AACRRII e Coolimpa dividem estande no evento
Tempo de leitura: 2 minutos

Agentes ambientais de Ilhéus e Itabuna representaram as duas cidades no Dia Nacional do Campo Limpo, promovido pela Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba), em sua sede, no Salobrinho, neste final de semana. O estande da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) e da Coolimpa foi o mais concorrido do evento.

Os cooperados distribuíram materiais informativos e orientações aos participantes do evento, demonstrando a importância da coleta seletiva na conservação ambiental. “Através da educação ambiental, conscientizamos a população sobre a importância da coleta seletiva e, a cada dia, ampliamos a coleta, gerando mais renda para os trabalhadores”, comemora a vice-presidente da Associação itabunense, Daniela Santos. Com 50 membros, a entidade faz parte do projeto Recicla Itabuna e atingiu a média de 130 toneladas de recicláveis coletados por mês. O material é processado na Central de Triagem e vendido a empresas do segmento.

Já a presidente da Coolimpa, Deizemeire Souza, falou sobre o impacto positivo da formação da Cooperativa para a vida dos trabalhadores.  “Saímos do lixão para uma cooperativa e trabalhamos com a coleta seletiva, com uma vida digna, que garante o sustento das nossas famílias”. Com trinta associados, a Coolimpa coleta 42 toneladas de recicláveis por mês.

ALCANCE REGIONAL 

O presidente da Arisba, Ronaldo Abude, afirma que o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo é promovido em 171 escolas de onze municípios sul-baianos. “A educação das crianças é fundamental no processo de conscientização sobre o descarte correto de embalagens de agrotóxicos, e os professores também atuam como agentes multiplicadores nas comunidades”, acrescenta.

Além de apoiar a participação das cooperativas no evento, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, a CVR Costa do Cacau também doou mudas de goiaba, jambo, graviola, jaca e limão cultivadas no viveiro da área de conservação da empresa, localizada às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). As plantas foram entregues aos visitantes.

O Dia Nacional do Campo Limpo teve a participação de produtores rurais e estudantes de colégios do sul da Bahia e de representantes das empresas apoiadoras, como Barry Callebaut, Fundação Cargill, Mars Cacau, Ofi Joanes, O Boticário/Boti Recicla, CVR Costa do Cacau.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *