Walmacy Pereira: ovos são fabricados com chocolate de alta qualidade || Foto Daniel Thame
Tempo de leitura: 2 minutos

A fábrica-escola do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun está a todo vapor. Estudantes do curso de Agroindústria trabalham na produção de ovos de Páscoa e bombons que serão doados para alunos e trabalhadores da própria escola. As guloseimas de chocolate também serão distribuídas para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Implantada pela Secretaria de Educação do Estado, a fábrica-escola deve produzir mais de 2.500 ovos de Páscoa nas versões com 45% e 56% de cacau, além de 5.500 bombons, até o final deste mês. A produção usará, ao todo, meia tonelada de chocolate produzido com amêndoas de alta qualidade.

O estudante Renato Fiuza participa de todo o processo de elaboração dos ovos de Páscoa. “Sou apaixonado pelo chocolate, e a escola oferece todas as condições para que a gente possa evoluir e crescer profissionalmente, já que pretendo fazer um curso superior e atuar nesse mercado. Essa produção não só amplia os conhecimentos, como incentiva a solidariedade”, diz.

Já a estudante Eduarda Santos afirma que a atividade na fábrica-escola é muito gratificante. “Pretendo trabalhar com chocolate porque amo essa profissão. Além disso, fico feliz em saber que esses ovos de Páscoa vão fazer a alegria de muitas crianças. Na terra de Jorge Amado, chocolate pra mim é uma paixão”, acrescentou.

Renato e Eduarda falam sobre experiência no mundo chocolate || Foto Daniel Thame

Walmacy Pereira Souza, ex-aluna da primeira turma e atual orientadora na fábrica-escola, disse ser apaixonada pelo que faz. “Tive uma ótima orientação e hoje posso transmitir esses conhecimentos para os estagiários. É a carreira que quero seguir profissionalmente, sempre buscando me aprimorar nessa área fascinante”. Ela acabou de ser aprovada no Curso de Cacau e Chocolate da Universidade Federal do Sul da Bahia, que mantém o itinerário contínuo, por intermédio do Sisu, para estudantes do Ceep do Chocolate Nelson Schaun.

EMPREENDEDORISMO

A professora Joelma Mendonça, responsável pela fábrica, ressalta a satisfação de ver os adolescentes amadurecendo no trabalho. “Isso traz uma satisfação muito grande, no conceito de uma escola pública de qualidade, que oferece toda a estrutura para capacitação e inserção num mercado com enorme potencial de crescimento. Num momento especial como a Páscoa, eles têm a oportunidade de produzir e desfrutar de um chocolate que, além do sabor marcante, envolve toda a história do cacau do Sul da Bahia”.

O Ceep do Chocolate Nelson Schaun incentiva o empreendedorismo entre os estudantes, através de eventos como o Festival Internacional do Cacau e do Chocolate em Ilhéus-Chocolat Festival, em Ilhéus, onde a produção dos alunos é apreciada por milhares de visitantes do maior evento do gênero na América Latina.

Atualmente, a fábrica-escola conta com cerca de 300 estudantes no curso de Agroindústria, que conciliam o conhecimento acadêmico com as atividades práticas. Além do Ceep Ilhéus, o Governo do Estado mantém unidades do mesmo tipo em Arataca e Ipiaú.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *