Jerônimo Rodrigues fala sobre demandas de Itabuna ao Governo do Estado || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que o Projeto Mais Água para a Cidade e a reforma do Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão) foram os principais assuntos de sua conversa com o prefeito Augusto Castro (PSD), durante sua agenda em Itabuna, nesta sexta-feira (3). “A primeira coisa que ele me falou, hoje de manhã [ontem], foi sobre o estádio, mas ele também trouxe uma demanda urgente. Nós temos uma demanda urgente, que é a demanda de água”, relatou Jerônimo, em coletiva no Teatro Candinha Doria.

Representantes de Governo do Estado e Prefeitura de Itabuna devem se debruçar sobres as demandas da cidade e avaliar as condições orçamentárias, explicou Jerônimo. Também lembrou que a reforma do Itabunão foi assegurada pelo hoje ministro da Casa Civil, Rui Costa, e afirmou que honrará os compromissos assumidos pelo ex-governador.

– Uma coisa eu lhe garanto, não vai ficar sem fazer o trabalho no estádio. Não vai ficar. Mas, nós temos um problema de água em uma parte grande da cidade. O prefeito colocou isso, defendeu os dois projetos. Agora é fazer conta. É matemática, é cofre. O que nós pudermos antecipar dos dois projetos nós faremos, mas eu tendo a ver a questão da água – declarou Jerônimo Rodrigues.

Ele disse que entende a expectativa dos torcedores do Itabuna Esporte Clube de ver o time jogar em casa. O Dragão do Sul vive boa fase e enfrentará o Bahia nas semifinais do Baianão 2023 (veja aqui). “Eu também quero ver o Itabuna campeão. Torço muito pelo futebol do interior da Bahia. [O Campeonato Baiano] se afunilando agora com quatro clubes, espero que o Itabuna tenha sucesso”, afirmou.

AUGUSTO QUER PARCERIA NA SEGUNDA ETAPA DO “MAIS ÁGUA”

Orçada em R$ 17 milhões, a primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade está em curso e consiste na ampliação da rede de abastecimento da Emasa, com nova rede adutora de seis quilômetros, além de dois mil metros de rede secundária. Já a segunda fase será a instalação de dois reservatórios de água nos bairros Novo Jaçanã e Novo Lomanto.

Após a coletiva do governador, ainda no palco do Candinha Doria, o prefeito Augusto Castro informou ao PIMENTA que a segunda etapa do Mais Água deverá ser concretizada em parceria com o Governo do Estado.

– Hoje, enfrentamos uma grande dificuldade. Itabuna tem 120 mil pessoas que recebem água de 15 em 15 dias. É o sistema de manobras. Estamos com um projeto de ampliação [da rede de distribuição de água], com uma adutora de seis quilômetros e dois grandes reservatórios, um de cinco milhões de litros e outro de três milhões. Solicitamos ao governador os dois reservatórios, [orçados em] R$ 8 milhões, porque Itabuna precisa ampliar o sistema de abastecimento e ter água 24 horas nos domicílios – disse o prefeito.

13 respostas

  1. Algo me parece sem nexo na fala do Governador, como assim? A rede de Abastecimentode Itabuna é municipalizada, e conforme os balancetes fiscais a Empada está saudável financeiramente não entendo onde entra o + Água para Itabuna, e a reforma do Estádio. Alguém esta enganada ou tentando enganar, temos que saber quem?

  2. O grande erro de Itabuna foi municipalização da água, mais fica o exemplo para as cidades que manifesta essa vontade, outro dia ouvi uma fala desse assunto em Jussari, só em algumas cabeças que vão se beneficiar para apoiar essa besteira, a embasa com uma estrutura gigante tem que comandar o sistema de toda a Bahia e ponto final.

  3. Itabuna Juazeiro conquista cidade que merese atenção uns verdadeiras polcida gt de futebol cabi capacidade 20 mil pessoas bons gramado iluminação inico lazer povo merese com pp Municipal estadual todo comércio

  4. O atual Sistema de Distribuição de Água de Itabuna foi implantado na Gestão de Geraldo Simões – PT há 21 anos atrás, para um período de Plano de 20 anos, atendeu a cidade todo esse período, e agora já está na hora de nova ampliação da distribuição. As graves faltas de água que ocorreram deveram-se ao atrazo da implantação da Barragem do Colônia, que também foi projetada naquela época, mas só foi concluída em 2018.

  5. Depois de 6 meses numa luta para a LICITAÇÃO da reforma do nosso estádio, enfim, em 31.01.2023, foi publicado no DIÁRIO OFICIAL, o resultado e, dado a conhecer a empresa vencedora. A expectativa do torcedor foi muito grande e, ao invés da ASSINATURA da ORDEM DE SERVIÇO, vem o Governador com conversa mole, tornando angustiante nossa espera e deixando dúvidas quanto a realização das obras, tão urgente para nosso esporte. Não justifica a utilização de contas a fazer, haja visto a pequena monta de recursos para o ESTADO . Tão de brincadeira !

  6. Depois da ampliação do abasteciemnto de água, a lógica seria o esgoto tratado e não campo de futebol.
    Enquanto isso o Cachoeira agoniza!

  7. Itabuna precisa de pouco:
    Um homem político comprometido com a cidade, um homem sem conchavos políticos que administre pelo progresso e não pela reeleição.
    Um novo Ubaldo Dantas precisa surgir, aí a cidade será renovada e ressurgirá das cinzas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *