População de condomínio ilheense está sem ônibus desde o final de abril || Foto Boca News
Tempo de leitura: 2 minutos

De segunda a sábado, Isac Gomes, 42, acorda cedo e se organiza para ir trabalhar. Morador do Residencial Vilela, ele atravessa a cidade para chegar antes das 6h na portaria de uma instituição de ensino da zona sul. De ônibus, o trajeto dura de quarenta a cinquenta minutos. O problema é que não tem mais ônibus. Desde abril de 2023, depois que uma chuva intensa danificou a ladeira, os veículos das empresas Viametro e São Miguel deixaram de subir até o condomínio, onde vivem mais de 600 famílias.

Quando tinha transporte público no Residencial Vilela, Isac podia se dar ao luxo de acordar às 4h30min. Nos últimos meses, passou a se levantar às 4h, com a ajuda de um despertador. A falta do serviço na comunidade o obriga a descer a ladeira a pé, ainda sem a proteção do sol. Nunca foi roubado, mas já soube de três assaltos no percurso. Assim como ele, muitos trabalhadores perderam minutos sagrados em casa, pois têm que caminhar até a parte baixa do Teotônio Vilela para pegar o ônibus.

Isac estima que o Residencial Vilela tem de 1.500 a 2 mil moradores. “É muita gente. Sem falar que o condomínio tem deficiente físico, deficiente visual, gestante”, conta o porteiro, em entrevista ao PIMENTA, por telefone.

Isac: “só os ônibus da Viametro e São Miguel não sobem”

Nesta semana, o trabalhador fez um vídeo (veja ao final do texto) que mostra a ladeira. O único trecho onde a equipe da Prefeitura de Ilhéus ainda trabalha não impede que os ônibus voltem a subir até o alto do Residencial, argumenta. “Tá subindo carro, caminhão do lixo, tá subindo ônibus do Transamérica. Só os ônibus das empresas Viametro e São Miguel que não querem subir”.

OUTRO LADO

Prefeitura já recuperou quase toda a ladeira || Foto Isac Gomes

Associação das Empresas de Transporte de Ilhéus (Atranspi) representa a Viametro e a São Miguel. Ouvida pela reportagem, a entidade alegou que a suspensão do serviço foi informada à comunidade, em uma reunião, e que a retomada depende de autorização da Prefeitura de Ilhéus.

No município, a fiscalização das concessionárias é responsabilidade da Superintendência de Trânsito, Transporte e Mobilidade. O PIMENTA tentou obter esclarecimento do diretor interino da Autarquia, Hermano Fahning, mas as mensagens e chamadas telefônicas não foram respondidas até o fechamento desta matéria.

A reportagem também contatou a Superintendência de Comunicação do município. Conforme o órgão, o pedido de informações foi encaminhado ao diretor interino da Sutram.

Confira, abaixo, o vídeo que mostra a ladeira.

6 respostas

  1. Está um caos todo sistema de transporte sou morador do bairro São Miguel e desde o fim da pandemia a viametro não retornou.
    Já a sao Miguel So tem 1 ônibus que encerra as 18 e 30 e aos domingos e feriados não tem.
    Alguns sábado o ônibus nem faz a última viagem eu trabalho na zona sul e dependo de 2 ônibus mais não Tá tendo condições por falta do mesmo em horários normais
    Transporte público é direito de todos independente do fluxo.

  2. Isso é uma vergonha pra cidade mais amada do Brasil com um rebanho de ônibus velho, talvez seja isto. Não só o residencial porque não aguenta, a passagem almentou e até hoje nada dos ônibus novos e sempre a população sofrendo com tudo isto, fico indignado em pessoas que defende os candidatos deles e não olha os descasos que acontece na nossa frente

  3. Todos os dias quebram ônibus, na subida da princesa Isabel os ônibus estão parando no meio da ladeira. Ônibus pegou fogo aqui na zona sul semana passada, para salobrinho quebra quase todos os dias . Estudantes da uesc que se virem para chegar. Moradoras do bairro que se virem para trabalhar. Valo da passagem CARÍSSIMA e serviço péssimo.

  4. Eu tb bm sou moradora do residencial vilela ,e tbm ja estou cansada de pedir ajuda pra os blogs sobre a tal ladeira,tbm trabalho na zona sul,pego as 14hrs,mas tenho que ir pra o ponto 12hrs,e na volta e pior ainda saiu 10;20,porem so chego no residencial 00:15,correndo risco tbm,pra vcs que n moram aqui e facil falar e so passar asfalto que onibus sobe,caminhâo do lixo sobe,caminhao de entregas sobe,ate o onibus do cana brava sobe,so viametro e sao miguel que n querem subir..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *