Jerônimo sanciona lei na celebração do Novembro Negro, em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou a lei que proíbe o Governo da Bahia de contratar pessoas condenadas por racismo ou injúria racial. A proibição abrange nomeações diretas ou por meio de concurso. Projeto de autoria da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), a nova lei já está em vigor. O texto segue a Lei Federal nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, a Lei do Racismo, assim como pelo artigo 140, parágrafo 3 do Código Penal (Injúria Racial).

Para Jerônimo, a lei vai contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no Estado. “Todos aqueles que praticam qualquer ato racista, em qualquer lugar, precisam entender que o Estado está alerta a isso. Não vamos deixar que essas pessoas tenham a oportunidade de praticar o racismo institucional em cargos de Governo”, disse o petista, nesta terça-feira (21), em Salvador, durante a celebração do Novembro Negro.

O projeto de lei foi aprovado de forma unânime pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), em agosto deste ano. Fabíola Mansur afirma que, antes da nova legislação, havia uma lacuna jurídica. “Houve um caso no mês de março, e percebemos que não havia no Estatuto do Servidor algo que vedasse a nomeação de pessoas condenadas por racismo e injúria racial”, argumentou a deputada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *