Tempo de leitura: 2 minutos

Jaciara Santos PrimoreJaciara Santos | jaciarasantos@primoreconsultoria.com.br

Em nossas vidas, 10% estão relacionados com o que se passa, são acontecimentos que não podemos prever. Os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como reagimos aos acontecimentos.

 

A taxa de desemprego em nosso país alcançou a margem de 7,6% em setembro, segundo o IBGE. Enquanto alguns continuam na busca de um emprego melhor, outros lutam para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

É notória a desmotivação em grande parte dos empregados que trabalham, sobretudo no comércio de nossa cidade. As pessoas estão cada vez mais cautelosas para comprar, em decorrência da realidade econômica do nosso país. Com isso, as comissões diminuem, as despesas aumentam e o descontentamento aflige muitos comerciários.

E agora? O que fazer para enfrentar esse momento difícil?

Quando éramos crianças, tínhamos vários sonhos profissionais, queríamos ganhar o mundo. O sonho de criança é deixado para trás, frente à realidade financeira. No entanto, acredite que a melhoria virá. Nenhuma crise dura ou durará para sempre. As dificuldades vividas não são motivos para tratar mal ou maltratar os clientes.

Lembro-me do exemplo do gari carioca Renato Sorriso, que ficou famoso graças à sua vassoura (material de trabalho) e ao seu belo sorriso, quando limpava, sambando em belo estilo, pela Marquês da Sapucaí em 1997. Trabalhava com muita alegria e entusiasmo.

Será que Renato não tinha problema? A vida financeira era a que ele esperava? Talvez não. Esse exemplo nos dá motivos para agir e refletir: “os tempos difíceis, não são tempos para deter as tentativas”.

Em nossas vidas, 10% estão relacionados com o que se passa, são acontecimentos que não podemos prever. Os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como reagimos aos acontecimentos.

Continue! Tenha paciência e persistência e não culpe os outros por seus problemas. Lute! Lembre-se sempre “a persistência é o caminho do êxito” (Charles Chaplin).

Jaciara Santos é coach pessoal e profissional.

4 respostas

  1. Hoje em dia é mais fácil culpar o próximo por causa das frustraçōes de não ter o emprego dos sonhos. Quando na verdade a culpa é nossa. A crise no País não é novidade alguma para a maioria dos Brasileiros que vive na crise de receber um salário mínimo e ter que Administrar a felicidade com maestria.

  2. A crise é a oportunidade dos que estão atentos, preparados… … e com muita perseverança e sabedoria serao destaques e sairam vitoriosos.

  3. A crise, a falta de emprego tem nome e responsável, o governo do PT em Brasilia destruíram as bases da economia , nos colocaram numa espiral decrescente que vai levar muito tempo para ser melhorado . está em Brasilia, a culpa pelo desemprego é a recessão. teremos dois anos difíceis , o pior ainda esta por vir , ano que vem será desafiador, não é culpa do empregado se a empresa o demite, juros absurdos, falta de acesso a credito, governo perdulario que diante da crise ao inves de cortar gasto eles aumenta a carga tributária . O ambiente de negócios no Brasil não ajuda , enfim , a maioria do povo votou na Dilma,tem que aprender que o voto tem consequência, aqui em Itabuna mais de 1000 pessoas perderam o emprego este ano, um prefeito fraco, com secretários sem vocação para estarem onde estão vai piorando as coisas.
    Resta o consolo que na democracia o povo pode trocar o governo , so espero que tenham aprendido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *