Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Foi assim que, em tempo recorde, conseguimos produzir vacinas e estancar a crise.

 

Rosivaldo Pinheiro

Mais um ano se encerra e, neste período, as frases e falas sempre trazem fraternidade, alegria e energia positiva. O ideal seria se esse clima permanecesse durante todos os dias do ano. É a máxima: se queremos um mundo melhor, primeiro, precisaremos ser melhores indivíduos.

Esse 2023 foi o ano da volta à vida normal, após as incertezas provocadas pela Covid a partir de 2020. Naquele período, vivemos dias terríveis, um enredo extremamente difícil, de muitas despedidas. Importante fazermos essa lembrança para observarmos que, passado o ponto fulcral do vírus, muita gente parece não ter lembrança do quão sofríveis foram aqueles dias, de incertezas em relação ao futuro da nossa vida em sociedade.

Umas das grandes lições que podemos tirar dessa crise de saúde é o fato de que soluções para um grande problema exigem compartilhamento de conhecimento e concentração de esforços. Foi assim que, em tempo recorde, conseguimos produzir vacinas e estancar a crise.

Essa reflexão nos desafia a melhorar a nossa relação com o meio ambiente, com o combate à fome e outras chagas humanas. Que possamos manter viva a chama da esperança na busca pela superação das mazelas humanas, bem como que a energia do pedido de Natal e Ano Novo possa se estender por todo o ano de 2024. Saúde, amor e paz!

Rosivaldo Pinheiro é comunicador, economista, especialista em Planejamento de Cidades e secretário municipal de Governo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *