O presidente do DEM, ACM Neto, e o governador Rui Costa
Tempo de leitura: 3 minutos

Rui Costa faz uma versão bem piorada dos Governos Lula/Dilma, mas, de qualquer forma, é menos pior do que a direita carlista-bolsonarista.

Carlos Pereira Neto Siuffo

1 – Os governos petistas foram melhores do que os anteriores, de FHC até Sarney, mas, mesmo sendo muito mais inclusivos socialmente, também foram neoliberais. Não fizeram uma reforma estrutural sequer.

2 – Aproveitaram um contexto de alta das commodities e distribuíram rendas orçamentárias. A política macroeconômica, com algumas nuances, foi a mesma de FHC, o tal tripé econômico: câmbio flutuante, meta inflacionária e superávit primário (este chegou a ser de 4,2% do PIB). Seguiram à risca a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), não reestatizaram a Vale. Ao invés disso, privatizaram estatais com o eufemismo das concessões. Nos governos petistas seguiu a desindustrialização, malgrado os esforços nos setores de petróleo-gás e naval.

3 – Não há dúvida de que, mesmo com vacilações e o grande erro do Haiti, realizaram uma política externa muito mais ativa e altiva.

4 – Falavam muito em republicanismo, mas foram um desastre nas indicações ao STF e STJ, fortaleceram o corporativismo do MP e da PF.

5 – Fizeram alguns arranjos, mas não tiveram uma política correta para as Forças Armadas. Perderam a oportunidade quando ocorreu o caso Viegas. Repiso o grande erro do Haiti.

6 – O PT e os movimentos sociais ligados a ele se acomodaram e viraram linha auxiliar do governo. Não aproveitaram as políticas públicas para aprofundar a auto-organização e manter a autonomia política e social.

7 – O PT entrou no jogo político fisiológico do toma lá, dá cá. Palocci não foi o único, e Zé Dirceu não poderia ser dirigente partidário e lobista. Havia corrupção nos governos petistas, mas é uma absurda falsidade tentar passar a ideia de que o partido é mais corrupto do que PSDB, DEM, PP, MDB, PSB e muitas outras legendas. O nível de corrupção petista é infinitamente inferior ao dos demais partidos.

8 – A Lava Jato foi a maior corrupção existente no Judiciário brasileiro e, até agora, ninguém foi punido. Foi uma armação com a participação do Departamento de Estado dos EUA e visava pegar o PT. Evidentemente, a maior autonomia dos governos petistas não interessa aos EUA nem à nossa burguesia ligada ao rentismo. Acrescento que as absurdas, punitivistas e de moralismo raso leis da Ficha Limpa, da Delação Premiada e do Antiterrorismo-GLO foram aprovadas por Dilma.

9  – Os erros de condução do poder facilitaram o golpe que foi dado no Governo Dilma e a posterior e absurda prisão de Lula, mas o golpe foi dado em razão dos acertos. Mesmo o reformismo fraco não é aceito pela burguesia financeira.

10 – Rui Costa faz uma versão bem piorada dos Governos Lula/Dilma, mas, de qualquer forma, é menos pior do que a direita carlista-bolsonarista.

11 – Lula, no imaginário popular, é melhor do que o de carne e osso e, infelizmente, parece tentar reeditar a política anterior, a de 2002. No entanto, ainda é a maior liderança popular que se tem. Cabe ao movimento vivo dos partidos mais à esquerda e ao movimento social pressioná-lo para ter uma política radical e não conciliadora com o neoliberalismo. Lula precisa deixar de ser candidato e ser o líder que o povo brasileiro necessita.

12 – Por isso, é muito importante todo movimento de ruas e a manutenção da movimentação independente e programática de Glauber Braga (PSOL).

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Uesc.

2 respostas

  1. Que comentário raso e totalmente partidário…
    Se a lava jato foi uma invenção e como foi inventado os bilhões que foram recuperados?
    E continua com o discurso de nós x eles.
    Cadê as propostas mais concretas? Só coisas vagas.
    E as vagas são as ondas, que mostram que independente da maré, o cheiro de maresia passa e empesteia, governo após governo, os nossos narizes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *