O que irrita de fato o sujeito é a deficiência da coleta de lixo, o buraco na rua, a falta de água na torneira, o salário e o ônibus atrasados. Uma prova inequívoca de que os critérios das cobranças diferem dos critérios do voto e se aproximam dos valores efetivamente vivenciados pelo eleitor. Na campanha, ele sonha como a vida poderia ser; depois do voto, preocupa-se com as mazelas da vida como ela é.
Ricardo Ribeiro é advogado e blogueiro.

33 respostas

  1. Meu caro Ricardo
    Isso somente acontece porque o eleitor não tem escolha na hora de votar. A melhor medida seria não permitir que pessoas despreparadas, sem falar nas sabidamente desonestas, se candidatassem a cargos eletivos que necessitam de bons administradores.
    Se compararmos uma cidade com uma empresa e esta tivesse acionistas, na hora de escolher um executivo para dirigí-la, eles iriam procurar um profissional altamente competente no mercado e não, como fazem os nossos votantes, pessoas simpáticas, que mentem o tempo todo e que não tem, com raríssimas exceções, curriculum nenhum para apresentar.
    O resto é o que estamos presenciando em todos os níveis de governo.

  2. A armação para conquistar o poder deixou resquícios, porém o cidadão estava enebrieado com o bigode da moralidade:
    Vane e Wenceslau envolvidos no esquema de consignados, usaram o assassino do Popó(que se candidatou a deputado para conseguir imunidade e não ser preso), iludiram a população com o jargão no golpe não.
    Estava na cara que a população seria golpeada, atencão pois nocauteada será se eleger Davidson Magalhães com o objetivo do partido cumprido o desgaste de Vane é um trunfo para o PCdoB.

  3. ola bom dia!conhecer realmente como funciona uma prefeitura ,só fazendo parte dela para ver que não é tarefa facil, se todos pudessem passar um dia aqui veria como é ardua a nossa jornada falo por nós servidores efetivos que trabalhamos

  4. Parabéns pelo texto, Ricardo!
    Se fosse num lugar de políticos de brio, esse seria um meio de reflexão e mudança de atitudes do prefeito. Afinal, ele está aí para quê? Para receber os recursos e misturar no cânfora? Mas aqui “reinam” as pessoas mais arrogantes da terra. Lembre-se prefeito: “Muito será cobrado a quem muito for dado”.
    Ai Itabuna, Itabuna! melhor não falar mais nada…

  5. Excelente texto Ricardo!
    Há tempos as eleições em Itabuna se transformaram numa catarse coletiva, num transe gincanesco . O envolvimento da massa fragilizada é puramente emocional. Por vezes parecem hipnotizados e a propaganda eleitoral gratuita é um show à parte e mobiliza como uma novela mexicana, um filme de surrealismo fantástico.
    Quem não se projetou na “Cidade de Paz” da campanha eleitoral tal qual nos projetamos nos paraísos prometidos pelas tradições religiosas? “Não haverá luto, nem pranto, nem dor”
    Sempre repudiei os discursos conservadores dos ditos “Cidadãos de Bem”. Na verdade eu tinha um outro candidato e uma anti-candidata, aliás TENHO pois considero o projeto do neo-coroné Geraldo Simões nefasto e totalmente personal. Acabei decidindo meu voto dentro da cabine eleitoral. A experiência não foi boa me senti refém com uma arma imaginária apontada para minha cabeça cansada: Como é ruim escolher dos Males o Menor!
    Hoje realmente não sei quem governa ou desgoverna Itabuna: os remanescentes da incompetência do governo Azevedo? A ala conservadora cristã que apoiou Vane e parece totalmente perdida? O PCdoB(comunismo Ching-ling) com sua fome insaciável e seus recém-convertidos da direitona? Todos eles juntos executando a Sinfonia do Caos? Quem é de fato o Pai do Chiqueiro? A Gata comeu?
    O “ligue os pontos” entre o Governo Vane/Wenceslau e o Governo Azevedo começa bem antes. A gênese está na relação entre os então vereadores Vane/Wenceslau e o prefeito Azevedo. Uma relação omissa e promíscua.
    De fato entre Campanha e Eleitor o atalho é rápido. Já entre governo e cidadão o abismo é profundo e por vezes intransponível.

  6. Excelente texto, mas o povo, o eleitor, o cidadão, desde 1989, quando iniciou-se o voto “democrático”, eleição direta, já deveria saber, que pelo PODER, todo “diabo” vira “santo”!!!
    O que deixa o povo dessa cidade desamparada, desacreditada, desgastada, violenta, sem saúde, sem progresso e desenvolvimento, sem perspectiva é a omissão do prefeito!!!
    Afinal, cadê Vane?
    Com Azevedo ara assim: filas nos postos de saúde, violência, buracos, obras inacabadas, trânsito caótico, animais soltos nas ruas, superfaturamentos, licitações duvidosas, apadrinhados, afilhados beneficiados, desvios de recursos…
    Com Vane: filas nos postos de saúde, violência, buracos, obras inacabadas, trânsito caótico, animais soltos nas ruas, licitações duvidosas, filho agraciado…
    Queria fazer uma pergunta pertinente:
    Para onde vai o dinheiro arrecadado pelos impostos municipais? Quem paga? Qual a inadiplência? O que faz o prefeito com esse dinheiro? Nem uma conta de internet a prefeitura consegue pagar??? Qual a finalidade de ser prefeito de uma cidade? Ficar culpando outros gestores e NADA fazer???
    O IPTU da minha casa está PAGO, mas na minha rua tem BURACO!
    Quem mora no Castália, Centro da cidade, se depara com ruas sem calçamentos… isso é inacreditável!! Estamos em 2013 e Itabuna ainda tem rua, no Centro, de casacalho, barro, mato!!
    Qual a finalidade de ser prefeito de uma cidade? Porque eu espero ser candidato!! Se eu ganhar, vou ficar quatro anos culpando a mordida de Eva na maçã, enquanto minha conta bancária pessoal ENGORDA!!! Depois…depois vou com minha família para minhas merecidas férias ou procuro outra cidade, mais desenvolvida para morar!!
    Parece que a intenção de um grupo, quando escolhe seu candidato, não é benecifiar uma cidade ou os cidadãos, parece óbvio, que o PODER e a corrupção é o maior plano de governo desses inconsequentes, irresponsáveis!!
    O vice-prefeito estampa sua foto sorridente numa rede social falando que está viajando para solucionar os problemas da cidade…ele anuncia que viaja, mas ninguém sabe quando volta…e quando volta NADA acontece!!! O pior disso? Seus fãs nessa mesma rede social APOIA o abstrato e declaram amor incondicional ao péssimo político, que NADA faz, além de suas promessas infundadas, até as próximas eleições!!
    ITABUNA e sua inconsciência coletiva!! Da campanha a eleição; do governo ao cidadão!!

  7. Estão querendo a qualquer custo, inclusive uma ala da imprensa, desconfigurar o prefeito eleito.
    Não se pode esquecer que por 8 anos (Fernando e Azevedo) desmandos e acusações de corrupção e desvios de dinheiro público foram a tona e transformaram nossa cidade no que ela é hoje.
    Após 3 meses de mandato ( a maior parte deles resolvendo pendências e “pepinos” do governo Azevedo, entre eles atrasos de salários, inchaço de nomeados, sucateamento da Emasa, obras inacabadas e irregulares, atrasos de pagamento de fornecedores, como por exemplo a empresa de lixo, etc, etc, etc, concluo que ainda é cedo para crucificar o prefeito. O estrago deixado pelos seus antecessores é enorme para ser deixado de ser levado em conta.
    Talvez falte ao governo uma boa assessoria de comunicação, para deixarmos nós eleitores mais bem informados.
    Vamos dar um crédito ao prefeito e sua equipe, pois em 3 meses não tem como funcionar uma máquina sem manutenção e quebrada como é nossa prefeitura.
    Acredito que em pouco tempo já vamos notar a diferença, algumas atitudes de austeridade já podem ser notadas por que frequenta a prefeitura.

  8. Zelão, diz: – EXECELENTE, CONTUNDENTE!
    O que mais se pode dizer da abordagem feita por Ricardo sobre tudo o que estamos vendo, com relação aos primeiros cem dias do governo Vane?
    Na sua análise Ricardo chega a nos confundir com a incógnita: – “Foi Vane quem superestimou a sua capacidade política e administrativa de governar Itabuna ou foram os eleitores que o elegeram, que apostaram no subjetivismo do seu discurso, acreditando que no poder, Vane se “descobriria” e descobriria as expectativas dos itabunenses?”
    Mais uma vez parabenizamos a “ricardinho” pela sua competência em abordar com ética e clareza, temas tão importantes à vida da comunidade de Itabuna.

  9. Há, de fato, uma distância entre a campanha e o Prefeito. Para quem entende um pouco de mkt isso é percebível ainda quando falávamos de pesquisas e de intenção de votos. Porém, ao tomar posse, a ordem é uma só: TOMA O QUE É SEU E PRODUZA, REALIZE, FAÇA ACONTECER. Nessa fase, caro amigo Ricardo, só se estabelece quem tem competência e voz ativa, coisa que, infelizmente, Vane ainda não demonstrou possuir. Lamentável. Não votei nele, mas estava na torcida…

  10. Ontem a cidade presenciou o desrespeito com as pessoas que precisam do SUS. Sáude está entre as prioridades de uma gestão, é uma necessidade básica, no entanto depois de 3 meses ainda não foi possivel oferecer material, internet para q os postos funcionem? Não dar para aceitar a desculpa de pouco tempo de governo.
    Como alguem mencionou acima, onde está o dinheiro dos impostos q pagamos?
    Meu IPTU tambem está pago, e a rua cheia de buracos com um asfalto ainda da época de Ubaldo Dantas.
    Essa omissão de Vane tem mesmo que ser dita, denunciada, escrita.
    ótimo texto!

  11. Esse Ricardo é realmente um craque com os dedos no teclado.
    Parabéns pela lucidez e elegância ao produzir um texto que reflete o que o cidadão comum pensa.
    Você é o cara!

  12. Cidadão,
    Com humildade Cidadão e eu precisamos corrigir a palavra cidadão, necessariamente “cidadão” itabunense só entre aspas!
    A pouca repercussão dada a promoção de Bruno(filho de Vane) é uma prova inconteste da perda da essência do cidadão, reforça a tão declamada imprensa marrom!

  13. COBRAR E QUESTIONAR O NÃO FAZER É FUNDAMENTAL!
    NÃO ESTAMOS PEDINDO FAVOR, O PREFEITO E TODOS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA ADMINISTRAÇÃO ESTÃO A SERVIÇO DOS CIDADÃOS E DA CIDADE DE ITABUNA.
    NÃO INTERESSA QUAL GRUPO ESTÁ NO PODER, QUAL A PERSONIFICAÇÃO DO ELEITO, O QUE É RELEVANTE É SE ESTÁ ATENDENDO AS DEMANDAS E NECESSIDADES BÁSICAS.
    NÃO DEFENDO POLITICO NENHUM, MAS SOU PAGADOR DE IMPOSTOS E ME SINTO NO DIREITO DE MANIFESTAR MINHA INSATISFAÇÃO COM VANE.
    A CIDADE TEM PROBLEMAS SIM, E MUITOS. MAS, UM POUCO DE BOA VONTADE E COMPETÊNCIA TÉCNICA SÃO CAPAZES DE RESOLVER QUESTÕES BÁSICAS, COMO ILUMINAÇÃO, CONSERTO DOS ESGOSTOS QUE CORREM AI PELOS QUATRO CANTOS DA CIDADE, FAZER A COLETA REGULAR DE LIXO, TER MATERIAL, PROFISSIONAIS E INTERNET NOS POSTOS DE SÁUDE…ITABUNA PRECISA SE LIVRAR DO TITULO DE BURACOLÂNDIA, A POPULAÇÃO MERECE ESSE MINIMO PREFEITO…E NEM ME VEM FALAR DO POUCO TEMPO DE GESTÃO, DEIXA DE MIMI, DE FALAR DA GESTÃO PASSADA, E FAZ O QUE DEVE FAZER.
    NÃO É EXAGERO COBRAR, QUANDO QUEREM O VOTO NÃO ENCHEM O SACO DA GENTE? ENTÃO, AGORA É NOSSA VEZ!
    TENHAM UMA BOA TARDE.

  14. Amigo, não se preo, quando vier as eleições, a gente tira ele de lá… Como fizemos com os outros incompetentes e/ou ineptos!

  15. Quando se ama uma cidade , as criticas destrutivas nao levam a nada ou melhor so destroem . Nao estou entendendo bem qual é a deo cidadado, pois com o rombo que foi deixado para o atual prefeito, sera que em noventas dias o crítico maior teria consertado a cidade ou existe algo por trais disso tudo?Quem sabe Giorlando nao fica um pouco mais esperto e cai até a montanha?

  16. O atual prefeito, imperfeito e com defeito como diria o histórico jornalista Eduardo Anunciação, esta perido e se perdendo. Que Deus nos ajude.!

  17. O que me deixa indignado é que só agora essa clareza reluzente e implícita, vem ofuscar os olhos de nossas mentes. Só “alguns” débeis, incautos e insensatos não tinham percebido que isso iria acontecer. Alguém ai de cima, algum dia já foi na câmara saber da atuação do ex-vereador e medíocre Vane? Já estiveram no “centro de recuperação” que ele administrava? Com absoluta certeza, dirão que não. Pois é, outras eleições virão, (presidente, governadores e prefeitos), (senadores – deputados – vereadores) e iremos ver esse filme repetido novamente. Tô enojado com tanta hipócrisia, Afs!!!!

  18. ENQUANTO HOUVER CIRCO, CARNAVAL, SAMBA, CRÉO, PÃO, PEIXE DA SEMANA “SANTA” E O POVÃO, ainda continuará não habemus presidente, governador, prefeitos, senadores, deputados e vereadores. O POVO ANALFABETO, POBRE DE ESPIRITO E FAMINTO, NÃO TÁ NEM AÍ PRA TUDO ISSO. CHUPA QUE É DE UVA, MOROU?

  19. Parabéns pelo texto, você concerteza é uma pessoa de bons conheçimentos e uma visão no contexto politica. Porém, criticar é facil, dificil é apresentar soluções. Atirar pedras, apontar é muito facil (é um direito seu e de todos nós), é claro que ninguém conseque ser unanime, e por isso vivemos em estado democrático, onde somos livres para expressar nossas idéias(sem machucar e nem ofender ninguém). Se não me salvo ideia, você pareçe ter feito parte da gestão passada, estou equivocado? gostaria de saber, caso voce tenha feito parte da passada gestão, quais foram as contribuições vinda dessa sua brilhante mente em prol da cidade?. (porque com esse amplo conheçimento que o senhor tem, concertesa por onde passa deixa bons frutos)
    O que precisamos fazer é ajudar, se não pudermos ajudar, prejudicar não façamos.
    Vane é um homem integro,humano,exemplar, simples, honesto, respeitador e trabalhador. É claro que assim como eu e o senhor e todos, ele e nenhum de nós somos perfeitos, a vida é uma eterna escola e aprendemos minimas lições, desde o nosso nascimento até ao nosso findar.
    Não podemos solucionar,
    problemas históricos e complexos, simplesmente num piscar de olhos, tudo nessa vida requer um tempo. (até a fundação do mundo, o Criador levou 7 dias para constituir). Por que devemos avaliar um governo que recebeu uma prefeitura com problemas e sem dinheiro em caixa em 3 meses?
    Há um ditado popular que diz; que a pressa é inimiga da perfeição.
    Portanto, todo questionamento é válido, creio que todos nós desejamos uma Itabuna melhor para nós, e para nosso filhos e netos, mas, devemos antes de tudo, dar tempo a quem acabou de chegar.

  20. Parabéns pelo excelente texto e o mais importante, pela opinião.
    O que falta mesmo é competência. Para mostrar que Itabuna tem nova gestão não eleva os custos, pois para limpar a cidade, pintar faixas no transito, tapar buracos, limpar os postos de saúde, as escolas e até o prédio da prefeitura ( que mais parece um cortiço abandonado)limpar praças, fazer jardins (Itabuna não tem jardins… um absurdo)enfim, o básico, o faxinão, ele faz com o quadro que tem, se faltasse dinheiro pra tinta, pra enxada, pra vassouras, faz acordos com os secretários que ganham mais até 20 salários mínimos…E não é questão de tempo, competência e vergonha na cara não se compra na farmácia, ou tem ou não tem e essa turma que assumiu Itabuna não fez nem fará nada além de roubar.

  21. Para reflexão: Será que o “Boi de Piranha”, desta história, vai ser o vice Wenceslau?. Era o advogado Dr. Carlos Burgos, que de fato, mandava na prefeitura?.
    Inteligentemente, Ricardo, diz que “o eleitor já decidiu a quem condenar”. Pra mim fica claro, que já começou uma campanha, para achar o culpado e celebrar um novo momento na gestão de Vane.
    A arapuca tá armada!
    Abra o olho Cururu!

  22. Gostei do texto e pontuarei algumas colocações bem pertinente ao conteúdo. “Ser mais correto no sentido de probo,honesto,homem de família e princípio”. Probo e honesto,penso que perante aos eleitores pesou sim,caso não acontecesse a prisão do então vereador loiola,Vane teria de frente 8 a 10 mil votos,após o mesmo acusar Vane de ser cúmplice da roubalheira na Câmara de Vereador,muitos eleitores decidiram continuar com Azevedo,também pesou a falta de comando do Sr.Nilton Azevedo. Homem de família e princípio,não vou comentar o pensamento do eleitor,mas comentarei o meu: O Sr.Vane é família e princípio é um exemplo para a nossa sociedade o quanto,o Sr. Nilton Azevedo é totalmente o contrário é um péssimo exemplo à família de Itabuna.
    “Vácuo existente no gabinete do prefeito. Assim como o ex-gestor,o atual aparenta ser alguém que não têm afetivamente as
    rédeas do poder nas mãos”. Eu posso falar a respeito do Sr.Nilton Azevedo,pelo fato de conhecer-lhes há 36 anos,o mesmo nunca teve perfil de comando,nasceu para ser comandado,é uma pessoa ótima e extraordinária e eu a amo. Mas para ser prefeito nunca,eu amo muito mais Itabuna. O então candidato Vane esteve
    em minha casa e foi me apresentado pelo um grande amigo meu,uma
    das pergunta que eu fiz: Caso você ganhe a eleição,quem vai mandar na prefeitura? Resp.que era ele. Eu disse que a sociedade está revoltada com Azevedo por o mesmo não ter “pulso”. Lamentavelmente,o que transparece à sociedade que o Sr.Vane está quanto tanto igualzinho ao gestor anterior,não
    têm “pulso” para mandar.
    Há tempo,reveja seus conselheiros e peça para que Deus os Ilumine!
    Nós amamos é Itabuna! Itabuna lhe amou,será que é amor não correspondido.
    O gestor anterior perdeu por isso!
    Lembre-se 4 anos passam rapidinhos!
    Voltaremos por onde passamos!
    Os nossos diamantes estão lá! São as famílias de Itabuna!

  23. Parabéns mais uma vez pelo excelente texto. Mesmo sabendo que para arrumar a ” casa” precisa de um tempo (que não deve ser tão longo) mas, já deveríamos sentir o processo da “mudança” o que não acontece. Continuamos com a mesma impressão do governo anterior SEM COMANDO, SEM AÇÃO. Será que ACM estava certo quando dizia que a oposição quando ganha é tão incompetente que depois de um certo tempo sentimos saudade do governo anterior? Acho que não merecemos esta maldição. E uma pena que bons gestores não queira nada com politíca nem politicagem.Itabuna nos últimos anos só cresceu no que dependeu da iniciativa privada, as ações de governo, municipal e Estadual estamos penando não temos representação de fato.

  24. Ricardo, lúcido e cristalino seu artigo. ADOREI. Não basta ser honesto, marido exemplar, pai de família. Tem que ser competente e conhecedor de Administração Pública. Legislativo é Legislativo, Executivo a coisa muda de figura. Estava pensando a um mês exatamente o fato da semelhança do início de Gover no de Azevedo e Claudivane. Acho até que o Azevedo, mesmo despreparado ainda conseguiu ser melhor. O PCdoB está atrapalhando muito com a sua prepodencia. Os novos governantes têm 03 meses de transição para se organizarem. Eles parecem que não aporveitaram bem esse tempo. Bem , como cidadã lamento profundamente o despreparo e a insegurança do Prefeito e do Vice. Vamos aguardar para ver se nosso Prefeito desperta.

  25. Prezao Ricardo Ribeiro:
    Mais uma vez parabenizo pela sua avaliação política e mais do isso independente. Concordo plenamente com as suas colocações, acrescentando que ESPEREI A COMEMORAÇÃO PELOS 100 DIAS DA ADMINSITRAÇÃO VANE , ou melhor Vane é 10!!!! Talvez possamos esperar o dia 28 de julho…… talvez tenmhamos algo a comemor… assim esperamos!!!!
    Forte abraço

  26. Prezado “Eduardo Araponga”,
    Confirmando sua informação, atuei como diretor do Departamento de Comunicação durante cerca de 9 meses da gestão anterior. Dentro das atribuições do cargo (informação das ações do governo e relacionamento com a mídia), procurei fazer o melhor que pude nesse curto período, findo o qual deixei o governo por livre e espontânea vontade.
    Quanto ao atual governo, tenho todos os motivos para acreditar em sua capacidade de fazer melhor que o anterior, pois tem quadros supostamente melhores, tanto do ponto de vista técnico quanto ético. Logicamente, a massa não é homogênea e há exceções. Mas estas sempre existirão.
    Finalmente, espero que as críticas não o irritem, pois se as recebemos com sabedoria e humildade, elas servem de alerta e permitem-nos refletir e mudar. Não é minha intenção atirar pedras, nem o fiz.
    Espero que compreenda.
    Saudações,
    Ricardo Ribeiro

  27. “Zeus”,
    Seu comentário é de uma imbecilidade tamanha, que só pode ter sido liberado por um descuido da moderação.

  28. Sou funcionário, votei nele esperando melhoras e quando vejo o local que trabalho pior do que quando era Azevedo me entristeço e peço todo dia a Deus que abra as portas de um concurso melhor para que eu faça, passe e saia desta m….. de Prefeitura. Não vou citar o local pois tenho medo de perseguições.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *