Tempo de leitura: 2 minutos
Lyrio é organizador da feira que reúne agricultores familiares (Foto Divulgação).
Lyrio, do Instituto Cabruca, é organizador da Flora Bahia.

Flora Bahia
A primeira edição da Feira Ecossolidária de Produtos Agroflorestais (Flora Bahia) será realizada de 14 a 18 de outubro no Centro de Convenções de Ilhéus. O evento é promovido pelo Instituto Cabruca e tem apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Cláudio Lyrio, coordenador da feira, afirma que o evento busca estimular a criação de nichos de mercado para produtos regionais, principalmente produtos não madeireiros do agroecossistema cabruca. Da 1ª Flora Bahia, participam organizações da agricultura familiar dos territórios de identidade Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Extremo Sul e Costa do Descobrimento, além do Conselho da Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia.

O coordenador sustenta que os expositores convidados são reconhecidos por produzirem dentro dos princípios da Economia Solidária, um tipo de produção que promove a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.

– A Flora Bahia é uma oportunidade importante para a criação de espaços de comercialização e conquista de novos mercados para os produtos da agricultura familiar, bem como para o fortalecimento e promoção de ações de Economia Solidária na macrorregião cacaueira da Bahia – reforça.

Lyrio defende a necessidade de “organização do setor para atender as demandas que irão surgir”.

APRESENTAÇÕES E SHOWS MUSICAIS

Além de exposição de produtos agroflorestais, haverá apresentações culturais, shows musicais, troca de saberes e sabores, comidas típicas, o Cine Flora.

A Flora Bahia disponibilizará espaço para debate, planejamento e construção do conhecimento e de estratégias em rede com a criação da Rede de Produção Agroecológica do Sul da Bahia – Teia Agroecológica dos Povos da Cabruca.

CONGRESSO BRASILEIRO

Paralelamente à feira, será realizado o IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, no Centro de Convenções de Ilhéus. O tema central do Congresso será “Políticas Públicas, Educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis”. Informações do evento podem ser obtidas também no site http://www.cbsaf.com.br  ou pelo telefone (73) 3633 6899.

Atualizado às 16h34min

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *