Indígenas bloqueiam a BA-001 em Ilhéus || Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Indígenas tupinambás bloquearam a BA-001 na altura do Opaba Praia Hotel, em Ilhéus, nesta segunda-feira (10). Eles cobram a recuperação de estradas vicinais. A manifestação travou o trânsito na zona sul da cidade. Durante o ato, lideranças do povo indígena foram recebidas pelo secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Hermano Fahning, na sede da Prefeitura, e chegaram a acordo que pôs fim ao protesto.

Ouvido pelo PIMENTA, Hermano afirmou que, amanhã (11), a Secretaria enviará patrulha mecânica para recuperar a estrada da região de Sapucaeira. Na próxima semana, segundo o secretário, o mesmo trabalho será feito em Acuípe do Meio. Conforme o gestor, essas eram as demandas imediatas dos tupinambás.

O secretário explicou que, desde o final de dezembro de 2022, quando assumiu a Pasta, elaborou cronograma de reparo das estradas vicinais, que foram muito prejudicadas pelas chuvas daquele mês. Além disso, continuou Hermano Fahning, a Prefeitura de Ilhéus mantém contato com lideranças comunitárias para ouvir suas reivindicações e informar o andamento dos trabalhos.

Hermano: impossível recuperar todas as estradas ao mesmo tempo

“É impossível chegar em todas as localidades ao mesmo tempo, sendo que o município só tem três patrulhas mecânicas. A gente roteirizou os distritos e colocou duas patrulhas em cada roteiro”, acrescentou.

Com a manifestação, ainda segundo o gestor, os indígenas conseguiram fazer com que suas comunidades sejam atendidas antes do previsto no cronograma da Secretaria. “[Com as comunidades] que a gente consegue conversar, a gente consegue visitar a comunidade, planejar, monitorar as fazendas onde tem cascalho, mas com o pessoal indígena é mais difícil o diálogo. Eles não são muito de diálogo, são muito de ação”, constatou Hermano.

Uma resposta

  1. Incrível,
    como é possível que toda a região sul de Ilhéus, região que concentra o maior fluxo de turistas da cidade de Ilhéus, apesar de na cidade possuir diversas associações de classe tipo a dos Cabaneiros a ATIL e etc., e, ainda, um bairro como o de Olivença, precisem se curvar e incentivar manifestações indígenas para poderem conquistar o direito a terem ônibus que circulem normalmente e lhes prestem os serviços que a população merece e que lá na hora da concessão desses serviços é prometido; pois que por seção publica. A zona sul de Ilhéus, hoje a mais povoada da cidade, ali maior parte do Trade turístico se encontra, mendiga por transporte, mendiga para que se possam seus funcionarem irem e virem para seus trabalhos, e não só isso, que as empresas se entendam, pois que se não bastasse a falta de horários intercalados as empresas não se entendem e depois de duas horas, estafantes, na espera num ponto qualquer, quando eles aparecem veem dois ônibus no mesmo horário. Porque precisa uma cidade de fazer protestos por serviços que concessão publica?,… A verdade é só uma!,… O PREFEITO ATUAL, FILHO DA CIDADE DE ILHÉUS, é na verdade um cidadão que lá jamais mereceu governar nem em momento algum agiu como um filho da cidade.
    Reflexo, no fundo, da turma que o acompanha e daqueles a quem ele resolveu se juntar. Enganadores de jumentos, pois que quem nele votou são mesmo nada mais que récuas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *