Maria Luiza e Margarete representam a Bahia na Expo Nacional Milset
Tempo de leitura: 2 minutos

Alunas do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, de Ilhéus, conquistaram o segundo lugar da categoria Ciências Agrárias da Expo Nacional Milset Brasil 2023, realizada de 5 a 9 de junho no Hotel Oasis Atlântico, em Fortaleza (CE). O projeto das estudantes Maria Luiza de Souza, Marília de Jesus Thomaz e Raissa Oliveira Santos, que fazem o curso técnico em Química, consiste na produção de adubo orgânico a partir de cascas de ovo e de cacau.

Elas desenvolveram o trabalho sob a orientação das professoras Margarete de Araújo e Jaciara Paiva. Além da produção do adubo, o projeto também monitora a qualidade da terra beneficiada num plantio experimental de salsinha. A ideia é criar um material de fácil produção, já que seus ingredientes são encontrados com facilidade no sul da Bahia.

Maria Luiza e Margarete de Araújo representaram a equipe ilheense na Exposição. “Estou muito feliz por ter participado e ganhado o prêmio. Eu conheci projetos com ideias incríveis de colegas de diversos estados brasileiros e de outros países, que podem ajudar muitas pessoas e o meio ambiente. Além disso, fiz muitas amizades que serão importantes para a minha vida”, disse a estudante.

Já a professora ressaltou a importância da iniciação científica para os estudantes. “Nesses eventos, eles têm a oportunidade de compartilhar suas produções com estudantes de diversas realidades. Com isso, desenvolvem habilidades que promovem transformações em suas vidas. A partir da iniciação científica, eles se tornam cidadãos atuantes na sociedade”, acrescentou.

Projeto vai à etapa internacional da Exposição

GRUPO REPRESENTARÁ A BAHIA NO MÉXICO

O projeto, além de receber medalha e certificado de participação no evento, foi credenciado para participar da Expo Science International (ESI) 2023, de 21 a 27 de outubro, em Mazatlan, no México. Com a mesma pesquisa, as estudantes também já conquistaram o primeiro lugar na categoria incompleta da área de Ciências Biológicas, na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), em 2022, e foram semifinalistas na categoria Ciências Agrárias na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em janeiro deste ano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *