Tempo de leitura: < 1 minuto

dengue1Itabuna registrou 1.081 casos de dengue no período de 1º de janeiro até o domingo (22/3). Os números foram atualizados pelo Departamento de Vigilância em Saúde e revelam aumento de 229% em relação a igual período do ano passado, segundo a Secretaria de Saúde de Itabuna.

Os números reais da dengue foram divulgados no início da noite desta segunda (24). O município já vive um novo surto epidêmico da doença.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde de Itabuna, houve aumento acentuado de casos de dengue nos dois últimos meses. Foram 112 em janeiro, 466 em fevereiro e 503 em apenas 22 dias de março.

A preocupação das autoridades em saúde – e da população! – terá de ser redobrada em abril e maio, período que – tradicionalmente – há explosão de casos em anos de epidemia da doença.

Após denúncia deste blog (confira mais abaixo), a Secretaria de Saúde de Itabuna, além de reconhecer o quadro preocupante, emitiu alerta à população, orientando para que tenha o máximo de cuidado “para evitar uma epidemia, cujos sinais estão cada vez mais fortes”. Especialistas ouvidos pelo PIMENTA, no entanto, reforçam que a situação já é epidêmica.

A dengue é caracterizada por sintomas como febre fraqueza, dor de cabeça e dor no fundo dos olhos, além de vermelhidão e coceira pelo corpo. É possível, conforme o alerta da secretaria, ter dengue sem sentir febre.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *