Tempo de leitura: < 1 minuto

No sábado (21), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, fez a terceira captação de múltiplos órgãos de 2022. O sucesso do procedimento foi comemorado pelos profissionais da unidade, que agradeceram a decisão dos familiares de aceitar a doação dos órgãos do ente querido.

“Esse é um ato de consciência e amor ao próximo. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto”, disse a enfermeira Naama Ramos e Silva, que integra a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Costa do Cacau.

A enfermeira explica que o diálogo da família do doador com os profissionais de serviço social, psicologia e da comissão é muito importante para o esclarecimento do significado que a doação de órgãos tem para a comunidade. “É um momento delicado, no qual precisamos respeitar o luto e, ao mesmo tempo, esclarecer que esse gesto de solidariedade pode salvar a vida de outras pessoas”.

Naama fez questão de elogiar o trabalho da assistente social Fernanda Hage e da psicóloga Katiussa de Magalhães, que, segundo ela, acolheram a família do doador de forma excelente. Também agradeceu aos colegas de enfermagem que contribuíram para o processo de captação.

No Costa do Cacau, o trabalho da Cihdott é feito em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO – Sul) e a Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *