Andresa Silva, Cristiano Villela, Bruno Luperi, Dayana Andrade, Felipe Pasini e Adriana Reis no CIC com Palmeira e Fagundes na primeira versão de Renascer || Imagens CIC e Acervo Globo
Tempo de leitura: 3 minutos

A novela Renascer ganhará nova versão na telinha da Rede Globo em 2024. O remake será escrito por Bruno Luperi. Ele esteve no sul da Bahia nos últimos dias para conhecer ambiente e cultura regionais e colher histórias locais. Bruno é neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão da novela que foi um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira nos anos 1990.

O trabalho de pesquisa no sul da Bahia incluiu visitas a produtores rurais e a centros de pesquisa na região. Bruno se reuniu com a direção do Centro de Inovação do Cacau (CIC), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), além de produtores e pesquisadores.

Quem recebeu a equipe na Uesc foi o diretor do CIC, Cristiano Villela Dias. Para o Centro, a nova versão “será uma grande oportunidade para reforçarmos pontos importantes de qualidade e sustentabilidade da cacauicultura baiana”.

Assim como a adaptação de Pantanal na relação homem-pecuária-natureza, a nova versão de Renascer poderá mostrar inovações na produção do cacau no sul da Bahia, onde agricultores passaram a investir não apenas na amêndoa. O chocolate torna-se fonte de renda para a região.

Itabunense Jackson Costa interpreta padre Lívio em “Renascer” || Reprodução Viva

NOVO REMAKE APÓS SUCESSO DE PANTANAL

A decisão da Globo pelo remake segue script de sucesso da teledramaturgia brasileira registrado com a novela Pantanal, também de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela extinta TV Manchete, na década de 90. A versão de 2022, na Globo, foi escrita pelo neto de Benedito.

Fagundes, Adriana Esteves, Tarcísio Filho e Marco Ricca em “Renascer” || Reprodução Viva

A primeira versão de Renascer, que teve locações em Ilhéus, Barro Preto e em Itabuna, apresentava como protagonistas Antônio Fagundes, Marcos Palmeira, Adriana Esteves e Patrícia Pillar. O elenco reunia outros nomes de peso da teledramaturgia nacional, a exemplo de José Wilker, já falecido, Eliana Giardini, Fernanda Montenegro, Tarcísio Filho, Osmar Prado e o itabunense Jackson Costa, que interpretou o padre Lívio.

Renascer foi ao ar há 30 anos, com o primeiro capítulo exibido em 3 de março de 1993. Narra a saga de José Inocêncio, interpretado por Leonardo Vieira na primeira fase e Antônio Fagundes na segunda. Fagundes trava relação dura com um dos filhos, João Pedro, interpretado por Marcos Palmeira. A rejeição ao filho ocorre porque a esposa de José Inocêncio, Maria Santa, morre ao dar à luz João Pedro. Mais tarde, o velho se apaixona pela namorada do filho, Mariana (Adriana Esteves). A rejeição torna-se ódio.

Confira chamada que apresentava o elenco do maior sucesso da Globo na década de 90.

TALENTOS E ECONOMIA REGIONAIS

O publicitário Gilvan Rodrigues, que pôde acompanhar as gravações da primeira versão de Renascer, além de auxiliar a equipe de produção juntamente com o fotógrafo Carlos Castilho Ottoni, diz que a novidade traz impactos positivos para a economia e as artes do sul da Bahia.

“A novela fortalece a marca Ilhéus, promove empregos na região. Há incremento na rede hoteleira, além de resultar na descoberta de talentos regionais”, afirmou ele ao PIMENTA. “A população recebeu a novela – e a equipe – com imensa alegria”, relembra.

Gilvan tem forte ligações com a região onde foi gravada a maior parte das cenas da novela, o Banco do Pedro, onde nasceu. As principais locações da época foram, além de Banco do Pedro, Castelo Novo, Lagoa Encantada e Rio do Braço e a Fazenda Renascer – batizada à época como Lagoa Pequena. Em Itabuna, cenas foram rodas em espaços como o Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia.

Dos mais requisitados pelo mercado publicitário à época, Carlos Castilho Ottoni lembra do período da novela como dos mais férteis para a fotografia. Além de trabalhos para a própria Globo, tendo Renascer como tema, Castilho teve muitos dos seus trabalhos do set de filmagem publicados em revistas semanais e jornais. “Havia muita curiosidade sobre a região retratada em Renascer, se cria grande apelo mercadológico”, afirma em entrevista ao PIMENTA.

Abaixo, Jackson Costa, interpretando padre Lívio, declama poesia de Otávio Barbosa Júnior.

23 respostas

  1. Jakson explodiu depois desta novela. Assistir em 1993 e já estou na expectativa para a nova trama, que acredito abordará além do cacau o chocolate, atualizando os novos sem tempos desta atual geração, de uma nova economia regional, inclusive de serviços.

    1. Ótima novela. Já assisti mais de 40 vezes. Fora a novela tieta. Já vi mais de 100 vezes. Gosto de analizar todos os detalhes. Se precisar de alguma opinião sobre o roteiro, é só entrar em contato.

  2. Essa novela sem dúvida foi uma das melhores coisas que ja assisti, una novela com conteúdo.
    Fuco felis que estaremos assistindo uma produção maravilhosa eu mesmo estou vendo Renescer no globo play de novo
    Incrível, Parabens a Globo.

  3. Sou ator. Carioca morando em Canavieiras. Atuei no longa metragem.?? As margens de Canavieiras. Terá lançamento previsto para maio 2023.
    E em gravação o Cajueiro de Carlo.? ?Longa que está rodando em Canavieiras. Onde atuo também
    Para o remake de renascer qual o contato em Ilhéus?

  4. Além de Jackson Costa tem tbm outro ator de Itabuna q poderia fazer parte deste elenco que é Osvaldo Mil q já interpretou vários personagens na globo inclusive coronel Kazuza na nova versão de Gabriela

  5. Poderiam criar uma “continuação”, 30 anos depois. Marcos Palmeira como João Pedro mais velho. Atores vivos nos seus respectivos personagens.

  6. Tenho ótimas recordações de Jackson Costa na época em que fazíamos teatro juntos em Itabuna. Atuando no teatro, na televisão, tocando instrumentos musicais, cantando ou recitando poemas…Sou fã. Principalmente pela humildade que nunca lhe faltou!

  7. Novela muito boa. Ja assistir uma 3 vezes de tao boa q é. Tomara q a globo refaça a trama mais nao mude muito. Nao coloque cenas improprias. Apologia ao homossexualismo. Pois a antiga deu gosto de assistir.

    1. A única apologia que existe e ao crime. E vc acabou te cometer um tá homofobica deve ser a pior pessoa do mundo e tirando onde de certinha né

  8. Gravem na lagoa encantada,talvez as autoridades façam algo por aquele lugar
    Que é lindo,tem uma lagoa incrível,onde nasci e fui criada!
    Mais as estradas se encontram abandonadas
    A população a anos se esconda esquecida!

  9. Já estive turistando na Fazenda Renascer, próximo a Ilhéus ,e um local maravilhoso, meio místico , senti uns arrepios por lá , e o funcionário que nos recebeu confirmou que pessoas estranhas qd se aproxima e normal essa sensação.Amei TD .Vou rever a novela com entusiasmo.

  10. Vai ser uma honra ,poder rever de perto novela que teve bastante reconhecimento,em um a ótima produção. Sou de Banco do Pedro bem perto dessa maravilhosa de novela. Espero ser chamada.

  11. Novela maravilhosa, espero wue o remake seja tão lindo qto o original…mudem algo mas com grandeza que a novela pede, não coloquem coisinha bobas e muito menos mi mi mis sem necessidades.

  12. Sou de Ipiaú…Estou revendo no momento “PEDRA SOBRE PEDRA” no site “NOVELASFLIX” tem muita novelas antigas, site muito bom… Antes de rever”PEDRA SOBRE PEDRA ” foi Renascer, que delícia de novela! Não vejo a hora de começar a nova trama.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *