'Arraiá' do Ita Pedro atrai milhares de pessoas por noite em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

 

A valorização do Itapedro e das demais ações que estamos presenciando requer do poder público ainda mais esforços para alterar o ambiente de negócios.

 

Rosivaldo Pinheiro

A cidade de Itabuna é conhecida e reconhecida como a cidade do comércio e do serviço. Aqui também nós temos um polo de educação e de saúde e precisamos avançar na missão de deslanchar o turismo no município. Além de negócios, temos vários elementos históricos, culturais e naturais que podemos trabalhar de forma integrada para que possamos gerar uma cidade de novas possibilidades.

Tivemos agora o Itapedro, um evento que significa estabelecer para a cidade uma marca reconhecida e um produto forte no calendário nacional. Alguns, que ainda não têm compreensão plena dessa conquista, questionam, mas já podemos comemorar os resultados desta edição do Itapedro, que não só movimenta a cadeia do Turismo, mas também é uma festa inclusiva, que atinge uma série de outros segmentos que se integram e impactam nos mais variados setores econômicos. Por exemplo, por trás de um show existe uma vasta contribuição de profissionais, que vão desde a montagem das estruturas e sonorização a recursos pirotécnicos para que possam dar brilho aos dançarinos e ao artista principal.

É preciso que tenhamos uma maior compreensão do significado do Itapedro para Itabuna. É claro que temos que ampliar as discussões e melhorá-lo cada dia mais. Para isso, é preciso um olhar integrado, envolvendo poder público, sociedade civil e setor privado. Nosso evento já nos permite, na sua segunda edição, vislumbrar fazer parte do calendário nacional, porque esse ano, no calendário do Nordeste, ele já entrou.

Não à toa, a Rede Bahia, afiliada da Rede Globo de Televisão, transmitiu nossa festa ao vivo, bem como diversos outros veículos da Bahia e do Brasil fizeram uma megacobertura, destacando a importância do evento. O fato é que o Itapedro já é um caso de sucesso. Por tudo isso, é importante fazer esse destaque porque quase sempre elogiamos eventos de outros municípios, bem como há sempre quem diminua nossa importância, atribuindo a outras cidades e regiões melhor qualidade em tudo.

Precisamos nos apropriar desses momentos e feitos, perceber as nossas mudanças e elevar os nossos olhares e a autoestima. Se a cidade hoje contabiliza uma redução populacional – o que não deve ser na plenitude do censo realizado pelo IBGE, pois ainda falta o instituto entregar para nós as informações estratificadas dos números levantados, para, então, o município poder fazer as devidas apurações -, a valorização do Itapedro e das demais ações que estamos presenciando requer do poder público ainda mais esforços para alterar o ambiente de negócios. E o setor privado, apropriando-se dessa mudança, cumprir o seu papel na ampliação dos seus investimentos. Essa engenharia permitirá com que a cidade atraia novas oportunidades para a ampliação do seu PIB, gerando crescimento com desenvolvimento.

Rosivaldo Pinheiro é economista, comunicador, especialista em Planejamento de Cidades e secretário de Governo de Itabuna.

3 respostas

  1. Sucesso sim, para o bolso do organizador principal o Sr. “Clodoaldo Rebouças”. Não sou contra ou Itapedro, muito pelo contrario, sou totalmente a favor desde que seja feita uma festa realmente popular.
    Gostaria que fosse falado e averiguado sobre as denuncias feitas pelos artistas sobre a verba destinada para a cultura local pq usar o evento para ganhar dinheiro com bandas, estrutura e bar não é justo.

  2. Realmente sucesso para comprar o povo com festas antes das eleições de 2024. De fato foi um case de sucesso. Entretanto, a população não vive de festas e vemos a saúde, educação e infraestrutura na cidade péssima. O autor do artigo me parece ter lado, bastante óbvio. Não comenta os casos reais problemas da nossa cidade que são mais importantes no momento a se resolver e logo depois fazer festas. A cidade está um lixo.

  3. Entendo o viés do artigo e queria ter essa visão otimista tambem. Mas quando a gente anda pela cidade, a sensação que tem é que Itabuna parou no tempo em alguns aspectos e está regredindo em outros.
    Quem tive dúvida, apenas procura cidades com iniciativas reais para dinamizar o comércio, turismo e a cidade como um todo. Se alguém quiser sugestão por onde começar, pode dar uma olhada nos projetos vencedores do prêmio cidade empreendedora, do Sebrae, vai ter anos de relatórios com projetos e seus resultados que realmente fizeram diferença nas cidades em que foram aplicados. Basta boa vontade do poder público, em abandonar essas ações que só visam reeleição e costumam se resumir em festa e asfalto de qualidade duvidosa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *