Tempo de leitura: 2 minutos

O servidor público Weltmo Vieira não é mais comandante da Guarda Municipal de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Ele perdeu o posto nesta sexta-feira (15) após o caso de um membro do efetivo da Guarda Municipal ser  flagrado com uma arma em punho agredindo e ameaçando um adolescente. O episódio teria ocorrido na noite de quinta-feira (14).

O adolescente agredido discutiu com um colega de escola e, logo depois, recebeu um telefonema com ameaças, segundo a versão relatada do menor à Polícia Civil, que instaurou inquérito para investigar o caso. No mesmo dia da divergência na escola, o menor teria sido surpreendido, na rodoviária local, pelo pai do colega.

“Você conhece ele? Você sabia que é meu filho? Então agora você está sabendo, desgraça. Abaixe a mão, que eu quero bater só na sua cara, seu filho da p***”, gritou o guarda municipal. Depois desferir vários tapas no rosto do jovem, o servidor público deixa que o filho também bata na vítima, enquanto o questiona quantos anos tem e onde ele mora. Uma terceira pessoa também aparece batendo no adolescente.

Por meio de nota, a Prefeitura de Itapetinga informa que, após notícias de ação violenta de um dos seus membros, foi feito mudança na Guarda Municipal. “O guarda Weltmo Vieira deixa o cargo de comandante e o GM Roberto Caetano Santos assume a liderança da corporação”.

Informa ainda que a administração municipal tomará as providências para que os fatos sejam apurados e os responsáveis punidos.  De acordo com o prefeito Rodrigo Hagge, por se tratar de um servidor público efetivo, a análise da sua punição deve, obrigatoriamente, passar por um processo administrativo, respeitando o contraditório e a ampla defesa.

ERRATA – Este blog errou ao informar que o servidor público Weltmo Vieira teria se envolvido diretamente nas agressões ao menor. Como explicado em nota do prefeito Rodrigo Hagge, ele acabou exonerado por responder, “indiretamente, pelas ações dos seus comandados”./// Atualizado às 01h02min (16/07).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *