Tempo de leitura: 2 minutos

Manu BerbertManuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br

O Governo Vane não disse a que veio. Vai embora sem fazer a menor diferença ou falta. Sinto muito que, em tempos de criatividade aflorada, a população tenha esquecido de cantarolar a saudosa Arruma a mala aê.

 

Há quatro anos trabalhei como jornalista contratada na campanha de reeleição do então prefeito, Capitão Azevedo. É visível, em todos os finais de governo, a correria para maquiar as falhas e/ou concluir o que se tem condições, embora a gente precise, principalmente como cidadãos, respirar fundo para compreender toda essa prática falida que se instalou na política.

Há poucos dias da eleição, lembro que comentei com um dos colegas de jornada que tinha a sensação, nos bairros da periferia, que a população via em Azevedo uma espécie de Sassá Mutema, alguém que teria ganhado popularidade, transformando-se em O Salvador da Pátria (nome de uma obra global fictícia), mas que teria se perdido um pouco. O povo gostava dele, se identificava com ele, mas clamava pelo que poderia ter sido feito e não foi. Confesso que passei algumas noites pensando naquilo tudo e esse foi um dos motivos pelo quais optei por não trabalhar nas eleições desse ano.

Vane foi eleito, inclusive com o apoio de muita gente que trabalhava na gestão de Azevedo, tanto na prefeitura quanto nas demais instituições envolvidas. A expectativa, criada pelo marketing da campanha, prometia mudança. Só isso, e foi o bastante. Não me recordo de projetos citados naquele momento ou, pelo menos, algum que tenha chamado a atenção da população. Itabuna queria somente mudar, por compreender que há oito anos nada consistente teria sido feito pelo poder público.

Se a sensação lá atrás foi essa, a de agora é simplesmente muito mais dolorosa. Separando completamente o homem Claudevane Leite do Governo Vane, considero este último o mais medíocre já vivenciado nos últimos trinta anos. E a sua apatia para a reeleição deixou claro a sua consciência da própria inabilidade.

O cenário atual é vergonhoso. Salvo algumas melhorias no trânsito (embora a população não concorde com todas) e a gestão do último secretário de Saúde (especialmente no Hospital de Base), o Governo Vane não disse a que veio. Vai embora sem fazer a menor diferença ou falta. Sinto muito que, em tempos de criatividade aflorada, a população tenha esquecido de cantarolar a saudosa Arruma a mala aê.

Cabe certinho!

Manuela Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.

17 respostas

  1. A gestão de Vane tinha tudo para ser um bom governo, se não fosse as más escolhas da sua base política vindas, principalmente, do partido do seu vice-prefeito o PCdoB, que tornou inviável sua gestão que tinha grandes chances de sucesso. Porém, de toda não é desastrosa, haja vista tratar-se de um cidadão íntegro e honesto, coisa rara nos últimos gestores, e que demonstrou desapego pelo poder ao declinar da reeleição muito embora aparecesse na liderança das pesquisas naquela oportunidade. Precisamos de reforma política para evitarmos essas relações políticas incestuosas.

  2. “Um bom advogado é aquele que mostra a verdade e nunca aquele que faz malabarismo” Exemplo,uma cadeira ele diz que é uma mesa, Veja que perfeito anunciado,”Arrume a Mala Aê!”

    Escrever qualquer pessoa escreve,porem,a arte de escrever é restrita,são aquelas que expressas suas ideias de forma simples e sincera, pela qual,o conteúdo é pura verdadeiro.

    Portanto;escrever e escrever,saber pensar,saber pensar,honestidade honestidade, caráter e caráter e por ai as escritas e ideias da humanidade na sua maneira peculiar de ver os 4 anos do governo Vane e,porque não o mundo? Vane 1O,agora é Vane e Vane muda tudo e mudou sim,pra pior.

    Um perfeito anunciado! Nota 1O dez. Parabéns!

  3. Importante para d.Manoel é que se faça muito com pouco dinheiro mesmo que não haja deixado um rombo nas contas públicas, não vem para cá com colóquios flácidos para acalentar bovinos(conversa mole para boi dormir). O que a Srª quer, carnaval criativo com os blocos A,B ou DMP,?!!! ou queria São João com fogos de 0.40.

  4. Sha.manuela é sabido por todos q vane pegou a prefeitura falida com fgts,inss,precatórios e outros e mesmo assim pagando funcionarios em dias o mes para fernado gomes o mes tem 45 dis vira uma desgraça a vidA dos funcionarios e fornecedores..vamos pra fente

  5. Tomara que eu esteja errado, mas acho que Itabuna ainda sentirá falta de Vane. Se “não disse a que veio”, ao menos terminará seu mandato sem deixar um buraco sem fundo nas contas como as gestões anteriores e vem cumprindo com compromissos com o funcionalismo, em tempos de crise do Estado isso é um grande feito.

  6. Os prêmios, ganhos, a nível nacional, que o governo Vane recebeu é que testificam do nível do governo dele, e não opinião de oportunistas!

  7. Essa de que ele pagou INSS e FGTS vocês estão enganados, o rombo é muito grande são mais de 50 meses que os servidores não tem repasses, sem falas dos trabalhadores que estão no SPC pq o ilustre não pagou os consignados do Santander, Caixa e BB., quer mais, respiraores roubados do base e etc…

  8. Desde quando política é carnaval pra ter essa ou aquela música? A sra deixou clara sua posição política duranye as últimas eleições ,portanto é normal que critique seus opositores.

  9. Concordo com o que o Wallace disse “Itabuna ainda sentirá falta de Vane”. Porque o que podemos esperar do novo governo de Fernando Cuma?!!!!! Vamos rezar para o governo de “Cuma” não seja tão pior do que foi a sua última gestão.

  10. Fico lendo o que se escreve a respeito dos gestores desse município, sempre vai haver quem defenda um lado ou outro, somos assim, nos adequamos ao que se identifica melhor. Agora dizer qual foi o melhor prefeito para essa cidade, tá aí um desafio impossível de se chegar a um consenso, por que? Porque nunca existiu, Itabuna, assim como sua vizinha Ilhéus, nunca teve nada que prestasse! Destacar um desses: Azevedo, Fernando, Geraldo etc, políticos da “minha geração” e dizer que foi bom para a cidade é no mínimo uma insanidade. O ranking que Itabuna lidera, o da violência, não é a toa, foi pura falta de visão futura da nossa cidade. TUDO O QUE FOI INVESTIDO, TUDO, FOI POR PURO INTERESSE PRÓPRIO, nunca pelo coletivo, grupos de um lado ou de outro, sempre disputaram o poder, mas sempre para beneficiar o interesse particular, nunca o coletivo (a não ser o coletivo “do grupo”. E assim sempre foi e continuará sendo com a volta do tal Fernando Gomes. O Vane, esse pegou uma bomba, e acredito que de todos, foi o que menos se importou com o particular. Não sou partidário, não dependo de política para sobreviver, sou somente um cidadão que pretende criar os filhos da melhor forma possível!

  11. A palavra Vane significa: Engano, engodo, falsidade, omissão, ato de permitir aos aliados perseguirem funcionários. Tragédia, cinismo, falta de gestão e falta de palavra. Um homem sem palavra é um homem sem honra!

  12. Manuela.bem faz voce de nao le os comentarios.Voce esta certissima,Vane e um cidadao direito,mas como gestor deixou e muinto a desejar.
    Fernando Gomes vai fazer um bom governo como sempre fez,se tabocas tem asfalto e porque foi ele a comprar uma usina,fez a juraci magalhaes,duplicou a ponte,matadouro novo varias vezes,avenida ilheus,hospital de base,mae pobre,vila olimpica,princesa isabel,centro industrial,avenida da vila olimpica incluindo a ponte,poderia ficar aqui enumerando centenas,e toda vez que solicitavamos ele sempre investiu e deixou funcionando o aeroporto de tabocas.Ele pode nao ter estudo,mas e um gestor que todo taboquense tem que tirar o chapeu.E pena que nunca saiu candidato a governador para mostrar como se governa.

  13. Que falta ACM faz para tabocas,mudaram para os ptralhas que nada fizeram para tabocas e ilheus,boto fe que NETINHO ganhe para governador e mostre a voces como e que se trabalha pelo sul da Bahia.
    Ainda bem que Geraldo nao ganhou.porque a regiao esta assim devido a implantacao da vassoura pela sua turma.Espero que tenhamos consciencia e mandarmos a sua turma arrumar a mala e partir.

  14. Quem é mesmo está criatura que faz das suas impressões pessoais um texto no coletivo. Vá aprender a redigir e pensar melhor ao fazer certas comparações. Itabuna teve a gestão mais transparente de sua história. Não entendeu quem não quis porque não se pode atingir todos os objetivos esperados por décadas em quatro anos. Mas que temos uma cidade melhor. Isso temos.

  15. Ao meu ver Vane foi e será um dos melhores prefeitos dessa terra. Vou dizer porque: Ao final de 04 anos do governo não se viu escândalos envolvendo seu nome, não teve apego ao poder rejeitando a sua reeleição. Agora aqueles que o apedrejam vão chorar no final do governo deste que está por vir aguardemos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *