Aterro da CVR Costa do Cacau na Ilhéus-Itabuna atende sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna chega aos 113 anos com a marca do pioneirismo na destinação correta de resíduos sólidos e avança na coleta seletiva na cidade. As ações começaram a ser implementadas em 2021 e fez com que o município se adequasse ao Plano Nacional de Saneamento. Desde 2021 os resíduos são depositados no aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, localizada às margens da rodovia Itabuna-Ilhéus (BR-415), numa área licenciada pelo Inema e Ibama.

Por meio de parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a CVR Costa do Cacau, o município avança na coleta seletiva com implantação da Central de Triagem no bairro Lomanto, que faz parte do projeto Recicla Itabuna. Gerenciada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (Aacrri), a unidade reúne 50 catadores e coleta cerca de 100 toneladas/mês de produtos recicláveis, gerando uma média mensal de 1.200,00 reais para cada trabalhador.

Para incentivar a coleta entre a população, foram instalados dez ecopontos no centro e nos bairros da cidade. “A empresa se orgulha de estar integrada à cidade e em contribuir para um sistema de coleta de resíduos que não agride o meio ambiente, evita a proliferação de doenças que podem afetar a população e apoia os programas de reciclagem, que beneficiam os catadores e garantem uma vida digna para suas famílias”, afirma o gerente comercial da CVR Costa do Cacau, Maurício Ramos Sena.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *