Casa diante de plantação alagada na Aldeia Encanto da Patioba, em Itapebi
Tempo de leitura: 2 minutos

A Aldeia Encanto da Patioba fica a cinco quilômetros da Barragem de Itapebi, às margens do Rio Jequitinhonha, no sul da Bahia. Na quinta-feira da semana passada (30), a Prefeitura de Itapebi emitiu alerta para que a população ribeirinha deixasse as residências à beira do rio, pois o nível da água subiu velozmente devido às chuvas que caíram na região e no norte de Minas Gerais.

Cacique Roni mostra estragos da cheia do Jequitinhonha na Aldeia Encanto da Patioba, em Itapebi

Na Patioba, as vinte famílias do povo tupinambá ainda tiveram tempo de recolher alguns pertences, antes da chegada da água barrenta, mas as plantações se perderam na inundação.

“As roças estão tudo debaixo d’água”, diz o cacique Roni, enquanto filma a aldeia (confira vídeo abaixo do texto). Registradas na sexta-feira (31), as imagens enviadas ao PIMENTA mostram a água acima da altura das portas dos imóveis, próxima dos telhados.

Segundo Roni, o rio avançou dois quilômetros além das suas margens. Pés de abóbora, banana, aipim e milho morreram sob a lama arrastada pelas águas. “Grande prejuízo”, lamenta.

A comunidade quer a ajuda do poder público e da sociedade civil organizada para refazer as roças. Roni afirma que precisa de mudas e pediu que a Prefeitura de Itapebi disponibilize um trator para remover a lama e arar a terra. As estradas vicinais da região também precisam de reparo.

A aldeia também necessita de utensílios básicos, a exemplo de roupas de cama, pratos, talheres e caixas d’água. Interessados em ajudar podem manter contato com o cacique por meio do telefone (73) 9 8882-2861. Doações podem ser feitas via Pix: 73 9 8854-4954, em nome de Irapina Barbosa da Conceição, esposa do cacique.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *