Banco Central lançou serviço que "caça" o dinheiro "esquecido" pelo cidadão
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco Central do Brasil lançou serviço que permite a qualquer correntista saber se tem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira. É valor referente a cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas encerradas.

Até junho do ano passado, cliente tinham a receber mais de R$ 8 bilhões desse dinheiro “esquecido”. Muitas vezes, o correntista ou titular da poupança nem sabe que tem esse direito, conforme a instituição.

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), na página do Banco Central na internet, permite a consulta de recursos remanescentes nas contas, para pessoas físicas e empresas, e facilita o processo de devolução.

O sistema oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros casos.

VEJA COMO CONSULTAR

Para a consulta, o interessado deve acessar o site do Banco Central, acessar o link Minha Vida Financeira e, na sequência, Valores a Receber.

Ao final, há o link Consulta ao Relatório Valores a Receber. É só apertar o “Iniciar consulta” e inserir número do CPF. Para consulta mais rápida, o cliente deverá fazer login no Registrato, sistema do BC que aponta dívidas e contas em instituições financeiras em nome da pessoa.

A criação da senha e login pode ser iniciada pelo aplicativo de um banco onde o cliente já possua conta corrente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *