Marão (de amarelo) durante encontro com lideranças do PCdoB, no sábado (23)
Tempo de leitura: 2 minutos

A chegada do Partido Comunista do Brasil na gestão do prefeito Mário Alexandre (PSD) faz parte de um movimento estadual de olho nas eleições de 2024, afirma o presidente da sigla em Ilhéus, Josenaldo Cerqueira. A adesão foi anunciada no último sábado (23), após encontro político com a presença de Marão, do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) e de lideranças do PCdoB, a exemplo do próprio Josenaldo e do vereador Cláudio Magalhães.

“O PCdoB vem discutindo participação no Governo Marão há muito tempo”, disse Josenaldo ao PIMENTA, ao ser questionado sobre o momento da aliança, a pouco mais de um ano do fim do segundo mandato do prefeito. “Agora, o partido definiu, através do vereador Cláudio Magalhães, junto com o Diretório Municipal, que seria o momento [certo], porque vai discutir, lá na frente, quem vai ser o candidato a prefeito do grupo que faz parte do Governo do Estado”, disse Josenaldo.

Ele acrescentou que esse é um posicionamento dos comunistas em toda a Bahia, de alinhamento com as bases de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, ambos do PT. “Isso está definido, é uma posição do PCdoB estadual, que aqui a gente está respeitando, como é em Itabuna, com [o prefeito] Augusto Castro”.

Josenaldo vê Partido melhor posicionado para debate eleitoral

Ainda explicando o timing, Josenaldo reforçou que o movimento melhora a posição do PCdoB no debate da base de Jerônimo sobre o processo eleitoral de Ilhéus, que, segundo ele, tende a ser dirigido por Marão em diálogo com as demais forças do grupo.

CARGOS

O PCdoB indicou quatro nomes para o Governo Municipal, todos já nomeados. Marivaldo Santos Pereira é o novo assessor de Gabinete da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Sosígenes do Amaral e Silva Junior assume a chefia do setor de Projetos e Convênios da Secretaria de Saúde. Vice-presidente do Partido em Ilhéus, Cris Calabraro foi nomeada coordenadora de Desenvolvimento Social. Militante histórico do PCdoB ilheense, Eduardo César Correia foi incumbido da administração da Casa de Cultura Jorge Amado.

Conforme Josenaldo, os quatro membros do Partido vão desempenhar funções para as quais estão preparados. “[Isso] eu garanto”.

FORA DA FOTO

A pedido do PIMENTA, o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, das figuras mais proeminentes do PCdoB na cidade, esclareceu que sua ausência na foto do anúncio do embarque no Governo não tem nenhum significado especial. “Só conflito de agenda. Já tinha um compromisso em Itabuna no horário”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *