Marão discursa na abertura dos trabalhos da Câmara de Ilhéus || Reprodução/Youtube
Tempo de leitura: 3 minutos

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), fez um balanço dos seis anos de Governo e apresentou resultados deste período, nesta terça-feira (7), na mensagem de abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Ilhéus em 2023. Ele também acenou para os servidores afastados da Prefeitura desde janeiro de 2019 e disse que sua gestão valorizou os funcionários do municípios, cutucando antecessores que enfrentaram movimento grevista.

Com o pronunciamento dividido em tópicos, ao falar da saúde, Marão começou pela atenção básica. Segundo ele, antes de seu Governo, a cobertura da rede municipal era das piores da Bahia. “Quando eu peguei, em 2017, você tinha 18% [de cobertura]. Isso significa que não tinha investimento quase nenhum na prevenção, que é a atenção primária à saúde”, declarou.

Até novembro de 2022, dado mais recente disponibilizado no site do Ministério da Saúde, a cobertura da atenção básica em Ilhéus chegou a 55,04%, segundo consulta feita hoje (7) pelo PIMENTA.

Na área de educação, continuou o prefeito, o município reformou ou requalificou 82% das escolas da zona urbana e 69% das unidades do campo. Além disso, Marão disse que vai entregar as três primeiras creches construídas pelo município em toda a história de Ilhéus, compromisso que assumiu ainda na campanha de 2016. Segundo o prefeito, a primeira creche está em construção na Rua da Horta e as outras duas terão suas ordens de serviço assinadas neste ano. O Governo também pretende construir nova escola de ensino fundamental no Teotônio Vilela.

As reformas do Ginásio de Esportes Herval Soledade e do Estádio Mário Pessoa, que voltou a receber jogos da Série A do Baianão, também foram lembradas por Mário Alexandre. “Vocês pensam que é fácil? Não é fácil, tudo isso foi [feito] com recurso próprio, pagando em dia, dando melhoria do tíquete [de alimentação] do trabalhador, dando melhoria do reajuste salarial do nosso trabalhador”, acrescentou, dirigindo-se aos vereadores.

PREFEITO FALA EM PDV PARA SERVIDORES AFASTADOS

Nesse momento, o prefeito mencionou a vereadora Enilda Mendonça (PT), professora do município e líder sindical, para fazer um aceno aos servidores contratados pelo município antes da exigência de concurso público e que, em 2019, após decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, foram afastados da Prefeitura por Mário Alexandre. Hoje, o prefeito disse que nutre o sonho de resolver o problema.

– Nós vamos resolver o PDV [Plano de Demissão Voluntária] daquelas pessoas que ficaram ainda pendentes, para que a gente possa estar podendo colaborar com aqueles pais e mães de família, que a gente nunca quis [afastar da Prefeitura], foi uma questão judicial, mas que a gente pode renegociar, eu acho que fica bom pra todo mundo, porque o município não quer, aqui, atrapalhar ninguém, quer ajudar as pessoas. Não pode é se atrapalhar – declarou.

Após o afastamento, os trabalhadores apelaram ao Tribunal do Estado da Bahia (TJ-BA) contra a sentença de primeira instância. Três anos se passaram desde então e o recurso ainda não foi julgado. Nos meses que se sucederam à saída dos servidores da Prefeitura, Marão enfrentou protestos de rua, que perderam força com o tempo. No discurso desta manhã, o prefeito excluiu aquelas manifestações da memória de seu Governo e aproveitou para alfinetar antecessores que foram alvo de protestos e greve.

– Nunca tive a infelicidade de ter uma greve, nunca vi professor na porta da Prefeitura, acampado ou andando pela rua. Pelo contrário, ando com os servidores, com os pais e mães de família, trabalhadores da cidade de Ilhéus, de braços dados, tentando arrumar, organizar, ajudar. O que o Governo pode fazer a gente faz. E a gente tem procurado fazer. Todos os governos, se vocês verem, tinham greve de trabalhador. Todo governo tinha trabalhador na porta, tinha barraca parada, enfim – concluiu Marão.

3 respostas

  1. Devia tomar vergonha na cara e nunca mais se candidatar a nada, nunca Ilhéus viu tamanha incapacidade, se não fosse o governo do estado Ilhéus estaria entre as piores cidades do mundo.

  2. Eu sou um dos afastado, ele poderia terminar com nossa angústia, era regularizado o nosso INSS para que aquele que não consegui se aposentar tenha condições de se aposentar com dignidade

  3. Vergonhoso. Prefeito fanfarrão.
    Ilhéus se tornou uma cidade suja, cheia de buracos, sem emprego e com alto índice de criminalidade.
    Nenhuma secretaria funciona bem. Uma má vontade em se resolver a demanda da população.
    Vc, prefeito, surfou na onda da verba do governo estadual e federal para construção de alguns bens e serviços. Nada veio da prefeitura.
    2024, espero que seja o seu último ano e de sua corja reinar, mamando nas tetas da gestão pública municipal. Essa gestão acabou com a cidade. Bando de gente incompetente ocupando as secretarias.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *