Projeto Vunje, da ONG Gongombira, será lançado nesta sexta (4)
Tempo de leitura: 2 minutos

Referência de ativismo sociocultural há 19 anos, a ONG Gongombira lança o Projeto Vunje – Criança Fazendo Arte, hoje (4), às 19h, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, situado na Avenida Brasil, 485, no Alto da Conquista, em Ilhéus. “Vunje é uma palavra de origem banto, que significa criança”, explica Marinho Rodrigues, presidente da instituição, em conversa com o PIMENTA.

O projeto é voltado para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, que serão iniciados em diversas artes. “Nós vamos trabalhar com várias linguagens artísticas, como dança, literatura, capoeira, percussão afro e artes plásticas. Também vamos ter o momento do cineclube, com os pais e a comunidade em geral”, acrescenta Marinho, que também é músico e fundador da banda Gongombira.

Marinho Rodrigues: Projeto complementa a educação formal || Foto Reprodução

As 40 vagas do projeto, que é totalmente gratuito, foram preenchidas num piscar de olhos. Durante um ano, os alunos terão aulas aos sábados, das 8h às 17h, no Memorial Unzó Tombenci Neto, um dos equipamentos culturais do terreiro de candomblé mais antigo de Ilhéus. Além das oficinas, o Vunje assegura alimentação saudável aos participantes, com três refeições ao longo do dia.

COMPLEMENTO À EDUCAÇÃO FORMAL

Marinho Rodrigues fala sobre o propósito da iniciativa. “O objetivo do Projeto é dar uma ocupação para as essas crianças, num dia em que elas não têm aula na escola. Vai ser um complemento da educação formal. Através das artes, a gente também educa e consegue formar cidadãos e cidadãs mais responsáveis e conscientes”.

O Projeto Vunje não tem financiamento público. Por enquanto, é bancado pela rede de colaboradores da ONG. Hoje, além dos pais e responsáveis pelos alunos, o trabalho será apresentado a possíveis apoiadores. “Quem quiser aparecer será bem-vindo”, conclui Marinho. Para acompanhar as ações da Gongombira, siga o perfil da instituição no Instagram (@gongombira.ong).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *