Produtos de micro e pequenas empresas da Bahia estão sendo expostos no Salon du Chocolat, até esta segunda (1º), em Paris, na França, por meio do projeto Conexão Bahia Mundo, que tem como objetivo a internacionalização das pequenas empresas. A ação Sabores da Bahia é uma parceria da Federação das indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae).
Entre os produtos apresentados no estande do Brasil no Salon, com o apoio do Governo da Bahia, Governo do Pará e a Prefeitura de Ilhéus estão os chocolates sul-baianos Chor, Benevides, Baiani, Mais Cacau e Cantagalo.
Segundo Leilane Benevides, produtora dos Chocolates Benevides, em Itabuna, a fase é de conquista de novos mercados. “Estamos em fase de expansão da marca e esse projeto oferece condições de comercializar nossos chocolates na Europa, um mercado com imenso potencial de consumo”, disse.
De acordo com Maurício Manfre, consultor do Sebrae, o maior desafio das pequenas empresas nas exportações não é a parte operacional mas sim a parte comercial do processo. “Encontrar um potencial cliente, chamar sua atenção para seus produtos, negociar e conquistar uma venda é o grande desafio a ser vencido. O projeto em parceria entre a Fieb e Sebrae-BA tem foco específico nos processos de venda internacional”, afirmou.