A construção civil ajudou no saldo positivo de empregos formais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 11.279 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro, a Bahia registrou o maior saldo dentre os estados do Nordeste. Ainda no primeiro mês deste ano o comércio varejista registrou crescimento de 2,3% frente ao mês de dezembro. Os dados são Ministério do Trabalho e Previdência.

A Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos de trabalho formais entre os estados nordestinos em termos absolutos. No ranking nacional, o estado ficou na sétima colocação. Em termos relativos à variação do estoque, também se localizou em primeiro lugar no Nordeste e na sétima colocação no país.

O segmento de serviços (+5.926 postos) foi o que mais gerou postos de trabalho com carteira assinada, dentre os cinco grandes setores de atividade econômica em janeiro no estado. Em seguida, foi acompanhado por construção (+3.975 postos), indústria geral (+1.871 postos) e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+168 postos).

COMÉRCIO VAREJISTA

O comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 2,3% no primeiro mês de 2022 frente ao mês imediatamente anterior. No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios registraram crescimento de 0,8%.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, três dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas tiveram crescimento, comparando janeiro de 2021 com o mesmo mês desse ano. “Tivemos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (24,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (11,9%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%)”, listou Leal.

Além disso, o secretário destacou o expressivo aumento do setor de veículos, motos, partes e peças de 49,6% nas vendas em janeiro de 2022, em relação à igual mês do ano anterior. “Essa é a décima segunda expansão consecutiva apresentada pela atividade, o que mostra que a Bahia vem retomando seu crescimento”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *