Figura a: chuvas em novembro de 2023; Figura b: variação em novembro de 2023 || Fonte Inema-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O boletim mensal do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema-BA) aponta que, em novembro de 2023, a maior parte do Litoral Sul do estado acumulou 100 milímetros de chuvas (Figura b), equivalente a 100 litros por metro quadrado. A média histórica do mês na região, estabelecida de 1991 a 2020, é de 200 milímetros (Figura a).

Média de chuvas em novembro, de 1991 a 2020 || Fonte Inema-BA

Com isso, o sul do estado registra uma anomalia de precipitação (Figura c) 100 milímetros (50%) abaixo da média de novembro, considerando o período de 1991 a 2020.

Consequência do fenômeno climático El Niño em todo o Nordeste do Brasil, a diminuição dos índices pluviométricos já era prevista, pelo menos, desde o primeiro semestre de 2023, como antecipado em matéria do PIMENTA (relembre).

REDUÇÃO DAS CHUVAS EM QUASE TODO O ESTADO

De acordo com o boletim do Inema, historicamente, os maiores acumulados de chuva ao longo de novembro ocorrem no centro-sul e oeste da Bahia, principalmente no litoral sul e extremo-oeste. No entanto, neste ano, as chuvas volumosas foram registradas em uma faixa estreita do norte baiano e em uma área isolada da Chapada Diamantina.

“Esta condição constata um déficit de chuvas neste mês [novembro] que abrangeu praticamente todo o Estado, com exceção do extremo-norte, onde se verificou uma condição de chuva dentro da categoria normal a acima da média (Figura c)”, conclui o órgão ambiental.

ITABUNA

Ontem (4), a Emasa anunciou que adota medidas para evitar um racionamento de água em Itabuna. A empresa municipal voltou a acionar a Estação de Captação de Castelo Novo, em Ilhéus, e ampliou a operação no Rio Cachoeira, em Ferradas (veja aqui).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *