Rodrigo Cardoso, Tiago Pascoal e Adélia Pinheiro no "Seminário Pensando o Futuro de Ilhéus"
Tempo de leitura: 2 minutos

“Saí confiante de que foi um primeiro passo muito importante no processo político da cidade, que contribuirá com ideias a serviço da melhoria das condições de vida de nosso povo”.

Rodrigo Cardoso 

No último sábado (29), o Centro de Convenções abrigou cidadãos e cidadãs que acreditam que é possível construir um futuro melhor para Ilhéus. Foi o Seminário “Pensando o Futuro de Ilhéus”, realizado pela Federação Brasil da Esperança (Fe-Brasil), que reúne os partidos PT, PCdoB e PV.

Animados pela vitória eleitoral do presidente Lula e com os 100 dias de realizações no rumo da reconstrução do país, com desenvolvimento, geração de emprego e renda e melhores condições de vida para o povo, bem como com a continuidade do projeto democrático e popular na Bahia, agora liderado pelo professor Jerônimo Rodrigues, foi feito um balanço das dificuldades e das perspectivas de avanços.

Com palavras do professor Edinei Mendonça, representando os partidos da Federação; dos vereadores Cláudio Magalhães do PCdoB, Enilda e Augustão do PT; dos deputados Fabrício Falcão (PCdoB), Rosemberg e Josias, ambos do PT; e dos dirigentes estaduais Valdenor Cardoso (PV) e Wenceslau Jr. (PCdoB), se reforçou a importância da frente ampla – que já dá certo no Brasil e na Bahia – se estabelecer em Ilhéus.

O vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), compartilhando a experiência adquirida com os erros e acertos da atual gestão, trouxe importantes contribuições ao debate, dentre outras coisas, lembrando que o futuro de Ilhéus deverá ser pensado para todos, mas sobretudo com um olhar especial para os 70 mil residentes nos morros da cidade.

A Professora Adélia Pinheiro, secretária estadual da Educação, brindou os presentes com uma bela intervenção, lembrando o quanto a educação é estratégica para mudar a vida das pessoas, trazendo exemplos presentes, como o do amigo nascido em Banco Central, jovem doutor, professor da UFSB, Gabriel Nascimento, que teve na Uesc o impulso fundamental para a realização de seus inúmeros potenciais. Voluntariamente ou não, Adélia estimulou expectativas ao informar que o governador disse de sua importância para Ilhéus, com a experiência acumulada em três secretarias de Estado e na Reitoria da Uesc.

O ponto alto veio com a palestra do Professor Alessandro Fernandes, Reitor da UESC. Ao fazer destaque de que sua participação ali não era institucional, mas como cidadão, demonstrou conhecimento sobre a história de Ilhéus e do sul da Bahia, nossas dificuldades estruturais e potencialidades econômicas e sociais.

Optou por expor desafios nos eixos da educação, saúde e turismo, como essenciais e prioritários à construção de um projeto de desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental, condizente com os nossos dias e os anseios do povo. Como palestrante principal, demonstrou ser um grande quadro político à altura do desafio apresentado e de muitos outros.

O debate com diversas participações de representantes da sociedade civil e lideranças das mais diversas áreas dos movimentos sociais, abordando questões como a mobilidade e o transporte públicos, a valorização de nossa diversidade cultural, o esporte, a necessidade de investimentos em infraestrutura nos bairros, dentre outros, deixou a certeza de que é possível envolver muita gente boa na construção de um projeto de desenvolvimento sustentável, democrático e popular para o futuro de Ilhéus.

Saí confiante de que foi um primeiro passo muito importante no processo político da cidade, que contribuirá com ideias a serviço da melhoria das condições de vida de nosso povo.

Rodrigo Cardoso é dirigente estadual do PCdoB.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *