Comércio na área histórica de Ilhéus, no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apontou nova queda do índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), que bateu -191 pontos em janeiro de 2023, numa escala de -1.000 a 1.000.

De acordo com a autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), esse é o menor patamar de confiança dos empresários baianos desde junho de 2021, quando o Iceb desceu a -210 pontos. Além do mais, trata-se da terceira pontuação abaixo de zero seguida após três meses com resultado positivo. A confiança do empresariado local, dessa forma, manteve-se na zona de Pessimismo Moderado, segundo a classificação do indicador.

O resultado mais recente representou queda de 104 pontos quanto ao averiguado em dezembro de 2022 (-87 pontos). Já em relação ao registrado um ano antes (-147 pontos), a pontuação atual indicou recuo de 44 pontos.

A retração do nível de confiança de dezembro a janeiro, informa a SEI, afetou Agropecuária, Indústria, Serviços e Comércio. No comparativo com janeiro de 2022, a diminuição da confiança também foi vista nos quatro setores. Ao final do mês, a Agropecuária marcou -133 pontos; a Indústria, -136 pontos; os Serviços, -231 pontos; e o Comércio, -158 pontos.

Do conjunto avaliado de temas, os itens crédito, juros e PIB estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis exportação, capacidade produtiva e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês. Clique aqui para ver o boletim completo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *