Equipe faz captação exitosa de múltiplos órgãos no HRCC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após adotar protocolos rígidos de segurança sanitária, conforme orientações da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou, na última quarta-feira (30), captação de múltiplos órgãos. Esse foi o primeiro procedimento do tipo, desde o início da pandemia da Covid-19, instalada no primeiro trimestre de 2020.

Realizados três exames, dois clínicos e um complementar (eletroencefalograma), foi confirmada a morte encefálica da paciente. No diálogo realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRCC, com apoio do Serviço Social, da Psicologia e outros setores de apoio, a família decidiu pela doação dos órgãos.

De acordo com o enfermeiro Ronaldo Vital Pereira, coordenador do CIHDOTT do HRCC, a família da doadora decidiu compartilhar o bem com o próximo, fazendo esse ato de generosidade e amor, que é a doação de múltiplos órgãos. “Os familiares disseram sim a captação e desta forma possibilitarão salvar muitas vidas. Que Deus conforte essa família, por esse ato de bondade e coragem. Os pacientes que receberão esses órgãos terão um nova oportunidade e esperança de felicidade, devido a esse ato grandioso”, concluiu.

CAPTAÇÃO SEGURA

O HRCC segue a orientação da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Bahia, resguardando o nível máximo de segurança no serviço de captação, inclusive com ajustes necessários para o fluxo desse procedimento. É feita a coleta do material biológico do doador, por meio do exame PCR, para detecção da Covid-19, caso o teste apresente resultado negativo a doação prossegue, caso positivo a captação é suspensa.

2 respostas

  1. Que outras famílias tenham o mesmo gesto de doar órgãos de quem não vai mais precisar, para alguém que aguarda por uma oportunidade de vida.
    Que sejam recompensados com bençãos do celestiais.

    Damaris

  2. Lindo gesto de solidariedade msm com a perca de uma filha. Creio que nao tenha sido fácil em receber a noticia que um ente querido veio a óbito. Mais so em imaginar que com esses orgaos salvara vidas e pensar que cada órgão que foi retirado tera um pedacinho em cada um que for transplantado. Deus conforte os familiares e Deus abençoe aqueles que ira receber.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *