Daniele e Andréa representam Itabuna na Expocatadores 2022 || Foto CVR
Tempo de leitura: 2 minutos

Pouco mais de um ano e meio após o fechamento do lixão de Itabuna, a experiência do município sul-baiano foi apresentada na Expocatadores 2022, em São Paulo. Maior evento do gênero na América Latina, a exposição reuniu mais de três mil pessoas de 26 estados brasileiros e do exterior. A representação itabunense coube à vice-presidente da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), Daniela dos Santos Pereira, e à assistente social Andréa Pires dos Reis, da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).

Realizada na última semana, a exposição foi palco de diversas atividades sobre reciclagem, educação ambiental, logística reversa, coleta seletiva solidária, economia circular inclusiva e cooperativismo solidário.

No evento, Daniele Pereira falou sobre a mudança do antigo lixão para uma Central de Triagem, viabilizada por um contrato com a Prefeitura de Itabuna e pela parceria com a DPE-BA, responsável pelo Programa Mãos que Reciclam. Além dessas instituições, o trabalho teve apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), da CVR Costa do Cacau, do Cesol Litoral Sul e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Segundo Daniele, no início da mudança, os agentes ambientais enfrentaram dificuldades de adaptação, mas, hoje, a melhoria das condições de trabalho é evidente. “Saímos do lixo ao luxo”, brincou a dirigente. “A renda está melhorando com as parcerias e os com grandes geradores [de resíduos recicláveis], lojistas e, em especial, o grupo Boticário, que também abraçou o projeto”, acrescentou. Atualmente, a AACRI vende o material coletado a compradores da própria Bahia e de Minas Gerais.

PRÊMIO INNOVARE E ENCONTRO COM LULA

Expocatadores 2022 reuniu mais de três mil pessoas em São Paulo

Andréa Pires dos Reis apresentou o programa Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública da Bahia, que, recentemente, venceu o Prêmio Innovare 2022, na categoria Defensoria Pública. Na Expocatadores, a assistente social representou a equipe liderada pelas defensoras públicas Kaliany Gonzaga e Aline Brito Muller.

Por meio do programa, a Defensoria desenvolve ações para garantir acesso dos catadores à condição digna e saudável de trabalho, para que conquistem o reconhecimento da comunidade itabunense, do setor produtivo e do poder público.

A Expocatadores 2022 foi encerrada com um encontro com o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que foi solicitada a criação de uma secretaria especial no Ministério do Meio Ambiente para o fortalecimento das cooperativas e associações de catadores.

“Nunca imaginei que poderia sair do lixão. Hoje, sou vice-presidente da AACRRI, falei para os meus irmãos catadores num evento que vieram pessoas de toda a América Latina e aprendi muito com cada um deles. Ainda pude participar de um encontro com Lula. Sou muita grata a todas as instituições que vem nos apoiando”, concluiu Daniele, que viajou a São Paulo com apoio da CVR Costa do Cacau.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *