Tempo de leitura: 2 minutos
Fachada do Banco de Sangue, no Calixto Midlej Filho.
Banco de Sangue atende no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, no centro de Itabuna.

O Banco de Sangue de Itabuna encontra-se com estoque zerado para o tipo de Sangue O Negativo. Segundo o coordenador de Captação de Doadores da Unidade, Adelson Bispo, a causa da falta do tipo sanguíneo foi uma superdemanda originada nos últimos dias, aliado ao período de festas juninas, quando há uma diminuição natural no número de doadores.

– Desde o final de semana fornecemos em grande quantidade para dois pacientes internados no Hospital São Lucas e um no Hospital Calixto Midlej Filho, o que acabou por zerar até nosso estoque de segurança – disse Adelson.

O apelo para doação de sangue segue também para os doadores dos demais tipos sanguíneos. “De fato temos uma baixa considerável no número de doadores no mês de junho, já que muitos viajam, entram em férias e acabam não doando”, declarou o coordenador.

O Banco de Sangue de Itabuna funciona no Hospital Calixto Midlej Filho. O atendimento é de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Para mais informações, o telefone é (73) 32149126.

QUEM PODE DOAR

Para doar, o candidato deve ir ao Banco de Sangue com um documento de identificação oficial com foto, ter peso mínimo de 50 quilos, boas condições de saúde, não ter histórico de doenças transmissíveis pelo sangue (hepatites B e C, sífilis, AIDS (vírus HIV), Doença de Chagas ou malária) e idade entre 18 e 67 anos. Aos 16 e 17 é possível doar mediante autorização dos pais ou responsáveis.

O intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres, sendo que os homens podem doar no máximo quatro vezes por ano e as mulheres três vezes no mesmo período.

É importante seguir algumas recomendações antes da doação: realizar uma alimentação leve, ou seja, livre de gordura; não ingerir bebida alcoólica e realizar atividades físicas por pelo menos 12 horas antes e depois da doação; garantir um intervalo de pelo menos 2 horas sem fumar antes e depois da doação.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *