Tempo de leitura: 2 minutos
Polícia Federal deflagra operação no sul da Bahia (Foto Arquivo).
Polícia Federal deflagra operação no sul da Bahia (Foto Arquivo).

A Operação Águia de Haia, da Polícia Federal, cumpre dezenas de mandados de busca e apreensão e de prisão em várias regiões da Bahia, dentre elas o Sul do Estado, além de Minas Gerais contra desvio de verbas da Educação.

Prefeitos, ex-prefeitos e ex-secretários, além de empresários, são procuradores por forjar licitações para desviar recursos do Fundeb na Bahia, Minas, São Paulo e Distrito Federal.

OPERAÇÃO EM CAMACAN E BUERAREMA

Pelo menos em Camacan e Buerarema, ambas no sul da Bahia, agentes da PF cumpriram mandados em secretarias e casas de ex-gestores. Hoje, também, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa da prefeita de Camamu, Emiliana de Zequinha, e de secretárias.

Há pouco, o PIMENTA conversou com o diretor da Polícia Federal em Ilhéus, Mário Vinícius Lima, mas ele não confirmou se houve prisões de gestores em Camacan. “Estou ouvindo um dos alvos da operação agora. Não posso confirmar nem negar [se houve prisão em Camacan]”, disse ele.

Segundo o diretor da PF em Ilhéus, a operação também está sendo executada em regiões da Bahia que fazem divisa com Pernambuco e Sergipe. “O que posso confirmar é que um dos chefes [do esquema] foi preso ontem à noite em Guarajuba, na Região Metropolitana de Salvador”, disse ele ao PIMENTA.

De acordo com informações obtidas pelo site, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados em residências de ex-gestores e ex-secretários de Buerarema. Já em Camacan, a ação ocorreria na Secretaria de Educação. Apesar dos boatos, o delegado Mário Vinícius Lima não confirmou a prisão ou condução coercitiva de gestores de Camacan.

OPERAÇÃO EM 18 MUNICÍPIOS DA BA

A operação conta com 450 policiais e cumpre 100 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva. De acordo com a PF, a quadrilha atua desde 2009, iniciando em São Paulo. Depois, migrou para a Bahia, onde instalou sua base principal. A organização atuou em 18 municípios baianos, um em Minas e outro em São Paulo.

Os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos. Desvios na Bahia superam os R$ 57 milhões.

Atualização às 10h33min – Por erro, a matéria citou operação da PF em Maraú, também no sul da Bahia, mas a ação ocorreu na vizinha Camamu.

5 respostas

  1. “A Polícia Federal não deve nada a FBI americana” Ela quando dá o bote é de vez”
    De menos J.Silva,às 9:O3hs,13/O7/2O15. O dono do horário das manhãs,Rádio Jornal de Itabuna-Ba.

    A polícia Civil faz o mesmo trabalho,até a Polícia Militar idem,o que a Polícia federal não faz o mesmo trabalho que faz o FBI sobre impedir que entre armas e cocaína nas fronteiras americana?

    Porque a Polícia Federal não faz o mesmo que o FBI faz no combate a entrada de armas e cocaína nos portos e aeroportos americano?

    Portanto,J.silva,a polícia federal,deve muito ao FBI americano,a mesma toma instruções de investigações na terra do Tio Sã.

    Estas investigações são feitas pelo Ministério público,pela Procuradoria e a imprensa que denuncia e até mesmo denuncias anônimas,pelas quais as mesmas são
    incentivadas e amparadas pela justiças em fazer denuncias.

    O que as polícias federais fazem,até mesmo estes policias das policias administrativas da prefeitura de Itabuna são capazes de fazer,se a justiça mandar que cumpra uma ordem judicial,até mesmo quaisquer cidadão pode fazer que se cumpra sobre vara.

    Vou te contar uma história; A polícia americana,o FBI e a policia secreta a KGB da extinta União socialista Soviética e a Polícia secreta de Israel a mossad.

    As três sequia um criminoso para dá o bote certo,grampear o terrorista,dentre tantos disfarces em trocar de carros, aeronaves e de roupas para confundir as as polícias.

    Duas das polícias perdeu seu alvo,sabe quem não perdeu o alvo e deu o “bote certo?” Foi a polícia israelense,a mossad,segundo consta que é a melhor polícia
    do planeta.

    Portanto,famoso jornalista,de menos! Pode ser um Bully? O que configura elogios desacerbados.

    Fonte.O Homem sem Rosto. Markus Wolf,com Anne Mclvoy.

    Autobiografia do maior mestre de espionagem do comunismo.

    Editora,Record. Rio de Janeiro. São Paulo. Tradução de Gilson Soares.

  2. A PF esqueceu de Ibirataia-BA, onde o rombo é grande e onde foi falsificado até o diário Oficial da União.Já esfriou foi???Esse Brasilzinho sei não viu !!!

  3. Parabéns pela reportagem. Estou sempre ligada no Blog Pimenta .
    Continue trabalhando, mostrando sempre a verdade.
    Vamos denunciar estes corruptos, mostrando eles para as sociedades
    de todo Brasil.

  4. A Policia Federal esteve em Camacan cumprindo sua missão. Não encontrou nenhum indício que pudesse punir a Prefeita Angela Castro, pois não houve nenhum serviço com a empresa investigada.

    Convidamos o diretor desse honroso bloger para entrevistar a Prefeita de Camacan.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *