Abril Verde chamou a atenção para cuidados e orientou para saúde e prevenção a acidentes
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau promoveu várias atividades pela segurança e saúde no trabalho durante para marcar o Abril Verde. A atividade envolveu o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e diversas comissões.

De acordo com Bruna Sobral, engenheira em Segurança do Trabalho e coordenadora do SESMT do HRCC, o movimento Abril Verde foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado todos os anos no dia 28 de abril.

“Dados do Observatório de Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que entre 2012 e 2022, 25 mil 492 trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Diante desse cenário, todos nós que prezamos pela garantia da cultura de segurança, saúde e preservação da vida dos trabalhadores, devemos estar atentos para adotar medidas que evitem riscos e danos decorrentes das atividades laborais”, afirmou.

Especialistas se reuniram com profissionais do HRCC no Abril Verde

ORIENTAÇÕES

Durante a semana, especialistas debateram temas relacionados à segurança e à saúde no trabalho. A enfermeira Laís Góes, do NHE do HRCC, afirmou que esta orientação repassada foi indispensável para registrar os casos de notificação de acidentes de trabalho, dos funcionários do hospital e de outros trabalhadores que sejam atendidos na unidade hospitalar.

“A partir dessa notificação, temos a real situação dos trabalhadores atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas informações são inseridas através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde”, informou.

Na quinta-feira (27), a equipe organizadora do Abril Verde do HRCC realizou uma blitz para alertar sobre acidente de trabalho com exposição a material biológico e perfurocortante, tipo de ocorrência de maior risco na assistência hospitalar. A atividade aconteceu com a orientação da enfermeira Ana Paula Lavigne, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade hospitalar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *