Jerônimo fala com expositores do Chocolat Festival, em Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Passava das 21h40min desta quinta-feira (20) quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) interrompeu a visita aos estandes do Chocolat Festival, em Ilhéus, para falar com a imprensa. Perto dele, um assessor se agachava para aliviar o cansaço nas pernas. A comitiva estava há mais de duas horas numa maratona de fotos com expositores e visitantes do evento.

Há menos de sete meses no Governo, Jerônimo imprime seu ritmo de trabalho, mas tem que lidar com as dores e alegrias de quem assume a liderança de um projeto com 16 anos de história. Uma das pedras nesse caminho tem o peso das 6.659 mortes violentas intencionais registradas na Bahia em 2022, segundo o Anuário da Segurança Pública, divulgado ontem (20). O número manteve o estado no topo do ranking da violência no País, mesma posição de 2021 (veja mais dados aqui).

Questionado pelo PIMENTA, Jerônimo comentou o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Sem citar o nome de Bolsonaro, ponderou que 2022 tem a marca do ex-presidente. “Estamos avaliando dados da era de um Governo Federal que estimulava a violência, que estimulava a desunião. Era um presidente que pegava uma criança no colo e, ao invés de fazer um coraçãozinho, fazia gestos de armas. Um país desse não era pra dar certo, mas nós voltamos com a esperança. Vamos trabalhar”.

“NÃO QUEREMOS BOTAR CULPA EM NINGUÉM”

O governador disse contar com o apoio do Governo Federal para melhorar a segurança na Bahia. Lembrou que o controle das fronteiras e da circulação de armas ajuda a reduzir a violência urbana. Também mencionou a colaboração das prefeituras, com as guardas municipais. “Não se faz segurança pública de um estado sozinho”, acrescentou, antes de ressaltar o papel do Governo Estadual na segurança pública. “Sabemos da nossa responsabilidade”.

Segundo ele, a Bahia vai aumentar o investimento em segurança, com mais concursos, valorização das forças policiais e compra de equipamentos. “Não queremos botar a culpa em ninguém. Temos a responsabilidade de assumir aquilo que é nosso”, reforçou. Assista.

PAS

Hoje (21), em Brasília, o governador Jerônimo Rodrigues participa do lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS). Depois, se reúne com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acompanhado do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner; do comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Coutinho; e da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *