Assembleia: categoria cobra juros dos precatórios do Fundef || Foto APLB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores das escolas estaduais baianas aprovaram, nesta quarta-feira (16), a paralisação de suas atividades até a próxima terça-feira (20), quando a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) deve votar o PL dos Precatórios. A categoria reivindica que o pagamento da segunda parcela inclua correção de juros. Até então, a demanda tem sido rechaçada pelo Governo do Estado.

Os trabalhadores tomaram a decisão em assembleia na sede do Legislativo, em Salvador, e em reuniões no interior do estado. Também decidiram fazer uma caminhada, nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, para chamar a atenção da sociedade ao movimento da categoria. Eles pretendem sair da Praça Irmã Dulce, na Cidade Baixa, e seguir até a Igreja do Senhor do Bonfim. Antes, nesta quinta-feira (17), às 10h, farão uma blitz na Alba, com objetivo de sensibilizar os deputados estaduais. A mobilização será retomada na segunda-feira, às 9h, com uma passeata no Campo Grande.

PL DOS PRECATÓRIOS

O novo PL dos Precatórios do Fundef, enviado esta semana à Alba, prevê a extensão de parte do pagamento de 2023 a todos os profissionais do Magistério da Educação Básica. A parcela de R$ 1,36 bilhão é referente aos precatórios pagos ao Estado pela União, como forma de complemento às verbas do Fundef não repassadas ao longo de 18 anos, de 1998 a 2006.

“A previsão é beneficiar 87.289 pessoas, incluindo profissionais que já se desligaram do Estado e também herdeiros de servidores falecidos. Vale ressaltar ainda que, dentro deste total, os mais de 51 mil servidores que estavam em exercício na época dos repasses incompletos e permanecem no Estado – seja como ativos ou inativos – deverão, com a aprovação do projeto, receber os dois abonos”, diz trecho de nota divulgada pelo Governo da Bahia. O texto não menciona os juros reivindicados pelos trabalhadores.

11 respostas

  1. O governo está querendo enganar aos professores dando um pequeno abono como forma de fazer um pequeno reparo. O que ele deveria fazer era pagar o juros e mora, como todos os governadores do nordeste fizeram.

  2. Parabenizo ao sr governador, pela gentileza em beneficiar a todos os profissionais da educação básica, até mesmo os qq nn têm direito. A pergunta é: de onte vai tirar o dinheiro, para calar a boca dos qq nn têm direito? A benevolência do gentil governador, se estenderá tbm a nós qq nn temos direito ao FUNDEB? Ninguém está medingando abono algum e sim os juros e mora, qq temos direito , por lei. Governador faça a coisa certa para evitar uma improbidafe administrativa futura.

  3. Que vergonha! Que falta de humanidade, gratidão e respeito com os professores idosos e aposentados da Bahia! Eles estão tendo que brigar para receber seus precatórios com juros e mora. O único Estado do Norte e Nordeste que não quer pagar o valor da indenização certa aos professores. E só os deputados da bancada do governo que podem mudar essa situação , pois a oposição é favorável ao pagamento com juros e moras.

  4. GOVERNADOR, FORAM ANOS ESPERANDO. QUEREMOS NOSSO DINHEIRO COM OS JUROS DE MORA. ONDE FORAM PARAR ESSES JUROS? QUWRO SABER. SUA FATIA PODE TIRAR. MAS O NOSSO TWM QUE SER TODO.

  5. A segunda parcela é exclusiva para quem trabalhou no período especificado na lei e o Gov. Jerô está tirando de onde não deve para dar abono a profissionais de fora da época. É enquanto isso, passa o calote em nós dos devidos juros e correção monetária.

  6. Vergonhoso essa atitude do governo e do partido que tiveram apoio da categoria. Governador pague nossos precatórios com os juros e moras. Nenhum direito a menos.

  7. Muito triste e vergonhoso o posicionamento desse governo. Será que ele nao sabe que Cristo nos exorta a ” dar César o que é de César” ? Será que ele não sabe que todas as nossas ações e atitudes, um dia, prestaremos contas ao Criador? “Ai de ti Corazim!” “Ai de ti, Betsaida!”. Pobres homens que cometem injustiças, prejudicando o seu semelhante!
    Que o Senhor sensibilize o coração desse “colega” que desprestigia tanto a classe!
    Rezemos para que Deus toque o seu coração!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *