Flávio, Marcelo, Patrícia e Cíntia cobram resposta do poder público || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 3 minutos

Thiago Dias

A zona sul é das regiões mais valorizadas de Ilhéus. Com a maré baixa, a extensa faixa de areia fina é convidativa para caminhadas ou para o tradicional baba de domingo. O terreno plano também é ideal para outros esportes ou para reunir os amigos em volta de uma mesa de tira-gostos e bebidas.

No entanto, nenhuma dessas atividades será agradável se realizada perto dos canais pluviais que desembocam na praia. É que, junto com as águas da chuva e dos córregos, eles levam ao mar o esgoto de ligações clandestinas de casas ou estabelecimentos comerciais, como uma mácula fétida da incivilidade no paraíso.

Água poluída de um dos canais pluviais da Praia do Sul, em Ilhéus

O problema é facilmente driblado por quem vai à zona sul a passeio, mas, para quem investiu alto para morar ali, o mau cheiro de esgoto se tornou uma presença incontornável. É o caso de Cíntia Freire Sá, que mora há cinco anos no Costa Azul, residencial próximo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Um dos canais da rede pluvial deságua na praia ao fundo do condomínio.

“[Me sinto] feliz pela natureza bela e triste pelo esgoto a céu aberto”, disse Cíntia, ao sugerir que o PIMENTA enfatizasse, no texto desta reportagem, o contraste das belezas naturais de Ilhéus com os modos irregulares de habitação comuns na cidade.

Os dias ensolarados reforçam o contraste. O mesmo calor que convida para o banho de mar aquece a água do canal, acentuando o odor exalado na evaporação. O fenômeno é especialmente insuportável na hora do almoço, lamenta Patrícia Bustamante, também moradora do Costa Azul. O apartamento dela fica a menos de 50 metros da desembocadura do canal.

Marido de Patrícia, Marcelo Frange avalia que o problema é tratado com descaso, inclusive pelos ambientalistas. “É uma agressão ao meio ambiente. Ninguém vê? Ninguém se mobiliza?”, questionou.

Moradores do Costa Azul pedem socorro contra esgoto que deságua na praia ao fundo do condomínio || Foto Pimenta

Os moradores do Costa Azul, que receberam o PIMENTA no condomínio, dizem evitar o banho naquela praia. Segundo eles, algumas pessoas já adoeceram após tomar banho ali. A associação desses relatos com a água poluída lhes parece inevitável.

EMBASA E PREFEITURA SE MANIFESTAM

O site levou a reclamação dos moradores ao secretário de Meio Ambiente de Ilhéus, Diego Messias. Ele confirmou que o problema é originado por ligações clandestinas de esgoto e afirmou que enviará equipe de fiscalização ao local, com o objetivo de identificar a origem das ligações e autuar os responsáveis. Segundo o secretário, a inspeção costuma ser feita em conjunto com a Embasa.

O PIMENTA também buscou posicionamento da Embasa. O gerente do escritório local da concessionária em Ilhéus, José Lavigne, explicou, em nota, que a fiscalização da rede pluvial cabe à Prefeitura, segundo o Código Ambiental.

O canal é questão, conforme Lavigne, “é alvo do lançamento de ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem nos bairros Hernani Sá, Barreira, Nelson Costa e adjacências”.

“Todos esses bairros têm Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) com moderno tratamento, devendo cada morador entroncar o esgoto doméstico na rede coletora da Embasa, conforme a lei estadual 7307/1998”, concluiu o gerente.

25 respostas

  1. O mais simples seriam então eles (prefeitura, embasa e meio ambiente ) tomarem atitudes drásticas com.uma solução plausivel e não ficar jogando de um para o outro. Responsabilidade do meio ambiente é de todos, principalmente para que administra o dinheiro dos nossos impostos. Gilberto de Oliveira Moraes. Morador do bloco 4 apto 104.

  2. Observa-se nas justificativas apresentadas que, além do sério problema nunca ter merecido preocupação pelos referidos órgãos públicos, os habitantes do Condomínio Costa Azul, principais prejudicados, a comunidade frequentadora daquele trecho da linda natureza, bem como os turistas continuarão a sofrer sérias ameaças às suas saudes sem a merecida atenção das autoridades municipais.

  3. Essa situação é muito antiga e não há nenhuma disposição dos órgãos responsáveis em resolver . Inclusive Gastam tempo e dinheiro com visitas de agentes de saúde nos apartamentos, mas sabem que a imensa quantidade de mosquitos no condomínio se deve à presença da água e entulhos. Ap 302 bloco 2

    1. Esse esgoto que e despejado no mar, é bem antigo, e a prefeitura e embasa nunca resolveu esse problema agora vem dizer que e esgoto clandestino conversar fiada, isso aí e de muitos anos.

  4. É um jogo de empurra e que ninguém tem boa vontade de resolver. Afinal de conta, os principais responsáveis com certeza não utiliza dessa praia. Essa praia é uma grandeza e que precisa ser solucionado esse problema de anos. A água do mar imprópria para o banho acarreta em sérios problemas de saude. Pedimos urgência na solução desse caso.

  5. Bom dia!
    Estamos aguardando uma solução e resposta do poder público e da embasa. Já faz alguns meses que estamos clamando por uma providência, pois fica inviável utilizarmos a praia.
    Bl. 02 Apt 05

  6. Prefeito, o Sr. mora aqui pertinho! E passa pela frente do Condomínio Costa Azul, venha tomar um cafezinho conosco! ao invés de sabor o Sr sentirá ODOR!..Clamamos sua ajuda!!!

  7. A mesma situação acontece no centro da cidade em frente a caixa econômica próximo a delegacia o esgoto cai no mar 24 horas por dia sem nenhum tratamento.

  8. A situação dos esgotos na cidade de Ilhéus é uma Vergonha. Uma cidade tão linda por natureza ser tão mal cuidada. Quase 500 anos de idade e ser tão atrasada. É um constrangimento ouvir de um turista a indagação sobre as praias poluídas no caso zona Norte da cidade em especial. Ilhéus pelo ícone cultural e turístico Brasileiro e até mesmo Mundial eu sentiria vergonha de dizer que sou prefeito desta cidade tão mal cuidada, com tantos problemas que nunca são resolvidos por má gestão e má vontade de desenvolver a cidade. Ilhéus merecia ser a cidade mais linda e bem cuidada da Bahia.

  9. Já faz anos que frequento Ilhéus. Morei 1 ano no Condomínio Costa Wzul. O esgoto a céu aberto tira totalmente a beleza da praia ao lado do Condomínio. Espero providências das autoridades competentes, com urgência. A reclamação dos moradores é antiga.

  10. Este esgoto a céu aberto estava antes ou depois da construção do condomínio?? Não foi feito um estudo no local?? Se a construtora colocasse no ato da construção que só iniciaria a obra caso esse problema fosse sanado não seria mais plausível. A prefeitura não está preocupada com isso. De repente com a candidatura da mulher do prefeito quiçá iniciem uma limpeza e tal até passar a eleição. Como de praxe em toda política. Pobre dos moradores que investiram não só o dinheiro mas num sonho de morar no paraíso. O sonho tá virando pesadelo.

    1. Olá, boa tarde, Sr. Augusto! É muito anterior ao condomínio Costa Azul. Esse esgoto na praia tem mais de 20 anos, Inclusive, durante a construção desse condomínio, foi realizada a ligação de UMA MANILHA de uns 40 cm de diâmetro de (água da chuva [OU] água de esgoto, não sei dizer se irregular) saindo do condomínio em questão e a conectaram numa das duas MANILHAS GRANDES que desaguam na praia as águas da chuva e dos esgotos clandestinos do bairro Hernane-sá. Há solução! Cabe à Embasa conectar na rede geral de tratamento de esgoto as
      8 manilhas que despejam esgotos clandestinos no canal da AV. Silvio Silva (antigo Eixo coletor Principal) e verificar/corrigir a ligação do Costa Azul se é água de chuva ou esgoto.

  11. Sugestão de solução para o problema ambiental do esgoto na praia do Sul: No Bairro Hernane-sá pode-se perceber claramente, há muitos anos, que as águas de esgoto na praia do Sul, desembocam de manilhas diretamente no canal pluvial da Avenida Silvio Silva, de onde em princípio deveriam correr apenas águas da chuva. A solução mais eficaz para esse problema está em a Embasa informar à população da Urbis que: 01) Irá bloquear temporariamente as manilhas onde há ligações de esgotos clandestinos e, para evitar que o esgoto retorne para dentro das casas que possuem essas irregularidades, que os moradores se manifestem dentro de um prazo estipulado a fim de que a Embasa possa redirecionar esses esgotos clandestinos para a tubulação apropriada sem prejuízo para os proprietários! Quanto àqueles que não se manifestarem informando a Embasa a tempo, terão um breve inconveniente de esgoto retornando para dentro de suas casas o que também será resolvido pela Embasa logo que informada sobre a situação. Desse modo resolve-se o problema ambiental de décadas e a praia do Sul será mais saudável e muito mais linda tanto para os ilheenses quanto para o turismo!

  12. Se já tem tratamento de esgoto não é difícil deresolver é só fiscalizar e punir os responsáveis falta boa vontade dos órgãos responsáveis

  13. Perdi a conta de quantas vezes denunciei esse descaso. E não é só aí. Embaixo do Vesúvio praia tem um, após o Hotel Praia Sol há outro, no Hotel Jardim Atlântico tem mais um e por último antes da Cavana Guarani.

  14. Boa tarde, pessoal!
    Acerca desse problema ambiental e de saúde pública do “esgoto a céu aberto” na praia do Sul, há outra solução mais simples, muito mais eficiente e eficaz: Basta que a Embasa faça um desvio das manilhas que despejam esgotos clandestinos no canal pluvial do Hernane-sá, conectando-as à rede geral de tratamento de esgoto.
    Essa solução é mais simples mais barata e sem transtornos para a população, portanto mais viável, podendo ser executada de duas maneiras: 01) solidariamente/voluntariamente pela Embasa; Ou, 02) Sob determinação da justiça com obrigação de cumprimento de prazo e aplicação de multas em caso de negligências!
    De qualquer uma das duas formas a população ilheense vai ficar muito feliz com o resultado de poder desfrutar da praia limpa, sem mal cheiro, sem contaminações, sem riscos de adoecimento de bahistas e crianças e sem prejuízo para o turismo da cidade.

  15. Estive aí este gostei muito de Ilhéus praias lindas mas este esgoto sendo jogado nas praias como eu presenciei deixa muito a desejar a cidade merece um olhar mais cuidadoso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *