Falecido em 2020, Evandro foi professor e reitor da Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, será chamado de Evandro Sena Freire, nome do professor e ex-reitor falecido em 2020. A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário, que recebeu a proposta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).

A trajetória de Evandro na docência se confunde com a história da Uesc, onde ele chegou em 1996, cinco anos após a estadualização da antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi). Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, era mestre em Processamento e Armazenamento de Produtos Tropicais pelo National College Of Agricultural Engineering, e doutor em Engenharia Agrícola e Biológica pela Universidade da Flórida.

Na Uesc, foi diretor do DCET e participou da implantação dos cursos de Física, Matemática e Química, Ciência da Computação e Engenharia da Produção, e do Programa de Pós-Graduação em Física. Também apoiou a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, assim como do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat).

Eleito vice-reitor ao da professora Adélia Pinheiro, que foi reitora por 7 anos, Evandro assumiu a Reitoria da Uesc em 2019 e permaneceu no cargo até o fim do mandato, em 2020, quando se aposentou.

“É difícil não reconhecer o legado do professor Evandro Sena Freire para o DCET, para a Uesc e para a região. Portanto, dar ao Pavilhão o nome do professor Evandro se constitui numa justa e merecida homenagem e retribuição à grande contribuição para o desenvolvimento universitário e científico deixada pelo professor e reitor”, disse o professor Aprígio Bezerra, atual diretor do Departamento.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *