Judoca itabunense ( uniforme azul) disputará mundial em Portugal
Tempo de leitura: 2 minutos

O itabunense Paulo Ricardo Alves, de 31 anos, será um dos 18 atletas brasileiros que disputarão o Campeonato Mundial de Judô, em Lisboa, em Portugal, no período de 21 a 25 de outubro. O judoca é o líder do ranking brasileiro de judô, na categoria até 73 quilos, e favorito a ocupar o lugar mais alto do pódio na competição.

Para confirmar o favoritismo, Paulo Ricardo enfrenta, diariamente, um grande desafio, que é conseguir tempo para cumprir a jornada como soldado da Polícia Militar da Bahia, dentista e atleta. “Por isso, tenho de organizar muito bem meu tempo para cumprir todas as tarefas. Cinco vezes por semana, eu treino judô, além disso corro para manter o peso. Hoje, estou com 70 quilos”, afirma o atleta ao PIMENTA. Como militar, ele integra o Esquadrão de Polícia Montada da PM (Cavalaria).

Judoca está confiante no lugar mais alto do pódio no mundial|| Fotos SSP-BA

Paulo Ricardo começou a praticar o esporte quando tinha cinco anos de idade e virou um colecionador de medalhas. Em 2019, por exemplo,  conquistou dois campeonatos internacionais, um nacional e três estaduais. Antes da pandemia, em 2020, o atleta chegou ao topo ranking do esporte ao conquistar mais um título nacional.

Paulo Ricardo relata que a pandemia não só causou a diminuição de competições, como também provocou a queda no número de patrocinador. “Acabei perdendo 80% dos meus patrocinadores. Preciso da reposição de, pelo menos, parte deles para seguir a carreira com pouco mais de tranquilidade. Mas independente do que ocorrer, com fé em Deus, eu estarei em Portugal”, conta o atleta. Somente as passagens para Portugal custarão cerca de R$ 6 mil.

O Campeonato Mundial de Judô reunirá delegações de cerca de 30 países, entre os quais Argentina, Chile, Paraguai, Portugal, Polônia e Espanha. A delegação brasileira deve embarcar para Lisboa no dia 16 de outubro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *