Cachoeira subiu 10 metros em Itabuna, desabrigando mais de mil famílias || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registra o maior acumulado de chuvas para o período de dezembro dos últimos 32 anos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ainda segundo o levantamento, Itamaraju, no extremo-sul, foi o município onde mais choveu em dezembro deste ano, com 769,8 milímetros. É cinco vezes maior que a média histórica para o mês. Também é bem maior que a chuva geralmente registrada no período que vai de setembro a dezembro (499,7mm).

Dados meteorológicos apontam que Valença e Ilhéus foram os municípios com os maiores registros de chuva no período das 9h de quinta-feira (23) às 9h de segunda-feira (27). Na sequência, vêm Salvador, Igrapiúna, Camamu, Barra do Rocha, Gandu e Itabuna, o mais populoso do sul da Bahia.

– Valença: 215 mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (64,9mm)
– Ilhéus: 209mm, corresponde a 70,2% a mais da sua climatologia de dezembro (122,8mm)
– Salvador: 188mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (58,1mm)
– Igrapiúna: 202mm
– Camamu: 196mm
– Barra do Rocha: 195mm
– Gandu: 188mm
– Itabuna: 187mm

Na manhã de hoje (28), o governo baiano informou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), desde a última sexta-feira (25), está fazendo vistorias técnicas em municípios do sul, extremo-sul e sudoeste para tentar amenizar o impacto das barragens privadas. Algumas delas se romperam com o grande volume de chuvas. Foram registrados rompimentos de barragens em localidades como Iguá, Jussiape e Quati.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *