Pedalada Azul atraiu cerca de 2 mil ciclistas na edição de 2022 || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

Cerca de 2.000 ciclistas participaram da Pedalada Azul, em Itabuna, neste domingo (6). Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, o evento teve como percurso ruas e avenida do Centro e de bairros como o São Caetano, coloridos de azul, a cor-símbolo do Novembro Azul de ações contra o diabetes.

“Esse é um evento que valoriza a saúde, porque a prevenção evita o agravamento do diabetes e é um marco da Campanha Novembro Azul porque une toda a cidade, numa atividade que confraterniza as pessoas em torno de uma causa de grande alcance”, afirma o médico Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes.

Parceira da campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Itabuna ofereceu suporte para a Pedalada, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito. “A Pedalada Azul, ao percorrer o centro e bairros leva a importante mensagem da prevenção, que é um dos focos da campanha e estamos garantindo que todo o trajeto seja feito com segurança” disse o secretário Thales Silva. Já a secretária municipal de Saúde, a médica Lívia Mendes, ressaltou vê na ação mais uma “demonstração de que o diabetes pode ser controlado com atividade física, alimentação saudável, conscientizando a população de Itabuna e colorindo a cidade de azul”.

Evento reúne público de idades variadas || Foto Pimenta

MUDANÇAS DE HÁBITO

O evento teve a participação de grupos de pedal do município. “A Pedalada Azul incentiva uma mudança de atitude, mostrando à população que é possível conviver com o diabetes através da prática de esportes e de uma alimentação saudável, além de ser um exercício de cidadania, arrecadando alimentos para as famílias carentes”, afirma Ana Sales do Grupo Pedal Bom.

Aos 65 anos, o cadeirante Luiz Abdo Miralha, fez questão de participar da Pedalada Azul. “É muito estimulante estar aqui, dando um exemplo de que a gente deve ser unir em torno de um evento que valoriza a qualidade de vida”. Durante todo o percurso, um minitrio fornecia orientações sobre as formas de prevenção da doença. O evento foi encerrado na Praça Rio Cachoeira, com sorteio de brindes, prática de ginástica e apresentação do DJ Nadinho.

MUTIRÃO NOS DIAS 17 E 18

A Pedalada Azul, que teve a coordenação dos grupos de ciclismo de Itabuna, contou com o apoio do Hospital Beira Rio, Caixa Econômica Federal, Óticas Carol e Novonordisk, é um dos eventos de mobilização para o 18º Mutirão do Diabetes de Itabuna, que, neste ano, será nos dias 17 e 18 de novembro, na Terceira Via Hall (Avenida J.S. Pinheior), com serviços médicos e orientações gratuitos para toda população.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *