Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

.
.

Toda vez que é questionado sobre o segundo turno da sucessão estadual, na hipótese de ficar de fora da disputa pelo Palácio de Ondina, o ministro Geddel Vieira Lima sai pela tangente.

O ministro Geddel (Integração Nacional) tem um prazo limite para tergiversar diante da sua posição em relação ao processo sucessório, mas especificamente no tocante ao segundo round.

Esse prazo encerra na conversa que deverá ter com o presidente Lula assim que se desincompatibilizar do ministério para disputar o cobiçado cargo de governador da Bahia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com sua popularidade lá nas nuvens, vai cobrar uma posição de Geddel diante de um eventual segundo turno com o petista Wagner e o democrata Paulo Souto.

Lula, que não criou nenhum obstáculo para a construção de dois palanques para a presidenciável Dilma Rousseff, vai exigir do ministro uma contrapartida, que é o apoio ao governador Jaques Wagner.

O ministro Geddel, com a desincompatibilização – condição sem a qual não poderá ser candidato –, se quiser indicar o seu substituto no ministério da Integração Nacional, terá que apoiar Wagner na segunda etapa.

Não tem cabimento Geddel indicar o seu sucessor e, depois, junto com ele, apoiar o candidato do DEM, partido que o presidente Lula escolheu como seu principal adversário na eleição de 2010.

O presidente Lula, que não é nenhum “menino” e, nem tão pouco, um “Zé Mané”, não vai aceitar um Geddel escorregadio, titubeante, saindo pela tangente. Um Geddel, digamos, atucanado, em cima do muro.

E o segundo turno, como fica, deve perguntar o presidente Lula a um Geddel que não poderá ser evasivo diante daquele que foi o responsável direto por sua ascensão política.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia

18 respostas

  1. SUA TENDÊNCIA É TRISTE. DESCULPE-ME, MAS TENHO QUE DISCORDAR. VEJA O VERDADEIRO PROGNÓSTICO: 1º GEDDEL ALÉM DE EMPLACAR SEU SUBSTITUTO NO MINISTÉRIO VAI CONSEGUI O SEGUNDO PALANQUE,PORQUE O PT NACIONAL NÃO TEM ESCOLHA; 2º LULA CERTAMENTE NÃO SERÁ PREMATURO PARA PEDIR UMA DEFINIÇÃO DE GEDDEL E TAMBÉM NÃO É PORTAVOZ DE WAGNER; 3ºGEDDEL NÃO APOIARÁ WAGNER EM NENHUMA HIPÓTESE, PORQUE ESTARIA SE CONTRADIZENDO, O MÁXIMO QUE PODERÁ FAZER É FICAR NEUTRO NUM EVENTUAL SEGUNDO TURNO SEM SUA PRESENÇA. O QUE MUITAS PESSOAS NÃO CONSEGUEM VER É QUE GEDDEL NÃO TEM INTERESSE DE APOIAR NINGUÉM, SENÃO TERIA FICADO COM O GOVERNADOR WAGNER. ELE TEM UM PROJETO DE PODER DE LONGO PRAZO JÁ DECLARADO,QUE NÃO SE LIMITA A ESSA ELEIÇÃO.

  2. marcos!!!!!!!!!!
    você leu a veja????
    a materia politica do requeijão???????
    leia é otima pra vc que é militante
    o governo ta dando um pão com requeijão para quem for assistir lula falar bem de dilma!!!
    infelizmente nos ultimos eventos a media de publico tem sido parecida com a do filme “lula o filho do brasil”!
    inclusive eu fui ao cinema quarta feira(dia que estudante paga metade)e ouvi o seguinte na fila “olha o filme do lula!!!to fora pago inteira pra não ver!!!!
    algo pode ser ruim,mais se consegue fazer estudante pagar dobrado pra não ver é pq deve ser pessimo!!!!!!

  3. Até parece que Lula está preocupado com Wagner….

    Só pensa na eleição presidencial. Se Geddel disse, por exemplo, que num segundo turno fica com Souto e Dilma, pra Lula tá tudo bem..

  4. Ô “meninos”! Quem é o xodó de Lula, senão Wagner?
    Não viram isto desde o início, quando, sempre, Lula coloca Wagner à sua DIREITA?
    Outra: onde é que Lula passa as suas férias, porventura nao é, digamos: “no quintal de Wagner”?
    Não sabes, não ouvistes, que se não fosse a possibilidade d’agente enterrar de vez o carlismo, via Wagner, ele seria o candidato de Lula à presidência?
    Quem, outro, do brasil político, tem maior proximidade e preferência de Lula? Quem???
    O quê!!!! Tú tás me dizendo que é o “gedelzinho”! É brincadeira!
    Reflita, gente!

  5. Zelão diz: – Falta um ingrediente nessa pajelança!

    Tratando-se de uma avaliação preliminar do articulista, tudo leva a crer, que a tal “pajelança” irá ao fogo com os egredientes citados. Porém, gostaria de “colocar” mais um engrediente na panela que vai ao fogo, também no campo das suposições:
    a – Caso o Governador Wagner (PT), não consiga a sua reeleição em primeiro turno, ocasionando a disputa no segundo turno com o candidato Paulo Souto (DEM), a quem o já então ex-Ministro Gedel, apoiará?
    b – Sem poder esquecer que as eleições de 2010, também elegerá o novo presidente da república, na suposição de que em segundo turno, disputem os candidatos José Serra(PSDB) e Dilma Rouseff (PT), tendo Serra saido em vantagem no primeiro turno e as pesquisas indicando a sua vitória. Com quem ficará (se não o todo), porém, expressiva parcela do PMDB, ao qual pertence Gedel?

    Arriscamos então o palpite de que; o já então ex-ministro e candidato derrotado ao governo da Bahia, Gedel Vieira Lima, não terá nenhuma dúvida – seguindo a cartilha de oportunismo do PMDB – em “virar as costas” ao já então “rei morto” presidente Lula, e apoiar a candidatura de Paulo Souto.

  6. É prematura Geddel querer sair candidato ao governo, se ele tem estratégia a longo prazo, deveria perceber que o ideal seria o Senado depois sair ao governo.

    Ele não tem chance, por mais que tenha aberto a porta do ministério para muitas prefeituras, ou é Wagner ou é Paulo Souto nesta eleição, ainda que as pesquisas indiquem Wagner.

    Claro que política se vence com muito mais do que abrir portas, não é apenas a grana, há outras séries de fatores que contribuem para que alguém seja eleito.

  7. Erasmo…. pausa para risos longos…rsrsrs

    Lula DEMITIU Wagner do Ministério do Trabalho.

    Lula não vai colocar a eleição nacional abaixo dessa “amizade” que vc tanto exalta….”amigos amigos… negócios a parte”…

    Lula passa as Férias no mesmo lugar que Médici há 40 anos passava… o local é um dos melhores refúgios para o presidete… só isso…

    Segundo Erasmo, Lula liga pra Wagner e pergunta… vai chover na Bahia nesse fim de semana, mas vou ficar na Base de Aratú só porque vc é meu amigo…Tenha santa paciencia… aí é apelação..

    Agora, se essa amizade é tão intensa assim… ele podia ser aproveitada em prol da Bahia e não pra Pernambuco e Ceará, que crescem mais que a Bahia..

    Podia ter interferido pra a Toyota vir pra Bahia, ou pra o Polo Textil vir, ou Refinaria… NADA… nem o METRÔ, que Lula cortou pela metade (eram 12 km, virou 6)

  8. GEDELLISTAS DE PLANTÃO, VCS ESQUECEM QUE OS PETISTAS SÃO OS ÚNICOS PARTIDARISTAS SOLIDÁRIOS, PODEM HAVER DIVERGENCIAS ENTRE ELES,MAS NA HORA “H” PREVALECE A DECISÃO SOBERANA DO PARTIDO. PORTANTO LULA JAMAIS VAI DEIXAR DE APOIAR O SEU AMIGO DE FÉ E IRMÃO CAMARADA DE LONGAS JORNADAS, PARA APOIAR UM AVENTUREIRO OPORTUNISTA COMO GEDELL.

  9. Desincompatibilização, nesse caso é sinônimo de não cumprimento de acordos. Todos sabem muito bem que, se não fora Geddel (PMDB) o pt de Wagarezza não estaria aonde está! A possibilidade de Geddel e Wagner tornarem a se unir é muito remota e o filho da miséria (Lula), não tá nem ai pra briga de quintal ou de enterrar algo merda nessa Bahia de otários. O que vale de agora por diante, não é quém vai ficar quem, más sim, os interesses maiores, Dilma tem que ser enfiada goela abaixo de qualquer jeito nessas eleições, e, para isso, o Lula não é besta. Quer exemplo? Lula já ajuntou-se com: Sarney, Renan Calheiros, Collor de Mello, Paulo Maluf, Cézar Borges etc,etc). Acorda e deixe de delirar!

  10. Eu só espero que pessoas com pensamentos mediucres e magoas pessoais nao atrapalhe um projeto que ta beneficiando quem realmente mas precisa.É wagne dinovo com a força do povo!!!!

  11. O beneficio nesse caso é cargos e as benesses do poder. Esses caras (Geddel e Wagner), ou seja lá quem for, estão mesmo é olhando o bolso e o prazer do poder. O resto, ah, o resto, somos nozes!!! háháhá

  12. Porque o Lula não escolheo o Wagner como seu sucessor, …?!?!?!

    Alguém se lembra quando os convocados pelas CPIs diziam queriam exercer o direito de ficar calado, …?!?!?!

    Quando algum outro candidato perguntasse ao Wagner o que ele fez pela Bahia, durante os quatro anos de mandato, a resposta dele seria a mesma, mas não por que iria exercer o direito de ficar calado, e sim por que não teria o que dizer, …!!!

    Aí não teria debate, …!!!

    Esperto o Lula, não, …?!?!?!

  13. Só pra lembrar alguns exemplos que provam que Lula não colocará a “amizade” com Wagner acima dos interesse de fazer Dilma presidente:

    1. Lula apoiou Roseana (PMDB) contra Jakson Lago (PDT + VICE do PT) no Maranhão.
    2. Lula não pisou em SSA, ou mesmo deu declaração a favor de Pinheiro (PT) em Salvador.
    3. Lula foi contra a candidatura da Prefeita de Lusiane(PT) de Fortaleza, e apoiou Inácio Arruda (PC do B).
    4. Lula apoiou a eleição de Sarney(PMDB) contra Tião Viana (PT-AC)
    5. Lula não pisou no Rio (onde havia 3 candidatos da Base)

    Enfim…. querem mais exemplos…. agora SÓ NA BAHIA… terra que Lula tanto sacaneia, tirando coisas daqui pra levar pra Pernambuco, é que Lula vai mudar e jogar no lixo o acordo com o PMDB?

    Tenha santa paciencia…

  14. OLHA, ESSE PROJETO DE GOVERNAR A BAHIA E O BRASIL ESTÁ FORA DE PRUMO. IDEOLOGICAMENTE, NÃO VEJO PROJETO ALGUM, PORÉM, NO CAMPO PESSOAL, ESSE SIM, NÃO NOS DEIXA DÚVIDA NENHUMA. UM CONSELHO PARA AQUELES QUE APAIXONA-SE RÁPIDO POR PARTIDOS OU POLÍTICOS, “OS INTERESSES DELES PODEM SER BEM DIFERENTE DOS NOSSOS”, NÓS PENSAMOS NO COLETIVO, ENQUANTO QUE ELES…?! VAMOS OBSERVAR AS PROPOSTAS E AS POSRURAS!

  15. Num intendo muito di pulitica, mais axu qui os pessoal vai dizê qui qué Wagui dinovo. Tou inté dando rizada. hi, hi, hi.

    Os feitu de Waqui só vai ter efeito na ciencia dos bahianu dispois de uns anus. O ômi só lembra de fazer instrutura pro progreço que só vai acontecê e sê visto pelos bahianu dispois qui ele não sê mais guvernadô.

    Olha só uns ixemplu: gás incanado nos carru, nas caza i nas fabrica. A belezura di um clompex di portu, aeroportu e estrada de trem enormi. As transfomasão de itabunas e ileus ni uma tal di zpe qui vai jogá muito dineiro pur aqui e imprego inté pra gente qui tem juizo di piteco. As ferrovias de trem vai se bão, pois liga a tal zpe i o clompex pros restus do país.

    Num tem nada di pulitica eleitorera. Sam tudo coiza de prazo grandi. Os fi dos burrolos dos coroné quii ispizinhava a gente umildi dessas bamdas vai inté infiá os dedo nos fio…

    Anti de Wagui, xegava um camdidatu e dizia qui ia presentiá as pessoa, im ispiciá a juventudi, cum uma bamda di axé. Aí, tudo qui era genti qui uvia, dizia qui ia votá no sugeitu. E aí a bahia num tinha geitu, num ia pra lugá ninhum, nem as sidadi da regiam da jenti. Nus dia de hoji si fala in falcudadi i coizas dessi tipu, comu as qui tão aí in sima.

    Piteco teve fora uns 32 anus i cuandu vortô incontrô ars coiza du mermo jeitu qui tava pur aqui. Nus dias de oji Piteco é um sugeitu incumpriendidu purquê pareci qui tudo aqui parô nus tempu.

    Só bahianu dismiolado pra querê a vorta do carlismu pur aqui. hi, hi, hi. É u qui ese Jedéu dia qui é in suas fala. O sugeitu pareci qui foi um dicipro de acemê. Aprendeu mais coiza ruim du qui até o netu do véi qui diz qui é deputadu.

    Axu qui os bahianu num sam besta naum.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *