Jerônimo negocia contrato e vinda de montadora em reunião com executivos da BYD || Foto Daniel Senna/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a direção da BYD, líder mundial em veículos elétricos, negociam reajuste do contrato para construção e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador.

Hoje (11), as duas partes tiveram reunião em Shenzhen, no sul da China, com o CEO da BYD, Wang Chuanfu, e a vice-presidente executiva da empresa, Stella Li. Ainda no encontro, executivos e Jerônimo analisaram a instalação de fábrica de veículos elétricos no estado nordestino.

A BYD foi a vencedora da licitação da obra do VLT. “A empresa argumentou que a pandemia trouxe impactos para o setor, com a elevação do preço do aço e do próprio maquinário que será usado na implantação do VLT. Iremos estudar as condições para realizar essas correções no contrato, e espero que a gente consiga resolver e dar início às obras o mais breve possível”, disse o mandatário baiano.

Jerônimo disse ter dado garantia de total apoio do Estado para que a BYD instale fábrica de veículos elétricos na Bahia, assegurando “incentivos para a ampliação do uso deste tipo de veículo que traz ganho ambiental e é a nova tendência do mercado mundial de automóveis”.

BYD é líder mundial em fabricação de carros elétricos || Foto Daniel Senna/GovBA

VEÍCULOS “MADE IN BAHIA”

Segundo o governo baiano, até o fim desta semana, a empresa se reunirá com o presidente Lula, que decolou nesta terça-feira para a China. A expectativa é que ele também apresente incentivos para que o investimento seja confirmado no estado baiano.

Antes da reunião com a BYD, o governador visitou uma linha de VLT no distrito de Pingshang. O equipamento é similar ao que será instalado em Salvador. Todo o complexo é controlado de forma remota e tem capacidade para transportar 300 mil pessoas por mês. Na quarta-feira (12), Jerônimo segue para Shangai, onde se integra à comitiva do presidente Lula.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *